Conheça a pesquisa "CURRÍCULOS DE COMPUTAÇÃO: Levantamento e Recomendações"

Notícias

26.04.2017
Tempo de leitura: 4 minutos

Mapa fotográfico online vai contar histórias das escolas do Brasil pelo olhar dos alunos

“Minha Escola no Mapa” incentiva estudantes a documentar vivências com recursos gratuitos do Google

“Minha Escola no Mapa” incentiva estudantes a documentar vivências com recursos gratuitos do Google

Como são as aulas em escolas públicas de Manaus? O que aprendem os alunos de bairros da periferia de São Paulo? Quais são as experiências educativas que redes do Rio Grande do Sul podem partilhar?

O educador Márcio Motta sempre teve interesse em como crianças e adolescentes de diferentes regiões do Brasil se relacionam afetivamente com suas escolas. Quando teve a ideia de percorrer e documentar unidades de ensino do país, ele se perguntou: por que os próprios alunos não fazem o mapeamento e mostram sua visão da vida escolar?

Educador de ensino ambiental do colégio Novo Mundo, em Praia Grande, litoral de São Paulo, Márcio tem larga experiência em criar espaços para alunos se expressarem criativamente com auxílio de ferramentas digitais. Ele foi pioneiro em sua instituição ao adicionar conteúdos gratuitos do Google no aperfeiçoamento de projetos pedagógicos: usou o Google Drive para gestão de iniciações científicas do ensino médio e tornou o Google Sites a ferramenta para divulgação de experiências dentro da sala de aula, diminuindo o abismo entre educador e classe.

Em 2015, deu início ao projeto Academia de Fotografia. “É o meu xodó. Alunos do ensino médio criam projetos de vida baseados em trabalhos fotográficos”, diz ele. “Os estudantes são capacitados semanalmente, desenvolvendo habilidades em artes visuais, compartilhando experiências e usando ferramentas como seus próprios celulares e aplicativos do Google”, explica o educador. Foi essa bagagem educacional em tecnologia que fez Márcio ser eleito um dos Google Innovators, grupo de professores inovadores na área da educação.

O Educador Márcio Motta em aula sobre fotografia. Seus alunos do ensino médio criam projetos de vida baseados em trabalhos fotográficos

O Educador Márcio Motta em aula sobre fotografia.

Percebendo o sucesso entre os alunos e o potencial da iniciativa, o educador decidiu expandi-la. Nascia a ideia do “Minha Escola no Mapa”. A ideia do projeto é que alunos criem mapas personalizados com histórias e fotografias usando recursos como o Google My Maps.

Iniciado em novembro de 2016, o projeto está em fase de cadastramento de professores que queiram inscrever suas escolas. O educador interessado recebe suporte para montar um projeto de fotografia, capacitar colegas, alunos e reunir o material para ser compartilhado depois. No fim, os trabalhos das diferentes unidades de ensino serão convertidos em uma exposição e em um livro, tudo online, para que possam ser consultados por qualquer um. “Queremos que o movimento se descentralize, dependendo cada vez menos da minha orientação”, diz Márcio.

Na produção de conteúdo digital, os papéis de professor e aluno se invertem. São os adolescentes que dominam o uso de celulares e outros dispositivos, ensinando os educadores a explorar os recursos dos aparelhos. Em contrapartida, os professores se transformam em mentores: incentivando processos criativos e caminhos com os quais os jovens se identifiquem.

Um dos resultados do projeto é dar novo significado ao celular dentro da sala de aula: em vez de inimigo, que tira a atenção do estudante, ele passa a funcionar como catalisador da criatividade de cada aluno.
Na escola de Márcio, o projeto Academia de Fotografia vai para seu terceiro ano e já tem mais sete grupos interessados. “Não consigo nem imaginar como vai ser bacana quando o Minha Escola no Mapa começar a funcionar em outras instituições. Precisamos urgentemente mostrar para os professores de todo o Brasil que o aluno pode ser o protagonista do ambiente escolar. Temos que deixá-los contar sua história”, defende o educador.

Os interessados em participar do projeto Minha Escola no Mapa podem entrar em contato com o professor pelo e-mail marciomottabio@gmail.com

Em 2013, a rede de educação latino-americana Reevo, responsável pelo documentário A Educação Proibida, lançou uma plataforma online de mapeamento e compartilhamento de experiências educativas no mundo.

O Mapeo Colectivo de la Educacion Alternativa é uma base de livre acesso que reúne iniciativas de escolas, coletivos ou pessoas comprometidas em quebrar paradigmas da educação. Ele tem categorias como “tipos de experiência”, “gestão” ou “enfoque alternativo”. Além disso, o usuário pode marcar em um mapa colaborativo sua experiência, juntando-se a outras 360 ações já catalogadas.


Outras Notícias

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

19/09/2025

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

Estudo revela que apenas 15% dos estados têm a Computação como componente obrigatório nos currículos e apresenta referências internacionais com recomendações para o Brasil

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

16/09/2025

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

Durante webinário promovido pela Fundação Telefônica Vivo, foram lançadas quatro novas formações gratuitas para professores, alinhadas à BNCC Computação

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

01/09/2025

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

Evento reuniu especialistas para debater IA, redes sociais e novas formas de ensinar matemática no Brasil