Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

02.05.2017
Tempo de leitura: 4 minutos

Jovens criam dispositivo para situações de emergência com idosos

Ganhador de prêmio da Fundação Telefônica Vivo, o dispositivo Demape é destaque em feira na Espanha

Klaus Holler e Luiz Perez Fruscaldo , ao lado do educador Elmar Corrêa criaram o Demape – Dispositivo Eletrônico de Monitoramento e Assistência para Emergências.

Ganhador de prêmio da Fundação Telefônica Vivo, o dispositivo Demape é destaque em feira na Espanha
A tecnologia e a engenharia eletrônica como caminhos para solução de questões sociais. Essa é a missão da disciplina de projetos no curso Eletrotécnica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Nova Hamburgo (RS).  Entre emaranhados de fios, os jovens Klaus Holler, de 18 anos, e Luiz Perez Fruscaldo, de 19, escolheram realizar um projeto baseado em uma demanda local: pessoas com dificuldades de mobilidade, como idosos, alertavam sobre a impossibilidade de comunicação em caso de emergências e acidentes.
Para um grande problema, uma pequena solução eletrônica. Sob a orientação do educador Elmar Corrêa, os rapazes utilizaram uma placa eletrônica para criar um protótipo do tamanho de um porta-joias (10x15x10cm), o Demape – Dispositivo Eletrônico de Monitoramento e Assistência para Emergências.
“Ele tem um sistema de detecção de emergências. Caso a pessoa se acidente ou passe mal, ela pressiona um botão, e o dispositivo irá comunicar a localização do paciente por meio de um aplicativo gratuito. Ele também identifica quedas. Caso o usuário caia, ele capta o movimento e manda um pedido de socorro”, explica Klaus.
Para Luiz, o baixo custo de manutenção do dispositivo e o app são os diferenciais. “Esse aplicativo funciona em qualquer smartphone e o Demape não tem custos depois de adquirido”. A funcionalidade do aparelho já foi testada, e ele está em fase de aprimoramento.

caption id=”” align=”aligncenter” width=”736″

Os estudantes usaram na produção do dispositivo o Arduíno, uma placa de prototipagem eletrônica de hardware livre, que facilita o acesso à robótica

Os estudantes usaram na produção do dispositivo o Arduíno, uma placa de prototipagem eletrônica de hardware livre, que facilita o acesso à robótica

/caption

Quando foram convidados a apresentar o trabalho na Mostratec Júnior 2016, evento em Nova Hamburgo que reúne trabalhos científicos de jovens estudantes, Klaus e Luiz não esperavam a repercussão que o Demape acabou gerando.
Entre os 220 projetos da feira, que cresce em número e importância a cada ano, o dispositivo foi um dos ganhadores do prêmio da categoria Linguagem de Programação e Robótica da Fundação Telefônica Vivo, apoiadora do evento.
Ser premiado na Mostratec significou mais uma oportunidade de exposição para o Demape, só que dessa vez do outro lado do oceano. Klaus, Luiz e Elmar embarcaram para Barcelona, na Espanha, para participarem da feira Exporecerca Jovem entre os dias 6 e 8 de abril.
Lá, os brasileiros ficaram em segundo lugar na categoria de projetos internacionais. “Foi uma grande experiência!”, relembra Luiz. “Tivemos contatos com jovens da Europa e Ásia, que contribuíram muito com o trabalho dando críticas e sugestões. Acho que o mais legal da feira é que ela é organizada por jovens como nós”.
O orientador, Elmar, não poderia estar mais orgulhoso de seus alunos. “Sempre fico feliz em orientar projetos, mas Klaus e Luiz tiveram um empenho e garra que mostra que estamos no caminho certo”, diz.
Ele também conta que aplicar a metodologia de projetos em sala de aula, unindo teoria e prática, faz os alunos se aproximarem do mercado de trabalho e, assim, descobrirem suas aptidões e como melhor usá-las para o futuro profissional.
Depois de uma experiência tão transformadora e com a perspectiva de que ela realmente incida na vida das pessoas, os dois jovens querem continuar a trilhar os caminhos da engenharia: enquanto Klaus pensa em continuar com a criação de projetos com utilidade pública, Luiz tem o sonho de se aperfeiçoar ao ingressar na graduação de engenharia de produção.


Outras Notícias

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

18/06/2025

Informe Social 2024: iniciativas em prol de uma educação pública mais inclusiva e digital

Em 2024, a Fundação Telefônica Vivo reafirmou seu compromisso com a educação pública, promovendo inclusão e inovação nas escolas por meio da tecnologia

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

18/06/2025

Dia dos Voluntários mobiliza 10 mil colaboradores e beneficia 51 instituições em todo o Brasil

Uma das maiores iniciativas corporativas no país, o Programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo mobilizou ações simultâneas em 34 cidades, atendendo cerca de 45 mil pessoas

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

10/06/2025

Especialista explica como a IA generativa pode ser usada na educação

O pesquisador Fábio Campos, do Transformative Learning Technologies Lab, da Universidade de Columbia (EUA), fala dos benefícios e desafios do uso da IA e dá exemplos de como ele pode ser aplicada em sala de aula

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais