Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

03.07.2018
Tempo de leitura: 3 minutos

Educadores de Sergipe e Manaus passam por formação em inovação

Escolas que aderiram ao projeto Aula Digital participaram dos módulos Gestão Inovadora, Espaços Diferenciados e formação Kit Tec

Educadores formam roda, em pé, durante dinâmica em formação do Projeto Aula Digital

Desde abril, aproximadamente 2 mil educadores das escolas beneficiadas pelo Projeto Aula Digital, da Fundação Telefônica Vivo, recebem formação em Manaus e Sergipe. Os encontros consolidam a parceria com as redes de ensino por meio do envolvimento e da participação direta dos membros e técnicos das secretarias da educação participantes, com excelente receptividade dos educadores.

Os módulos Gestão Inovadora, destinado a diretores e coordenadores pedagógicos, e Espaços Diferenciados, para coordenadores pedagógicos e professores, foram aplicados às escolas que aderiram ao projeto em 2018. As que aderiram em 2017 receberam a formação Kit Tec, para apresentar os recursos e as possibilidades de uso da maleta entregue.

Participaram da formação de oito horas diretores, coordenadores pedagógicos e professores, além de técnicos e coordenadores de Telecentros. A ideia é sensibilizar os educadores novatos no Aula Digital para a temática de Inovação Educativa, conhecendo as premissas e recursos do projeto.

 

Sergipe

Yara Moraes de Oliveira, formadora do Instituto Paramitas, parceiro executor do projeto em Sergipe, comemorou o sucesso das formações. O Instituto também aproveitou para promover encontros sobre O Papel do Professor. “Foi muito importante abordar as diversas maneiras de ocupar espaços além da sala, para enriquecer a dinâmica das aulas”, disse Yara.

Segundo Yara, a conversa com os diretores e coordenadores também foi importante para refletir sobre o trabalho em equipe. “A ideia é que eles possam se abrir e trabalhar juntos com o professor. Para as escolas novas que ainda não receberam as maletas, sempre enfatizamos que o nosso projeto não se trata apenas de recursos tecnológicos, mas de inovação educativa. Os equipamentos são um suporte didático a mais.”

Foi por isso que as escolas que iniciaram a formação no ano passado e receberam os kits tecnológicos em 2018 comemoraram tanto a chegada dos equipamentos. “Elas estão associando os recursos tecnológicos ao planejamento pedagógico. Já recebemos relatos de aumento na frequência escolar, porque a proposta é nova e dinâmica”, disse Yara.

 

Manaus

Educadores participam de módulos de formação do Aula Digital em Manaus

Thessyvanda Torres, formadora da Fundação Vitória Amazônica, parceira executora do projeto em Manaus, também já vem recebendo relatos positivos a respeito das formações. “Temos colhido bons frutos. Uma escola utilizou a metodologia Canvas – Modelos de Negócios para desenhar o protótipo de um espaço para receber a maleta. Quando realizamos a visita, vimos que o ambiente já está sendo construído e é muito acolhedor”, contou Thessyvanda.

Para Thessyvanda, não adianta ter o melhor recurso do mundo se o professor não é qualificado para fazer bom uso da tecnologia. “Para que serve a tecnologia se continuamos com as mesmas práticas?”, questionou. Segundo a formadora, em seus encontros, o Aula Digital é um meio percussor dessa transformação, pois propõe diversas possibilidades de inovação.

“As escolas ficaram muito felizes, mesmo as que não receberam os kits ainda. Em todas as atividades, convidamos os educadores a executarem as atividades que propomos. Por exemplo, falamos sobre a realização de Assembleias com os gestores e fizemos uma para eles conhecerem. Também incentivamos os educadores a fazerem protótipos com massinhas de como imaginavam novos desenhos para a sala de aula e para a escola. Acreditamos na cultura maker, convidando alunos e professores à prática.”


Outras Notícias

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades