Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Antiga casa do coveiro hoje é um centro de referência cultural na região de Parelheiros

 

O distrito de Parelheiros, no extremo sul da cidade de São Paulo é uma área de patrimônio ambiental, conhecida pelas represas que abastecem boa parte da cidade e abrigar comunidades indígenas em plena metrópole. Por outro lado, tem altos índices de violência em uma área considerada de extrema vulnerabilidade social.

É nessa região de contrastes que surgiu a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura, localizada dentro do cemitério da região, na antiga casa do coveiro. Mesmo assim, a sede inusitada, criada em 2008, não tem nada de macabra, pelo contrário: tornou-se um dos grandes atrativos turísticos do local. “Queríamos mudar a visão que as pessoas têm sobre os cemitérios”, conta Sidineia Chagas, 26 anos, uma das gestoras do espaço.

Grupo responsável pela criação da biblioteca comunitária dentro do cemitério de Parelheiros

A biblioteca dentro do cemitério surgiu com apoio do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (IBEAC), que há 36 anos atua na área de direitos humanos e educação, especialmente em favor da população vulnerável. A organização reuniu jovens da comunidade para ouvir quais eram suas demandas e eles pediram um espaço de leitura.

Sidineia é a mais velha do grupo responsável pela biblioteca comunitária, formado ainda pelos jovens Silvani Chagas (22 anos), Bruno Souza de Araújo (22), Ketlin Santos (21) e Suellen de Bessa (17). Juntos, eles cuidam de diversos projetos realizados dentro e fora do espaço em Parelheiros e fazem o papel de articuladores com a comunidade.

 

Aprendizado e novos horizontes

O que começou como um trabalho voluntário há nove anos agora é uma perspectiva de futuro para os cinco jovens. Hoje eles recebem uma bolsa auxílio do IBEAC para tocar o projeto e já estão na faculdade.

“A formação acadêmica fortalece o trabalho que estamos realizando aqui, que é nossa segunda casa e onde descobrimos nossos sonhos, desejos e os caminhos profissionais que queremos seguir”, diz Sidineia, estudante de administração.

Jovens criam biblioteca comunitária dentro de cemitério na Zona Sul de SP
Jovens criam biblioteca comunitária dentro de cemitério na Zona Sul de SP