Mais de 9.500 voluntários participaram do Dia dos Voluntários 2023, promovido pela Fundação Telefônica Vivo

#ProgramadeVoluntariado#Voluntariado

Imagem mostra dois voluntários em uma biblioteca, cada um está segurando um livro e ambos vestem a camiseta do dia dos voluntários

Anualmente, os colaboradores da Vivo esperam ansiosos pelo Dia dos Voluntários. Se em 2022 o evento se destacou pela retomada das ações presenciais, em 2023 o marco foi a representatividade. “Sem dúvida, o voluntariado é um ato de transformação pessoal e social. De modo que o Dia dos Voluntários simboliza a união de dois compromissos: digitalizar para aproximar e educar para transformar”, reforçou Renato Gasparetto, presidente de Relações Institucionais da Vivo. Este ano, Renato compareceu às atividades realizadas na Escola Estadual Alberto Torres, em São Paulo (SP).

As 59 instituições beneficiadas pelo Dia dos Voluntários 2023 representam frentes estruturantes para a sociedade: educação, assistência social, diversidade e saúde. Além disso, as intervenções foram definidas pelas próprias comunidades, em parceria com o Comitê de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo.

“Isso prova que o Dia dos Voluntários é mais do que apenas um dia dedicado ao voluntariado. Mas, sim, um compromisso com o desenvolvimento da cidadania”, resume Leandro Stumpf, diretor de logística da Vivo e sponsor do projeto realizado na Escola Estadual Alberto Torres, em São Paulo (SP).

No ano anterior, os voluntários da Vivo reformaram o laboratório de ciências da escola de Ensino Médio Integral, que recebe jovens de 14 a 17 anos. Já no Dia dos Voluntários 2023, a prioridade foi a reforma dos banheiros e a revitalização dos espaços de convivência.

Leia também: Mais de 9.500 pessoas participaram do Dia dos Voluntários 2023

A seguir, confira alguns dos momentos mais marcantes do Dia dos Voluntários 2023:

Voluntariado em família

Pela primeira vez em 19 edições, os familiares dos colaboradores também puderam participar do Dia dos Voluntários. Para Everton Dumbrovsky, gerente de Experiência ao Cliente da Vivo, essa foi a chance de trazer o filho, Cauê. O colaborador diz que o voluntariado ensina lições valiosas e que durante as atividades do Dia dos Voluntários doa-se muito menos do que se recebe das pessoas beneficiadas nas instituições.

Ao lado do pai, Cauê ajudou na pintura externa e na recreação das crianças atendidas pelo Centro Assistencial Cruz de Malta, em São Paulo (SP), beneficiado pelo Dia dos Voluntários pela quinta vez. “O que me motiva é saber que estamos ajudando as pessoas de alguma forma”, conta o adolescente.

De acordo com Samantha Moreno, analista sênior de projetos, na área de B2B da Vivo, que já participou dez vezes do Dia dos Voluntários, “cada ano é uma nova emoção”. Em 2023, a experiência da colaboradora foi duplamente especial: além de ter entrado para o Comitê de Voluntariado, ela contou com a presença da sua esposa, Fernanda Moreno, nas atividades na Associação Santo Agostinho (ASA), em São Paulo (SP).

“Quando participamos como voluntário, não temos noção da dificuldade de organizar um evento tão grande. Só entendi isso fazendo parte do Comitê. E a presença dos familiares se torna especial porque eles têm a chance de vivenciar essa troca de energia com a gente”, afirma Samantha.

Fernanda Moreno levou suas habilidades como enfermeira para apoiar com palavras e atenção os idosos assistidos pela ASA. “Sempre tive vontade de vir, e espero participar mais vezes. Se todo mundo doasse um dia, isso faria toda diferença”, declara.

A colaboradora Camila Rodrigues e seu pai, João Rodrigues, no Dia dos Voluntários na Escola Estadual Alberto Torres. Na abertura do evento, o Sr. João foi homenageado por trabalhar ativamente na listagem dos materiais, na escolha das tintas e na instalação dos bancos nos dois fins de semana que antecederam o Dia dos Voluntários 2023

Dia dos Voluntários: foco na escola pública

Somente na Escola de Aplicação da USP (EA-USP), o Dia dos Voluntários 2023 reuniu 320 voluntários e 21 parceiros, que possibilitaram a realização de 39 intervenções. As principais demandas foram: revitalização da horta, quadra poliesportiva, reforma do laboratório de informática e revitalização do auditório que agora conta com infraestrutura tecnológica inteligente.

