Notícias

02.06.2022
Tempo de leitura: 5 minutos

Educação inovadora: documentário apresenta experiências e possibilidades que apontam para a escola do futuro

Filme “Educação presente para o futuro” reúne projetos que têm inovado a educação no Brasil. O documentário também conta com a participação de especialistas, educadores e estudantes falando sobre educação e tecnologia.

Imagem mostra jovens estudantes reunidos dentro do Museu do Amanhã

Um instigante passeio pelos conceitos inovadores de educação. Esta certamente é a melhor definição para o documentário “Educação presente para o futuro”, dirigido pela jornalista Patrícia Travassos. O filme apresenta projetos educacionais que acontecem em escolas de vários estados do Brasil. E, por meio dos educadores e estudantes destes projetos, é mostrado  como a escola vem sendo transformada pelo uso da robótica, da gamificação, da inteligência artificial, além da realidade aumentada, da sala de aula invertida, entre outras práticas educacionais.

 

Tecnologias são fundamentais, mas a educação inovadora parte das pessoas

Embora a maior parte de seus 72 minutos seja dedicada às tecnologias digitais na educação, o filme começa com uma imagem aérea de crianças jogando queimada numa rua de terra. E então, na sequência, estas crianças fazem uma fila para entrar na sala de aula improvisada da Escolinha da Esperança, na cidade de Coelho Neto, interior do Maranhão. Na porta, elas são recebidas pela professora Érica Simão. Surpreendentemente, Érica tem apenas 12 anos e criou a escolinha ao perceber que, durante a pandemia, muitas crianças da região estavam sem acesso algum à educação. Para isso, coletou livros usados, restos de lápis e móveis recolhidos pela mãe, que é catadora de recicláveis. Com isso, a menina começou a dar aulas para 23 crianças de 12 famílias da comunidade.

Patrícia Travassos explica por que decidiu iniciar um documentário sobre inovação na educação mostrando uma sequência que nos remete à exclusão. “Nós escolhemos começar com imagens da Érica, e de sua Escolinha da Esperança, para mostrar que a inovação está acima de tudo nas pessoas, não nas tecnologias. Pois, mais importante é a conexão da escola com o entorno.”

O presente aponta o futuro da educação

Do barraco de parede de barro e chão de terra batida do interior do Maranhão, a narrativa segue para o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Lá, ao passo que vários jovens ativistas passeiam pela exposição “As tendências para o amanhã”, eles falam sobre como pensam a educação do futuro. Inicia-se então, uma costura bem desenvolvida entre os depoimentos destes jovens, falas de especialistas e experiências vivenciadas nas escolas.

A diretora do documentário conta que a ideia do projeto nasceu de uma constatação encontrada ao procurar uma escola para sua filha. Nesta busca, ela percebeu que muitas instituições de ensino ainda são resistentes ao uso de tecnologias digitais. “As escolas precisam ensinar as nossas crianças a dominarem as tecnologias, não as proibir”, explica Patrícia. Porque em uma sociedade totalmente atravessada por tecnologia digital, a escola precisa ser a base orientadora de um uso positivo destas ferramentas, acredita.

Educadores, especialistas e as visões sobre educação inovadora 

Ao longo do documentário, especialistas falam sobre inovação na educação. Dentre eles estão Luciana Allan, do Instituto Crescer; Paulo Blikstein, da Escola de Educação da Universidade de Stanford; Luciano Meira, da Joy Education e Grupo Proz. Além disso, também aparecem os educadores Debora Garofalo e Carlos Lima, entre outros.

“Tivemos a consultoria técnica da Luciana Allan. Assim, ela nos ajudou a pensar nos especialistas, educadores e projetos que deveriam estar no filme”, conta Patrícia. “O protagonismo dos estudantes também foi um cuidado pensado pela produção.”

 

O Brasil tem muitos exemplos de projetos inovadores na educação

Entre os projetos que aparecem no documentário, estão o Imprensa Jovem, da rede municipal de São Paulo; o projeto de robótica com sucata, da rede estadual de São Paulo; projetos de games na educação, da Escola Estadual Cícero Dias, em Recife; Escola Mais, em São Paulo-SP .

Os projetos escolhidos mostram que as tecnologias digitais não são uma realidade apenas das escolas privadas da elite, mas também são possíveis e estão presentes em escolas públicas, explica Patrícia. “Pequeno Cabra da Peste (game desenvolvido por alunos da Cícero Dias), Imprensa Jovem e robótica com sucata são projetos que mudam a vida dos estudantes, da escola e do entorno da escola. Além disso, todos acontecem em escolas públicas”, ressalta

Onde assistir?

“Educação presente para o futuro” teve seu pré-lançamento durante a Bett Brasil 2022, maior evento de educação e tecnologia da América Latina, realizada entre 10 e 13 de maio em São Paulo. Ainda que sem data de lançamento nos cinemas, o documentário já está disponível no site www.doceducacao.com.br, na íntegra, para quem estiver interessado em fazer um rico passeio pelas experiências brasileiras de educação inovadora.


Outras Notícias

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

31/01/2025

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

Desafio dos Dados, iniciativa do Programa Pense Grande Tech, da Fundação Telefônica Vivo, chega à sua 3ª edição e impacta mais de 500 estudantes de redes públicas

.
Menu para dispositivos móveis