O executivo faleceu em 10/01, em Saragoça, na Espanha

#institucional

Madrid, 10 de janeiro de 2024. César Alierta Izuel morreu hoje em Zaragoza, aos 78 anos de idade. Como um dos grandes empresários espanhóis, reconhecido e premiado internacionalmente, a história da Telefónica não poderia ser compreendida sem seu exemplo, seu legado pessoal e profissional, sua visão estratégica e sua incansável vocação para fazer da Telefónica o lugar onde fosse possível tornar o mundo mais humano, conectando a vida das pessoas.

César Alierta nasceu em 5 de maio de 1945 em Zaragoza. Formado em Direito pela Universidade de Zaragoza e mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Columbia (Nova York) em 1970, foi, entre outros cargos, presidente da Comissão de Remunerações e membro da Comissão de Nomeações do Conselho de Administração da International Consolidate. Airlines Group (IAG), membro do Conselho de Administração da China Unicom, presidente do extinto Conselho Empresarial para a Competitividade (CEC), e também foi membro do Conselho de Supervisores da Columbia Business School. Também foi membro titular da Academia Real Espanhola de Ciências Econômicas e Financeiras.

Em seu último período à frente da Fundación Telefónica e da Fundación ProFuturo, sua missão era tornar o mundo um lugar melhor, mais justo, solidário e inclusivo por meio da digitalização e da educação. Sabia e defendia que a educação é a chave para o progresso e, como gostava de dizer, “a educação é a principal ferramenta de mudança para a transformação e a inclusão social”. Portanto, seu objetivo era contribuir para melhorar a educação de crianças vulneráveis em todo o mundo para que elas tivessem uma opção para o futuro. Uma mensagem que transmitiu incansavelmente a todos aqueles que queriam se juntar à sua causa. Seu trabalho na Fundación Telefónica e na Fundación ProFuturo levou ambas as instituições aos mais altos níveis de excelência e contribuiu para transformar a vida das pessoas, deixando um legado inigualável.

O Conselho de Administração da Telefónica, o Patronato da Fundación Telefónica e a Fundación ProFuturo, liderados pelo Presidente da Telefónica, José María Álvarez-Pallete, lamentaram profundamente sua perda e destacaram a visão estratégica e o enorme legado que Alierta deixa na companhia, assim como seu enorme trabalho social e cultural educacional como diretor da Fundación Telefónica e da Fundación ProFuturo nos últimos anos.

Alierta deixou uma marca indelével. Além de sua grande experiência profissional, sempre será lembrado como um trabalhador incansável, um grande estrategista, um amigo de seus amigos, apaixonado por sua cidade natal, Zaragoza, leal e próximo, comprometido e generoso.

“É um dia triste para a família Telefônica. Todos nós somos guardiões do imenso legado deixado por César Alierta, um homem apaixonado, inteligente e corajoso, com um coração bem aberto. Sua visão e intuição sempre o levaram a tentar mudar o mundo para melhor. Seu profundo amor por sua cidade natal, Zaragoza, permitiu que viajasse por todo o mundo. Muito obrigado, querido amigo”, disse José María Álvarez-Pallete, presidente da Telefónica.

Todos os colaboradores da Telefônica estão convocados a guardar um minuto de silêncio em memória de César Alierta amanhã, ao meio-dia, nas diferentes sedes da Telefônica em todo o mundo.

Carreira profissional

Foi gerente geral da área de mercados de capitais do Banco Urquijo, em Madrid, entre 1970 e 1985. Posteriormente, foi presidente-fundador da empresa Beta Capital, responsabilidade que acumulou com a presidência do Instituto Espanhol de Analistas Financeiros a partir de 1991. Também foi membro do Conselho de Administração e da Comissão Permanente da Bolsa de Valores de Madri.

Em 1996, tornou-se presidente da Tabacalera, S.A., cargo no qual promoveu e incentivou a fusão internacional com a empresa francesa Seita. Essa fusão deu origem à Altadis, que presidiu até julho de 2000, quando foi nomeado Presidente da Telefónica. Desde janeiro de 1997, é membro do Conselho de Administração da empresa. Em julho de 2000, foi nomeado Presidente Executivo da Telefónica, S.A., cargo que ocupou até 8 de abril de 2016.

Em junho de 2010, César Alierta recebeu a Medalha de Ouro da Americas Society em Nova York, em reconhecimento à sua contribuição significativa para o crescimento e o desenvolvimento da América Latina. Cinco anos antes, também em Nova York, Alierta recebeu o prêmio “Empresário Espanhol Global” (The Global Spanish Entrepreneur), da Câmara de Comércio Espanha-Estados Unidos. Este prêmio foi concedido em reconhecimento à gestão da Companhia, que permitiu ao Grupo Telefónica entrar no índice Dow Jones Global Titans 50 do mercado de ações de Nova York.

Falece César Alierta Izuel, ex-presidente da Telefónica e da Fundación Telefónica e presidente da Fundação ProFuturo