Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

07.03.2022
Tempo de leitura: 5 minutos

Formação continuada para educadores: novo curso sobre sustentabilidade

O curso “Sustentabilidade: agir no presente para melhorar o futuro” aborda a capacidade de equilibrar as necessidades para um futuro melhor. Saiba detalhes!

Imagem mostra em primeiro plano uma mesa com quatro caixinhas de madeira que parecem ser cofrinhos. Em uma delas, uma menina está depositando um pequeno cartão com a ilustração de garrafas. É possível ver uma mulher ao lado da menina apoiando-a em sua ação, como consequência do curso sobre sustentabilidade.

Sustentabilidade é um tema cada vez mais debatido pela sociedade, devido às necessidades de mudanças de atitude para a construção de um mundo mais equilibrado. Mas como os professores podem abordar o tema em sala de aula? Nesse sentido, um curso sobre sustentabilidade pode ser uma excelente oportunidade para que os profissionais de educação ampliem suas ferramentas de ensino.

A fim de ajudar os professores a planejarem aulas com essa temática, a plataforma Escolas Conectadas lançou o curso “Sustentabilidade: agir no presente para melhorar o futuro”. São 20 horas de duração e as aulas terão início no dia 14 de março. As inscrições estão abertas e podem ser feitas, gratuitamente, no site da plataforma Escolas Conectadas.

O curso sobre sustentabilidade é voltado para educadores e aborda um tema presente na Base Nacional Comum Curricular. Dessa maneira, propõe uma imersão em estratégias para a inserção de práticas sustentáveis no cotidiano dos alunos.

Além disso, oferece o jogo digital “Pesca Sustentável – Escolas”, para que os estudantes integrem estratégia, diversão e conhecimento dos ecossistemas aquáticos enquanto fazem a relação das dimensões ambiental, social e econômica do tripé da sustentabilidade.

“O curso apoia os educadores ao favorecer a compreensão e a aplicação de práticas sustentáveis por parte dos estudantes de maneira articulada à abordagem de tópicos contemporâneos fundamentais. Entre eles, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, as possibilidades pedagógicas da Década da Ciência Oceânica, promulgada pela UNESCO, a economia circular e o combate ao desperdício de alimentos” afirma a Dra. Juçara Bordin, uma das autoras do curso.

Competência da BNCC 

Responsabilidade e Cidadania é a décima competência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sobretudo, ela aborda a sustentabilidade como uma forma de construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

“O tema da sustentabilidade é base para o desenvolvimento humano em múltiplas perspectivas, o que justifica sua presença ao longo da BNCC. Não apenas nas competências gerais, como também nas competências das áreas e dos componentes curriculares específicos. Contudo, além de garantir a preservação do planeta, é um dos pilares de condutas éticas, responsáveis e empáticas”, comenta Juçara Bordin.

A fim de conscientizar os educadores sobre a importância da sustentabilidade ambiental e social como uma urgência para a subsistência humana, a competência busca a reestruturação de hábitos e costumes culturais.

Dentre os objetivos da competência também está a expansão do senso ético e de responsabilidade quanto ao consumo de recursos naturais e diminuição dos impactos ambientais.

Assim sendo, por meio de pesquisas, estudos e atividades práticas o educador pode estimular em sala de aula o debate sobre velhos hábitos. Dessa maneira, estimular os estudantes a refletirem sobre as demandas ambientais.

Sustentabilidade para um futuro melhor 

Por certo, muito além de discursos, o desenvolvimento sustentável é fundamental para a preservação do ambiente para as futuras gerações.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Ipsos, realizada em 2020, o Brasil está em terceiro lugar entre os  países nos quais as ações governamentais em prol do meio ambiente deveriam ser priorizadas após a pandemia.

Mas para que a sustentabilidade realmente exista, é necessário que haja equilíbrio entre seus três pilares: econômico, ambiental e social.

Seja como for, a natureza e seus recursos são primordiais para a vida humana. E a sustentabilidade é o caminho para a preservação desses recursos por várias gerações.

Outros cursos com turmas abertas em março

A plataforma Escolas Conectadas é uma parceria da Fundação Telefônica Vivo com a Fundação “la Caixa”, que tem como objetivo a formação a distância e o compartilhamento de conhecimentos entre educadores.

Constantemente, estão abertas as inscrições para uma série de cursos gratuitos de formação mediados e autoformativos.

Confira outros cursos com início previsto para o mês de março. Garanta a sua inscrição!

 

Jornada nos biomas: biodiversidade e conservação em forma de jogo

A proposta do curso é vivenciar uma estratégia ativa de aprendizagem sobre biodiversidade, conservação e sustentabilidade dos biomas brasileiros com suporte de um jogo digital.

Modalidade: autoformativo

Carga horária: 10 horas

Início: 14 de março

 

Inovação nas escolas

A formação busca provocar a reflexão sobre como transformar as práticas pedagógicas com consistência e intencionalidade. São explorados meios de despertar a criatividade (com base no exame de como o processo criativo se desenrola), incentivar a postura investigativa e favorecer o aprender fazendo, com destaque para os dispositivos móveis.

Modalidade: autoformativo

Carga horária: 10 horas

Início: 14 de março


Outras Notícias

Especialista Jo Boaler defende ensino de matemática criativo e sem “decoreba”

05/01/2026

Especialista Jo Boaler defende ensino de matemática criativo e sem “decoreba”

Pesquisadora de Stanford propõe abordagem visual e colaborativa para reduzir desigualdades e preparar alunos para a era da Inteligência Artificial

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

29/12/2025

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

Formações, eventos e publicações marcaram um ano de apoio às redes de ensino das escolas públicas para desenvolver competências digitais de educadores e estudantes

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

11/12/2025

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

BNCC Computação, Política Nacional de Educação Digital e diretrizes do CNE indicam que a proteção e a inclusão devem caminhar juntas

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

04/12/2025

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

Com o engajamento de 10 mil colaboradores da Vivo, as iniciativas da Fundação arrecadaram 4 toneladas de alimentos e apoiaram 52 projetos sociais, impactando 45 mil pessoas em todo o país; confira a retrospectiva com as principais ações

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

19/11/2025

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

Histórias de pioneiros e líderes que romperam barreiras estruturais revelam como talento, apoio e representatividade impulsionam a inovação e ampliam oportunidades

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

17/11/2025

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

Cases como “Guardiões do Rio Morno” e “Robôs Eólicos” mostram caminhos para uma educação pública mais conectada à inovação e aos desafios ambientais