Notícias

11.11.2010
Tempo de leitura: 4 minutos

Fundação Telefônica promove curso visando à erradicação do trabalho infantil

Conheça o curso de capacitação com o tema “Como fazer um plano de ação para prevenir e erradicar o trabalho infantil”, promovido pela Fundação Telefônica.

A luta contra o trabalho infantil ganha novos aliados

Um total de mil pessoas está participando do primeiro curso de capacitação de organizações sociais, com o tema “Como fazer um plano de ação para prevenir e erradicar o trabalho infantil”, promovido pela Fundação Telefônica para toda a América Latina. O Brasil lidera essa iniciativa, que conta com professores de vários países e é oferecido através de ambiente online, em Espanhol e em Português.
A ideia do curso surgiu depois de auditoria social realizada junto a organizações que atuam com a temática do combate ao trabalho infantil. Foram avaliados aspectos ligados a recursos humanos e financeiros, liderança e capacidade de atendimento pedagógico, entre outros, sendo que uma das fragilidades detectadas foi a dificuldade de se elaborar planos de ação. Além disso, o curso surge no bojo das discussões do III Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil, realizado pela Internet nos últimos dois meses, e que aconteceu de forma presencial em Bogotá na semana passada.
Durante a capacitação, que ocorre até 15 de dezembro, os participantes poderão aprimorar seus conhecimentos sobre gestão de organizações sociais, particularmente sobre planejamento estratégico; mobilização e gestão de recursos para a sustentabilidade. Os conteúdos poderão ser aplicados na prática do dia a dia, pois todas as instituições deverão desenvolver, ainda, um plano de ação para a própria entidade visando à erradicação do trabalho infantil.
O curso está sendo desenvolvido em parceria com o CEATS (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor), por meio do ambiente virtual da Rede de Aprendizagem: Ferramentas para o desenvolvimento e sustentabilidade das organizações sociais, promovida pelo Programa Pró-Menino, da Fundação Telefônica. Um dos resultados esperados é que o curso contribua para o fortalecimento de uma rede com atuação voltada para a erradicação do trabalho infantil na América Latina, uma proposta debatida no âmbito do Encontro Internacional.
Segundo cifras da OIT – Organização Internacional do Trabalho, cerca de 14 milhões de crianças e adolescentes da América Latina trabalham. A Fundação Telefônica criou, há 10 anos, o programa Pró-Menino de Combate ao Trabalho Infantil e sua missão é contribuir para a erradicação problema, por meio de uma educação sustentável e de qualidade. O programa, que se constitui na principal iniciativa desenvolvida no âmbito do setor privado nesta área, está alinhado aos Objetivos do Milênio, que propõe a eliminação das piores formas de trabalho infantil até 2015, e de todo trabalho infantil antes de 2020.
Em agosto de 2010, o Pró-Menino atendeu diretamente a 184.372 crianças e adolescentes da América Latina. No Brasil, cerca de 10 mil crianças e adolescentes participam de projetos de combate ao trabalho infantil ligados ao programa.
Sobre a Fundação Telefônica

A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da ação social e cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando seu compromisso com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador, El Salvador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica na Guatemala, Nicarágua, Panamá e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social por meio da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.


Outras Notícias

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem