Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

O estudo Human Coders: reprogramando futuros, da 42 São Paulo, apresenta reflexões para a educação do futuro e aponta a necessidade de unir conhecimento sobre tecnologia e habilidades socioemocionais na formação de cidadãos para o amanhã.

#NovoEnsinoMédio#TecnologiaDigital

Adolescente usa óculos e camisa xadrez. Está em sentado em frente ao computador, com duas telas.

A sociedade em que vivemos é totalmente atravessada por tecnologias digitais, sobretudo para quem vive nas grandes cidades. Uma parte significativa das relações humanas acontece mediada por algum tipo de interface tecnológica: um aplicativo de banco ou de namoro; um site de pagamento de tarifas públicas; uma plataforma de streaming para entretenimento… No entanto, o motor que coloca tudo isso em funcionamento são os códigos. Ou seja, parte significativa da construção do nosso conhecimento, do nosso consumo e dos nossos relacionamentos são organizados pelos códigos. É por isso que muitos estudiosos da sociedade informacional defendem que saberes como o letramento em dados e a alfabetização algorítmica são fundamentais para a promoção e garantia da cidadania no mundo atual.

Nesse cenário, um dos principais lançamentos de 2022 foi o Human Coders: reprogramando futuros, da 42 São Paulo. Dividido em três cadernos (chamados trendbooks), o estudo reúne relatórios, pesquisas e análises de especialistas sobre o impacto da programação em três áreas: educação, empregabilidade e mercado de trabalho. O material também aborda o papel da educação na formação de cidadãos digitais.

Na construção do caderno sobre educação (volume 1), participaram especialistas como Paulo Blikstein, Camila Achutti, Claudio Sassaki e Amy Webb. Também foram apresentados estudos de nomes como Fei-Fei Li e Ramesh Srinivasan.

Alfabetização algorítmica e o impacto dos códigos na vida cotidiana

O primeiro caderno deste projeto da 42 São Paulo começa afirmando que “o planeta Terra está sob nova gestão, e viver em um mundo dominado por códigos já é um caminho sem volta. Hoje, quem fala essa linguagem de códigos já dita os caminhos do amanhã. Por isso, mais do que um saber técnico sobre a programação, o mundo precisa de pessoas que dominem os códigos e compreendam os impactos deles nos humanos.” Para dar conta disso, o estudo defende unir saberes tecnológicos com habilidades socioemocionais, como cooperação, pensamento crítico, desenvolvimento relacional e autonomia no aprendizado (aprender a aprender).

O resultado desse processo é a formação de human coders, ou seja, pessoas que entendem que o desenvolvimento de códigos deve partir do impacto que eles podem produzir na sociedade. Para explicar melhor essa concepção, o trabalho utiliza uma reflexão do professor Ramesh Srinivasan (Laboratório de Culturas Digitais, Universidade da Califórnia, Los Angeles): “Nossa educação deve nos preparar para entrar no mercado de trabalho, mas deveria nos preparar para sermos humanos criativos, reflexivos e deliberativos com necessidades sociais, éticas e criativas. Escolas e universidades precisarão expandir e revisar os currículos se quiserem educar para um futuro digital que seja inclusivo, sustentável e colaborativo. Um legado infeliz hoje é que a maioria dos sistemas educacionais trata os campos da ciência e da engenharia como meramente técnicos e, portanto, neutros, em vez de construídos socialmente. É por isso que raramente vemos cursos nos quais o design de software é ensinado com materiais que ‘entendem’ os lugares onde o software irá ‘funcionar’”.

Muito além da alfabetização digital

Ramesh defende que, além da alfabetização digital – que se refere à habilidade de um indivíduo compreender e utilizar recursos tecnológicos como dispositivos digitais, softwares e internet – também existem pelo menos três outras alfabetizações necessárias, a algorítmica, a políticas e econômicas, e o letramento de dados. Entenda cada uma:

Alfabetização algorítmica: a compreensão do que é um algoritmo, como ele é construído e qual o impacto que produz na vida cotidiana das pessoas.

Letramento de dados: como, quando e onde os dados são recolhidos, como e por quem são organizados, quais os efeitos desse processo e quais outras possibilidades de fazê-lo.

Alfabetização política e econômica: quais tecnologias pertencem a quem, quais setores são moldados pela tecnologia e de que maneira, como as tecnologias podem redesenhar a vida pública e política e as relações entre os interesses políticos corporativos públicos e privados.

Reflexões para a educação do futuro

O primeiro livro do estudo Human Coders: reprogramando futuros conclui seu texto com a defesa de diversos pontos na relação entre tecnologia digital e educação. Entre eles, vale destacar:

1 – A educação terá que se adaptar de forma profunda, para além do ferramental da tecnologia, e deverá explorar os contextos éticos do uso delas. Esse é um desafio mundial que demanda o envolvimento de toda a sociedade.

2 – Codar (desenvolver códigos) tem muito mais a ver com criatividade e resolução de problemas – e é para todas as pessoas (não apenas para quem é bom de matemática).

3 – Entender a lógica dos algoritmos e falar de ética e tecnologia diminuem a nossa vulnerabilidade em relação ao futuro.

4 – Letramento tecnológico ajuda a solucionar problemas complexos e é uma habilidade a ser levada para a vida.

5 – A exclusão digital é o novo analfabetismo.

Letramento em dados e alfabetização algorítmica: como olhar a tecnologia à luz da educação
Letramento em dados e alfabetização algorítmica: como olhar a tecnologia à luz da educação