Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

O incentivo à criatividade durante a Hora do Código 2018 inspirou estudantes de todo o mundo a criar tecnologia usando ciência da computação. Somente no Code.org, os alunos criaram mais de 50 milhões de projetos!

Esperamos que você se junte a nós e a mais de 12.000 professores que já se inscreveram, enquanto nos esforçamos para alcançar 1 bilhão de participantes! Se você nunca sediou uma Hora de Código antes, veja a nossa cartilha completa. Você também pode fazer uma Hora do Código sem computadores ou conexão à Internet.

 

O tema deste ano: #CSforGood

A Hora do Código continuará inspirando a criatividade dos alunos com um tema que mal podemos esperar para compartilhar com você: Ciência da Computação para o Bem – ou, em inglês, #CSforGood.

Inspirada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a Hora do Código destacará como todos nós podemos usar a ciência da computação para causar um impacto positivo em nosso mundo, desde a criação de aplicativos para resolver um problema local até o uso de ideias inovadoras em dados para enfrentar desafios globais.

Se isso significa construir tecnologia acessível para ajudar os agricultores na África Subsaariana, programar glóbulos brancos para combater o câncer ou revolucionar a indústria de alimentos embalados com inteligência artificial, as pessoas estão usando a ciência da computação de maneiras criativas para resolver problemas e oferecer oportunidades para outros.

Existem 17 ODS.

Grandes desafios sistêmicos, como pobreza, discriminação e sustentabilidade ambiental exigirão mudanças de atitude, cooperação em larga escala e, em alguns casos, sacrifício pessoal ou coletivo. Mas a tecnologia pode ajudar a impulsionar os esforços, detectar problemas e facilitar as barreiras para resolver esses problemas enormes e urgentes.

Também entendemos que com um grande poder vem uma grande responsabilidade. A ciência da computação pode ser uma fonte de mudança positiva – ou criar novos desafios. Ao reconhecer que, como qualquer ferramenta, a ciência da computação exige consideração e responsabilidade ética, podemos capacitar os alunos a pensar criticamente e trabalhar na resolução de problemas de forma holística.

 

Compartilhe seus projetos #CSforGood nas mídias sociais!

Siga-nos nas redes sociais e compartilhe seus destaques da Hora do Código! Adoramos especialmente ver os vídeos, fotos e projetos dos alunos em sala de aula. Não deixe de marcar qualquer postagem com: #CSforGood e #HoradoCódigo!

A tecnologia pode ajudar a enfrentar muitos dos desafios do mundo. Poderia ser a chave da energia sustentável, melhores cuidados da saúde, oceanos mais limpos e acesso mais igualitário à educação e às oportunidades. Os jovens de hoje criarão tecnologias para resolver os problemas do futuro, mas somente se tiverem a chance de aprender como fazer isso. Toda criança tem criatividade, paixão, empatia e curiosidade – e juntos podemos dar-lhes a oportunidade.

Junte-se a nós nesse movimento, para dar a todos os alunos de todas as escolas a oportunidade de aprender ciência da computação e mudar o mundo.

– Code.org

Acesse a página especial do Programaê! para a Hora do Código

HORA DO CÓDIGO: APRENDA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. MUDE O MUNDO!
HORA DO CÓDIGO: APRENDA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO. MUDE O MUNDO!