Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Ao todo, são quatro categorias que tem como objetivo mapear novas tendências e criar pontes para organizações, universidades e startups do mundo todo

#Educação#enlightED

Para além de ampliar o debate sobre os desafios e oportunidades para educação global, o enlightED também busca dar visibilidade às organizações que já estão respondendo a esse cenário de forma transformadora. É por isso que, desde 2020, a conferência promove uma premiação para incentivar a inovação por meio do reconhecimento e do investimento de recursos em soluções educativas.

Os vencedores são anunciados durante o evento, que este ano acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de outubro, e será dividido entre encontros presenciais e virtuais. A quarta edição da conferência global, enlightED Hybrid Edition 2021, convida especialistas de todo o mundo para ampliar o debate sobre as consequências da Covid-19 para a educação, para o mercado de trabalho e para a sociedade como um todo.

Organizado pela Fundação Telefônica Espanha, pela IE University, pela Fundação Santillana e pelo South Summit, o enlightED se configura como uma das maiores conferências de educação global do mundo, e tem como objetivo trazer os destaques e desafios no campo da educação diante da revolução digital.

Em 2021, o enlightED Awards traz novidades! A categoria de Inovação Educativa foi adicionada à premiação. Instituições de formação corporativa, permanente ou que foquem em educação ao longo da vida, podem se inscrever para participar. Na última edição, o foco foi direcionado às EdTechs, startups de inovação no setor educativo.

Ao todo, são quatro categorias que tem como objetivo mapear novas tendências, apresentar propostas de empreendedorismo na área da educação e criar uma ponte entre as iniciativas e potenciais investidores internacionais A ideia é expandir a escala de inovação já existente nas organizações, startups, universidades e instituições selecionadas.

Relembre os dois encontros de aquecimento, realizados e transmitidos on-line, como preparação para o enlightED 2021. O primeiro deles abordou o panorama da educação digital, já o segundo e o terceiro debateram os impactos da inovação tecnológica no ensino superior e no mercado de trabalho.

Como funciona a premiação?

Para participar, a pessoa física, com capacidade jurídica para atuar como representante da instituição, deve preencher um formulário disponível no site oficial do enlightED. Os projetos podem ter sede em qualquer país, desde que se enquadrem nas propostas pedagógicas exigidas pelas categorias. Ainda assim, as inscrições devem ser feitas em espanhol, inglês ou português.

Todas as propostas serão submetidas a um Comitê Avaliador, composto por profissionais com experiência e habilidades nas áreas referentes às categorias. Cada uma delas tem critérios e premiações próprias, que vão desde bolsas de estudo a incentivos financeiros. Os finalistas serão avisados um mês antes da conferência e os vencedores anunciados durante o evento, onde também poderão compartilhar um pouco mais sobre a frente em que atuam.

Os vencedores de 2020

Dentre as mais de 450 startups, de 55 países, inscritas na edição de 2020, cinco foram selecionadas pelo Comitê Avaliador. Seja pelas plataformas gamificadas, inteligência artificial ou sistemas complexos de integração de dados, as EdTechs premiadas tiveram um objetivo comum: tornar a tecnologia um instrumento de redução de desigualdades para democratizar o acesso à educação.

Conheça as propostas das cinco iniciativas vencedoras na edição anterior do enlightED Awards:

Buddy. IA | Estados Unidos → Buddy é um personagem criado a partir de inteligência artificial e que tem como principal missão ajudar crianças a aprender inglês a partir de diálogos. Mais de um milhão de usuários no mundo inteiro já acessam o aplicativo, que oferece jogos e interações para praticar a pronúncia, expandir o vocabulário e aprimorar habilidades de conversação. O app foi o vencedor da categoria Startup com a melhor solução tecnológica para a aprendizagem e formação, e pode ser baixado em dispositivos Android e iOS.

TOMi | Colômbia → Trata-se de uma plataforma digital que ajuda professores em países emergentes a criarem aulas inovadoras e significativas. Além de oferecer mais de 40 mil jogos educativos, 10 templates para planos de aula e ferramentas para gerar relatórios sobre o desempenho das turmas, TOMi ainda oferece orientação pedagógica para os educadores inscritos. A plataforma foi vencedora da categoria Startup com maior impacto social na educação.

Korbit | Canadá → A edtech canadense constrói, com auxílio de inteligência artificial, soluções personalizadas para empresas e instituições incentivarem os profissionais e colaboradores a desenvolverem habilidades tecnológicas, sobretudo para trabalhar com ciência de dados. O diferencial da Korbit é apostar em uma metodologia interativa, que engaja os mais de dez mil usuários cadastrados. A plataforma foi vencedora da categoria Startup com a melhor solução durante a COVID-19.

Genially | Espanha → Genyally é uma plataforma digital que permite aos usuários criarem conteúdos interativos e acessíveis sem precisar ter conhecimentos em programação e design. A ideia é que universidades, escolas, empresas e instituições possam criar apresentações, jogos, guias e materiais interativos para as mais diversas finalidades e de forma gratuita. A empresa foi vencedora da categoria Startup com maior escalabilidade.

Edusynch | Estados Unidos → A ferramenta on-line e acessível sistematiza dados de processos avaliativos para instituições de ensino superior. O diferencial da startup é a combinação de recursos em uma plataforma unificada, que pode criar formulários, testes, relatórios e personalizar mecanismos de gestão conduzidos pela própria equipe universitária. A plataforma foi vencedora da categoria Melhor startup no ensino superior.

enlightED Awards: Conheça o prêmio que reconhece soluções educativas
enlightED Awards: Conheça o prêmio que reconhece soluções educativas