A Fundação Telefônica Vivo colocou em prática no último ano uma série de compromissos que contribuíram com a educação pública brasileira. Acesse o Informe Social 2022 e confira!

#publicações

Para além de digitalizar para aproximar, o propósito da Fundação Telefônica Vivo é educar para transformar. A nova edição do Informe Social apresenta os principais resultados de 2022 e destaca como a instituição transformou os compromissos firmados em ações que contribuíram com a educação pública do país.

De acordo com o Relatório Guia Edutec, lançado em dezembro de 2022 pelo Centro de Inovação para Educação Brasileira (Cieb), 81% dos gestores escolares consideram que o uso das tecnologias pode melhorar a qualidade e a equidade da educação brasileira. No entanto, 46% deles declararam que não há nenhum programa ou projeto nesse sentido implementado em suas escolas.

“Essa constatação só nos estimula a trabalhar cada vez mais pela cultura digital na educação pública brasileira. Certamente, se pudéssemos definir 2022 em uma palavra, seria realização. Afinal, é gratificante ver nossa visão de futuro ganhando contornos no presente”, declara Lia Glaz, diretora-presidente da Fundação Telefônica Vivo.

Entretanto, a transformação de compromissos em ações só foi possível com o apoio da sociedade civil, do setor privado e do setor público. Isto é, uma atuação em rede que conectou conhecimento, desenvolvimento e inclusão social na educação pública. Como resultado, 2,2 milhões de pessoas foram impactadas no ano passado pelos projetos educacionais e ações solidárias da Fundação Telefônica Vivo, que é parte da esfera social no conceito ESG*  da Vivo

*ESG é uma sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance, que traduzido para o português se refere à proteção ao meio ambiente, à responsabilidade social e aos métodos justos e éticos de governança em uma empresa.

Ações embasadas em estudos e pesquisas

Um dos destaques entre as ações elencadas no Informe Social 2022 da Fundação Telefônica Vivo são os estudos e pesquisas de impacto realizados com outras instituições. “Reconhecemos que essa conexão com nossas parceiras é o único caminho possível para implementar as mudanças que queremos para uma educação pública de qualidade”, afirma Lia Glaz. “Assim, provamos que a atuação em coalizão potencializa o impacto positivo gerado na vida de educadores e estudantes”, acrescenta.

Confira alguns dos estudos publicados em 2022:

Informe Social: equidade racial como um tema transversal nas ações e projetos

De acordo com informações do Todos pela Educação, mais de 50% dos estudantes e 45% dos docentes da educação básica são negros. Além disso, apesar da evolução na média de aprendizagem no Brasil na última década, alunos negros não evoluíram no mesmo ritmo e decaíram em Matemática.

Para Lia Glaz, não há como avançar na inclusão social sem reconhecer que o acesso à cidadania no Brasil ainda é racialmente segregado. “A partir do momento em que assumimos o compromisso de apoiar a educação digital como ferramenta de transformação, o debate sobre equidade étnico-racial se tornou central e transversal a todos os nossos projetos”, afirma.

Nesse sentido, a Fundação Telefônica Vivo se uniu ao Todos pela Educação e à Imaginable Futures, empresa global de investimentos filantrópicos, em uma coalizão de organizações articuladas em prol da equidade étnico-racial na educação. O principal objetivo foi colaborar com o avanço educacional em pautas raciais por meio de políticas públicas para as próximas gestões estaduais e federal eleitas. Como resultado, foi lançada a publicação Equidade étnico-racial: recomendações para as políticas de equidade étnico-racial para os governos federal e estaduais.

Formação continuada em educação antirracista

Mais de 4 mil educadores já realizaram as formações gratuitas sobre educação antirracista disponíveis na plataforma Escolas Conectadas. Ambos os cursos oferecem certificação aos concluintes e são inovadores por oferecer aos cursistas opções de intervenções pedagógicas para a construção de uma nova ambiência racial na escola, com foco no respeito às diferenças e combate à discriminação.

Para que educadores se aprofundem na temática, a Fundação compilou na publicação digital “Escola para Todos: Promovendo uma Educação Antirracista”, que reúne exemplos de experiências antirracistas adotadas em diferentes etapas da Educação Básica.

No Informe Social, também são apresentados os principais resultados alcançados pela Fundação Telefônica Vivo por meio das ações do Programa de Voluntariado e dos programas e projetos para o desenvolvimento de competências digitais em educadores e estudantes brasileiros de escolas públicas.

Informe Social 2022: transformando compromissos em ações