Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

29.12.2020
Tempo de leitura: 3 minutos

ESTUDANTES DO MARANHÃO VENCEM COMPETIÇÃO NACIONAL COM SOFTWARE DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INCLUSIVA

Alunos de escola estadual de Timon, no Maranhão, desenvolveram programa que obedece a comandos de voz para pessoas com dificuldade de locomoção.

Estudantes de Timon, no Maranhão, exibem software de inteligência artificial inclusiva

Com um software inclusivo, estudantes do Ensino Médio da cidade de Timon (MA) próximo à divisa com o Piauí e distante 450 km da capital São Luís, venceram na categoria Engenharia a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Os alunos fazem parte de um grupo de robótica do Centro Educa Mais Jacira de Oliveira e Silva, escola da rede pública estadual, e tiveram a coordenação do professor de Física Francisco Antônio Campêlo para criar um software para pessoas com dificuldade de locomoção. Por meio de comandos de voz, o programa auxilia na execução de atividades como abrir portas e ligar e desligar aparelhos elétricos.

Realizada anualmente, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) tem o objetivo de mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científico-tecnológicas, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

As ações contam com a colaboração de instituições públicas e privadas, universidades, museus, fundações de amparo à pesquisa, parques ambientais, jardins botânicos e zoológicos, secretarias estaduais e municipais, dentre outras entidades.

Este ano, a Semana teve como tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, e foi realizada de forma virtual. “Resolvemos mostrar os resultados do laboratório de robótica que temos na escola e, quando saiu o resultado, ficamos muito felizes com a conquista do 1º lugar”, diz o professor Francisco.

“Primeiramente, nossa ideia era facilitar a vida de pessoas com deficiência para que pudessem, através da voz, ligar e desligar equipamentos como ventilador, televisão, ar-condicionado. Hoje vemos que podemos expandir para outras áreas como desligar equipamento da escola, entre outros”, explica Vithor Thersandro Santos Soares, um dos integrantes da equipe, composta por quatro participantes.

Marcello Lima Santos, que também faz parte do time vencedor, diz que a conquista expandiu as possibilidades para os estudantes. “Foi muito gratificante ver nosso trabalho reconhecido, porque foi fruto de muita dedicação para trazer ao público algo inovador. Foram muitas lutas diárias e muito esforço para concretizar esse projeto”.

Para Victor, a conquista da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia  foi também um sonho realizado. “Ela traz muita felicidade, porque a escola fez um trabalho com bastante carinho, e o projeto foi bem recebido e bem avaliado. Sempre trabalhamos com a ideia de ser grandes, de que poderíamos mudar o mundo e mostrar que mesmo estando aqui no interior, podemos fazer coisas incríveis”, finaliza.


Outras Notícias

Como a tecnologia pode apoiar professores na construção de uma educação antirracista

30/07/2025

Como a tecnologia pode apoiar professores na construção de uma educação antirracista

Novos cursos gratuitos da plataforma Escolas Conectadas mostram como ferramentas digitais podem integrar o antirracismo ao currículo escolar e promover práticas pedagógicas mais inclusivas

Tecnologia e acessibilidade: educação mais inclusiva e personalizada nas escolas públicas

18/07/2025

Tecnologia e acessibilidade: educação mais inclusiva e personalizada nas escolas públicas

Ferramentas digitais como plataformas adaptativas e tecnologias assistivas estão revolucionando o aprendizado de alunos com deficiência e promovendo equidade no acesso ao conhecimento

Educação Digital e Midiática: saiba como aplicar as novas diretrizes do MEC no Ensino Médio

15/07/2025

Educação Digital e Midiática: saiba como aplicar as novas diretrizes do MEC no Ensino Médio

MEC lança guia e planos de aula sobre uso da tecnologia em sala de aula para auxiliar os docentes a aplicá-la de forma pedagógica, consciente e alinhada à BNCC

Ampliação da EPT como estratégia contra a evasão escolar

07/07/2025

Ampliação da EPT como estratégia contra a evasão escolar

Pesquisa revela que 8 em cada 10 estudantes que abandonaram o Ensino Médio voltariam à escola para cursar o ensino técnico

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

03/07/2025

Ferramentas digitais como aliadas da gestão escolar

O uso estratégico de tecnologias digitais na administração educacional fortalece o planejamento, aprimora processos e apoia a atuação de gestores nas redes públicas de ensino

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

18/06/2025

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

Em 2024, a Fundação Telefônica Vivo reafirmou seu compromisso com a educação pública, promovendo inclusão e inovação nas escolas por meio da tecnologia