Conheça a pesquisa "CURRÍCULOS DE COMPUTAÇÃO: Levantamento e Recomendações"

Notícias

02.04.2013
Tempo de leitura: 3 minutos

#EIEBrasil: Primeiro dia trouxe questionamentos e ideias para melhorias no ensino

O Brasil sediou o primeiro dia do Encontro Internacional de Educação (EIEBrasil), que tem como tema Como liderar as mudanças nos centros educativos.

#EIEBrasil: Primeiro dia trouxe questionamentos e ideias para melhorias no ensino

 

Após dois meses de debates virtuais, o Brasil sediou nesta terça-feira o primeiro dia do Encontro Internacional de Educação no Rio de Janeiro, que tem como tema Como liderar as mudanças nos centros educativos.
Conduzido por especialistas nacionais e internacionais, que trocaram experiências e questionaram como deve ser o aprendizado no século XXI, o encontro apontou iniciativas inovadoras aplicadas na educação com o uso de tecnologias.
Debates de hoje
A presidente da Fundação Telefônica Vivo, Françoise Trapenard, abriu o evento falando sobre o posicionamento da Fundação, assuntos discutidos em outros países e sobre o tema da edição 2012/2013. Em seguida, foi a vez dos palestrantes entrarem em cena.
Saiba o que cada um disse
– Monica Franco, do Ministério da Educação, apontou que o MEC disponibiliza, aos gestores municipais de todo o país, tecnologias que podem proporcionar melhorias educacionais. “Conseguimos, por meio delas, fazer o diagnóstico local e apontar caminhos. É uma forma de fortalecer o trabalho dos gestores”, explicou. “Nosso maior desafio é modernizar a prática do professor diante da tecnologia”.
– Cláudia Costin, secretária municipal de Educação do Rio de Janeiro, falou sobre os exemplos de liderança nos centros educativos de sua cidade. Ela alegou que ter um laboratório de informática na escola por si só não muda nada. “É preciso fazer bom uso da tecnologia”, assinalou, citando como exemplos a Educopédia, o GENTE e outros projetos.
– David Albury, consultor organizacional e coordenador do Programa Global de Líderes da Educação, explicou porque a mudança na educação é necessária. Para ele, a escola parece estar fechada para este século. “A educação do século XXI é pessoal, integrada, conectada, cocriada, colaborativa e empodera”, afirmou. “Lecionar é uma profissão honrosa, mas o nosso novo papel é facilitar o aprendizado, o que demanda uma mudança cultural.”
– Fernando Almeida, mestre e Doutor em Filosofia da Educação, falou sobre a avaliação para a aprendizagem. Segundo Almeida, “O professor não facilita a vida do aluno. Ele complica. Ele desafia o aluno à aprendizagem”.
Nova publicação para download
Além das palestras, a coordenadora de planejamento e avaliação do EducaRede, Mila Gonçalves, lançou o ebook Educação no Século XXI – Novos Modos de Ensinar e Aprender, que pode ser baixado aqui:
O encontro nas redes sociais
Durante o evento de hoje, o pico de postagem no twitter foi às 13h25. Dezoito postagens por minuto usaram a tag #EIEBRASIL. Ao todo foram emitidos 1.477 tweets e 59 publicações no Facebook falavam sobre o evento.
Transmissão online
Você pode acompanhar o segundo dia de evento por meio site http://encuentro.educared.org/page/presencial-tema-6-brasilpt. Inscreva-se e participe!


Outras Notícias

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

19/09/2025

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

Estudo revela que apenas 15% dos estados têm a Computação como componente obrigatório nos currículos e apresenta referências internacionais com recomendações para o Brasil

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

16/09/2025

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

Durante webinário promovido pela Fundação Telefônica Vivo, foram lançadas quatro novas formações gratuitas para professores, alinhadas à BNCC Computação