“Às vezes, uma intervenção em uma escola pública leva dez anos para ficar pronta. De modo que a parceria com o Dia dos Voluntários possibilita contemplar um conjunto de demandas que serão aproveitadas pelos estudantes em tempo real”, explica Fábio Bezerra, vice-diretor da EA-USP.

Essa parceria só foi possível por intermédio de Camilla Motta, gerente de projetos da VP de Negócios da Vivo e ex-aluna da escola. “Depois de 23 anos, poder retribuir para esta escola tudo o que ela fez por mim é simplesmente gratificante”, afirma a voluntária.

Compartilhando do mesmo propósito, o estudante Emílio de Gama, 18, pediu para participar como voluntário das atividades ao lado dos colaboradores da Vivo. “Historicamente, essa escola luta para conseguir visibilidade. Então, é muito significativo saber que posso participar desse movimento e deixar um legado para as futuras gerações de estudantes”, acrescenta Emílio, que cursa o 3º ano do Ensino Médio na escola.

No vídeo, Domênico Savio Gomes de Araujo, consultor de Telecom da VP engenharia e Serviços ao Cliente da Vivo, fala sobre as intervenções realizadas no Dia dos Voluntários 2023 na escola onde estuda seu filho autista

Transformação social e tecnológica no Dia dos Voluntários 2023

Assim como na Escola de Aplicação da USP, outras instituições apresentaram demandas em relação à infraestrutura tecnológica. É o caso do Centro Assistencial Cruz de Malta, localizado na zona sul de São Paulo.

Ao longo dos cinco anos de parceria com a Fundação Telefônica Vivo, as reformas na infraestrutura, acessibilidade e integração tecnológica beneficiaram diretamente os cerca de 700 assistidos. Este ano, a prioridade foi estruturar o e-commerce do bazar da instituição.

“Uma das maiores dificuldades de uma instituição social é ter recursos recorrentes. De fato, recebemos muitas doações. Mas não temos público suficiente interessado em comprá-las. Então, o bazar virtual vai expandir o nosso alcance”, comenta Vera Lucia Silveri, superintendente da Cruz de Malta.

Já na Associação Santo Agostinho (ASA), que participou do Dia dos Voluntários pela primeira vez, a principal expectativa é que as tecnologias digitais possam dar aos 1.600 jovens assistidos uma possibilidade de transformar suas realidades. Por isso, a principal intervenção realizada na instituição foi a criação de um espaço maker.

Equipe de voluntários responsáveis pela reestruturação do laboratório maker na Associação Santo Agostinho (ASA)

“Para o futuro desses jovens, esse laboratório maker será fundamental. Afinal, a tecnologia está em tudo: na educação, no mercado de trabalho e na cidadania. Antes, o que era só uma salinha de informática se transformou em um universo de possibilidades pedagógicas”, complementa Melissa Pimentel, superintendente executiva da ASA.

Na opinião de Diego Félix Dias, cientista de dados na Vivo e líder da intervenção no espaço maker, essa ação vai muito além de uma reforma de infraestrutura: “Hoje, a exclusão digital significa limitar as possibilidades de desenvolvimento. Isso mostra a relevância dessa intervenção”, concluiu o voluntário.

Dia dos Voluntários nas lojas Vivo

Além de bater o recorde de inscrições na empresa, o Dia dos Voluntários 2023 também expandiu a participação dos colaboradores de lojas da Vivo. O número saltou de 42 para 153 estabelecimentos, totalizando 3 mil voluntários no Brasil inteiro. Ao longo do dia, os voluntários realizaram uma ação de engajamento com os clientes sobre a importância das famílias na educação de crianças e jovens. Para isso, usaram como referência a publicação “100 perguntas que vão dar o que falar”, do Todos pela Educação.

Dia dos Voluntários: um ato de cidadania pela educação