Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

14.09.2017
Tempo de leitura: 3 minutos

Escola André Urani supera obstáculos e se torna exemplo de inovação na comunidade da Rocinha

Série Janelas de Inovação mostra experiências de unidade localizada no maior bairro pobre do Brasil

Escola André Urani, ou GENTE, como também é conhecida, é retratada no programa Janelas de Inovação, parceria da Fundação Telefônica com o Canal Futura

Série Janelas de Inovação mostra experiências da Escola André Urani, localizada no maior bairro pobre do Brasil

Entre milhares de casas que cobrem totalmente o morro, um prédio em especial se destaca na favela da Rocinha, a maior do Brasil, no Rio de Janeiro. Estamos falando da Escola Municipal André Urani, espaço de grandes transformações na educação que você vai poder conhecer melhor no 22º episódio da série Janelas de Inovação, realizada em parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e o Canal Futura.

Conhecida também como Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais (GENTE), a escola atende 240 adolescentes do 7ª ao 9º ano. Desde 2013, é uma das seis unidades de ensino espalhadas pelo Brasil que participam do Programa Inova Escola, desenvolvido pela Fundação Telefônica Vivo.

Nesses anos, vem testando uma série de novidades, com o propósito de melhorar a qualidade do ensino e tornar os estudantes protagonistas de seu roteiro educativo.Para isso, as salas convencionais foram substituídas por grandes salões, onde, no lugar da tradicional separação em séries, os alunos são divididos em times, como chamam os gestores da escola.

São grupos que unemestudantes do 7º, 8º e 9º ano, guiados por mentores,cujo desafio não é apenas ensinar com respostas prontas, mas estimular os estudantes a pesquisar e a encontrar os caminhos de aprendizagem de maneira autônoma.

Nesse processo, a tecnologia é usada como ferramenta de apoio educativo, aliada ao que a comunidade já tem de mais importante: sua identidade e cultura. Arte, dança, teatro e música se somam a materiais de suporte digital para alunos e professores, a fim de atender cada aluno de forma personalizada.

Passados quatro anos de experimentação, a escola, voltada para o Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Pão de Açúcar, busca agora olhar cada vez mais para a comunidade, com o desafio de levar as conquistas alcançadas dentro de seus muros para a verdadeira “cidade” de 70 mil habitantes que é a Rocinha.

A série Janelas da Inovação vai ao ar toda quinta-feira no Canal Futura, às 22h, e os documentários já exibidos estão disponíveis no site da Fundação Telefônica Vivo. O episódio sobre a EM André Urani será exibido no dia 14 de setembro.

Janelas de Inovação

Exibição: quintas-feiras, às 22h, no Canal Futura

Reprises: Domingo, às 7h45 e segunda-feira, às 10h30

Duração: 15 min

Classificação: LIVRE


Outras Notícias

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

19/11/2025

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

Histórias de pioneiros e líderes que romperam barreiras estruturais revelam como talento, apoio e representatividade impulsionam a inovação e ampliam oportunidades

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

17/11/2025

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

Cases como “Guardiões do Rio Morno” e “Robôs Eólicos” mostram caminhos para uma educação pública mais conectada à inovação e aos desafios ambientais

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE