Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

03.09.2019
Tempo de leitura: 4 minutos

Formação de professores em Angola mostra a potência da inovação educativa

Com foco em professores primários, projeto de formação do país africano traz metodologias lúdicas e dinâmicas para melhorar o ensino e a aprendizagem

Na imagem, professora está rodeada de alunos e segurando cartaz em que se lê algumas sílabas. Em Angola programa usa atividades lúdicas para inovar ensino-aprendizagem.

A formação de professores é uma das ações fundamentais para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem, principalmente diante de uma realidade que demanda aos educadores trabalhar cada vez mais o conceito de inovação educativa. Um dos exemplos de investimento na capacitação de professores em novas práticas pedagógicas está no Programa CAPPRI, colocado em ação em Angola.

Sigla para Capacitação para Professores Primários, a iniciativa é realizada pelo Ministério da Educação do país africano em parceria com a The Bridge Global, consultoria que atua na área de responsabilidade social, educação e cidadania. A implementação do CAPPRI é nacional e já chegou a 382 escolas, 5.276 professores e mais de 210 mil alunos, de acordo com o porta-voz do projeto no Ministério da Educação, Doutor Gola António.

Para ele, “é importante focar na capacitação do professor primário por ser o fundamento para o sistema de Ensino Geral. Logo, há a necessidade de o professor primário ser alguém bem preparado para garantir que as crianças tenham bases sólidas para estar no sistema educacional, do ensino secundário até a Universidade”.

António complementa afirmando que os professores primários atuam numa fase cognitiva importante da vida, na qual “se projeta o futuro e quando o ser humano se apresenta de forma integral para o aprendizado. O professor, na qualidade de orientador, fica marcado para sempre na vida das crianças, daí a razão de agir com sabedoria e conhecimento científico nessa fase para tornar a sociedade saudável e produtiva”, finaliza o porta-voz.

A metodologia pedagógica se apresenta aos professores como uma forma de “ensinar a ensinar”. O principal objetivo da formação de professores é facilitar o trabalho, tornando inovador, e gerar maior apelo junto aos alunos, melhorando a aprendizagem.

 

Ludicidade na formação de professores

Dr. Gola António explica que atividades lúdicas ajudam muito os professores a ensinar. “Várias correntes pedagógicas, com destaque a Paulo Freire, orientam uma educação significativa, pois as aulas puramente expositivas adormecem o aluno e não despertam a sua atenção”. Já ser disruptivo permite às crianças aprender “melhor e mais rápido, quando vão do concreto ao abstrato, quando brincam e ao mesmo tempo aprendem”, complementa.

Dessa forma, o programa tem três principais eixos: Língua Portuguesa, Matemática e Esportes, Arte e Cultura, que constituem a base do ensino primário em Angola. O CAPPRI disponibiliza guia pedagógico, materiais, formação de professores, feiras de boas práticas e outras ações executadas em diferentes fases.

O professor Vitorino Mateus afirma que o programa é importante para fazer dos educadores irem além de apenas repassar os conteúdos. “Veio para elevar a figura do professor, deixando de ser mero transmissor de conhecimento, passando a ser parte integrante e eficaz na formação dos alunos”, afirma. “As aulas tornam-se melhores  através da implementação de jogos educativos e brincadeiras, visto que as crianças aprendem com mais facilidade por meio desses métodos”.

Entre as possibilidades apresentadas aos educadores durante as formações, estão jogos, trava-línguas, canções, trabalhos em equipe e outras práticas lúdicas e dinâmicas. Em uma das dinâmicas, por exemplo, formadores do programa ensinam uma técnica para facilitar a memorização de pronomes e conjugação de verbos.

Nesta atividade, os alunos fizeram representações em cartolina de animais e perguntas sobre cada representação, trabalhando Arte, Biologia, Comunicação e senso coletivo em uma só prática:

Aqui, com rolo de papel higiênico e cola, é possível ensinar divisão silábica:

Já este jogo ensina os conjuntos numéricos por meio do trabalho em grupo:


Outras Notícias

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

04/12/2025

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

Com o engajamento de 10 mil colaboradores da Vivo, as iniciativas da Fundação arrecadaram 4 toneladas de alimentos e apoiaram 52 projetos sociais, impactando 45 mil pessoas em todo o país; confira a retrospectiva com as principais ações

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

19/11/2025

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

Histórias de pioneiros e líderes que romperam barreiras estruturais revelam como talento, apoio e representatividade impulsionam a inovação e ampliam oportunidades

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

17/11/2025

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

Cases como “Guardiões do Rio Morno” e “Robôs Eólicos” mostram caminhos para uma educação pública mais conectada à inovação e aos desafios ambientais

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo