Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Conheça o Mãe&Mais e o Embarcar, dois projetos que surgiram a partir de vivências de seus criadores e hoje fazem a diferença na vida de muita gente

As experiências de vida e a realidade dos jovens Thaís Ferreira e Taissir Carvalho despertaram neles o desejo de empreender e resultaram na criação dos projetos Mães&Mais e Embarcar, apresentados em março na série Pense Grande.Doc, feita em parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e o Canal Futura.

Thaís, de 29 anos, perdeu um bebê devido a problemas de negligência médica e motivada por essa vivência, se questionou: “O que acontece com uma mãe que perde um filho?” Segundo ela, a resposta não veio e foi preciso transformar a dor em algo que fizesse sentido. “Eu resignifiquei o luto através da luta. Ao olhar para fora percebi o impacto que a falta de acesso a serviços de saúde de qualidade pode causar”, diz.

Meses na fila de espera, horas para consulta e exames, falta de especialistas, alta vulnerabilidade dos pacientes em ambientes pouco adaptados para mulheres, mães e crianças. Tudo isso, motivou a criação do Mãe&Mais, um modelo de clínica popular com serviços de atenção à saúde de forma acolhedora e humanizada no Rio de Janeiro. A iniciativa itinerante percorre bairros carentes da cidade, contribuindo para um maior alcance, e é voltada para o público de mães, de 15 a 35 anos, e crianças de 0 a 6 anos.

Entre os desafios de sustentar o projeto, a empreendedora luta para que nenhuma mulher em estado de maternidade sofra violações. Hoje, Thaís tem dois filhos e busca recursos para que o empreendimento ganhe novas dimensões. “A inovação não pode se pautar apenas pela tecnologia, mas sim para inovar curando o que é urgente. E o que é mais urgente que a vida?”, afirma.

App para população ribeirinha

A imagem mostra o detalhe de duas mãos segurando um celular onde na tela se vê a interface no aplicativo Embarcar

Taissir Carvalho é um jovem morador de Santarém/PA, que vem facilitando a vida da população local por meio do Embarcar, um empreendimento digital que permite aos usuários da Amazônia o acesso rápido às informações sobre embarcações disponíveis, rotas, horários, valor da passagem, tempo de viagem, lotação, escalas e melhores ofertas dos transportes hidroviários da região. “O Embacar vem como um propósito de mostrar para outras pessoas que é possível empreender aqui na Amazônia. Hoje, ele é a minha vida.”, comenta Taissir.

A ideia surgiu em 2014, durante a participação em um evento de empreendedorismo de sua região. A plataforma faz toda diferença na vida da população ribeirinha. As informações são visualizadas na tela de um smartphone ou na versão da web Basta inserir a localidade de onde está saindo e informar um destino. Em seguida, aparece a lista com os resultados de embarcações para o destino selecionado.

“Às vezes chegamos a um local para procurar um barco, mas o veículo está distante de onde estamos e essa dificuldade que enfrentamos me estimulou muito. Eu acredito muito na transformação social que esse aplicativo traz e na mudança de hábito da população por meio da facilidade de acesso a essas informações”, afirma Taissir Carvalho.

No último episódio da série PenseGrande.Doc você irá conhecer a Infopreta, uma iniciativa que surgiu a partir da falta de oportunidade de diversidade no mercado de tecnologia. A empresa é um potente motor de transformação social e presta serviços de reparo em notebooks a preços acessíveis, emprega minorias e recupera computadores para doá-los a mulheres negras, mães, de baixa renda e pessoas matriculadas no ensino superior. Além disso, oferece cursos de manutenção básica até a especializada, voltados principalmente para mulheres, mas sendo aberto para todos os públicos.

Quer saber mais sobre cada um desses projetos? Assista ao Pense Grande.Doc, que vai ao ar todas as quintas-feiras pelo Canal Futura e podem ser acessados pelo canal do Youtube da Fundação Telefônica Vivo.

Empreendedores criam negócios sociais a partir de suas experiências de vida
Empreendedores criam negócios sociais a partir de suas experiências de vida