Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

20.01.2025
Tempo de leitura: 6 minutos

A importância da matemática na era digital

O ensino personalizado da disciplina, com o apoio de tecnologias digitais conectadas à realidade dos estudantes dos anos iniciais, torna o processo de aprendizagem mais atrativo; recente estudo internacional TIMSS classificou como baixo o desempenho do Brasil em Matemática

Presente em praticamente todas as áreas do conhecimento, a matemática é a base sobre a qual se constroem as tecnologias humanas, desde palitos de sorvetes até foguetes. Seja na Inteligência Artificial, na programação, na análise de dados ou na criação de algoritmos, os conceitos matemáticos são a linguagem universal.

Apesar da sua relevância, especialmente em um mundo cada vez mais digital, os estudantes brasileiros ainda têm um desempenho baixo, se comparado à média internacional. Recentemente, foram divulgados os resultados da primeira edição do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Trends in International Mathematics and Sciences Study – TIMSS) aplicada no Brasil, que avaliou alunos do 4º e 8º anos do Ensino Fundamental.

A publicação foi realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela operacionalização da pesquisa no país. Conforme mencionado acima, o desempenho nacional médio do Brasil em Matemática foi classificado como baixo, sendo significativamente inferior à referência internacional do TIMSS, conforme a figura abaixo presente na nota técnica da Fundação Telefônica Vivo.

Fonte: TIMSS, 2024. Elaboração: Fundação Telefônica Vivo

Outro dado preocupante foi apresentado no último resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgado em 2024. Numa escala de 0 a 500, os estudantes do 5º ano do ensino fundamental alcançaram a nota 225, os do 9º ano atingiram 258, e do 3º ano do ensino médio, 278.

Mesmo com a ligeira melhora em relação ao exame anterior, de 2021, quase dois anos da retomada das aulas presenciais (os resultados são de 2023), os estudantes ainda não atingiram o mesmo patamar de 2019, quando houve a maior pontuação da série histórica. Em nota técnica, a Fundação Telefônica Vivo avalia que os estudantes tiveram dificuldade de recuperar conhecimentos e habilidades não consolidados em decorrência da pandemia do coronavírus, nos anos de 2020 e 2021.

Diante destes resultados, é necessária, cada vez mais, uma soma de esforços dos diferentes atores da sociedade para melhorar a aprendizagem dos estudantes brasileiros e tornar a matemática uma área do conhecimento mais atrativa e conectada aos tempos atuais. Afinal, além de ser base para outras disciplinas, boa compreensão da matemática oferece aos jovens melhores perspectivas de carreira e de sucesso no mercado de trabalho.

No Brasil, atividades ligadas à matemática responderam por 4,6% do PIB entre 2012 e 2023, e ofereceram salários 119% maiores que a média dos demais trabalhadores, segundo dados da pesquisa “Contribuição da Matemática para a economia brasileira”, do Itaú Social com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

 

Matemática do Futuro

Com o propósito de colaborar para a melhoria de aprendizagem de matemática dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas foi criado o Matemática ProFuturo, uma iniciativa do ProFuturo, ação global da Fundação Telefônica Vivo e Fundação Bancária “la Caixa”. O projeto é formado por um conjunto de ações que oferecem suporte aos educadores para desenvolverem suas competências e ganharem confiança no uso das tecnologias digitais para potencializar o processo de ensino-aprendizagem em matemática.

Por meio de uma plataforma digital educativa, com mais de 4 mil exercícios, os docentes fazem acompanhamento personalizado do desenvolvimento de cada aluno. Dentre os benefícios da plataforma, estão o desenvolvimento das capacidades de abstração, raciocínio lógico e habilidade de resolução de problemas; monitoramento e análise do progresso de estudantes em tempo real por parte dos professores; feedback contínuo e adaptação de exercícios e conteúdos de acordo com o perfil de cada estudante.

A plataforma também atrai os alunos por usar técnicas da gamificação. Os conteúdos são estruturados na forma de desafios interativos, com pontuação, progresso e recompensas. Assim, eles aprendem brincando e cada estudante se torna consciente de seu próprio processo de aprendizagem.

O uso da plataforma permite que cada aluno, com apoio do professor, aprenda também de forma individual e no seu tempo, dessa forma não é preciso esperar o grupo para seguir com os exercícios e o aprendizado. Os estudantes recebem feedback e apoio para assimilação do conteúdo antes de prosseguir para o próximo nível.

 

Aprender com atividades lúdicas 

Maria Célia Santos Nunes, diretora de gestão pedagógica da Secretaria de Educação de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, explica que 95 professores da rede municipal passaram por uma formação para aprender a trabalhar com a plataforma do Matemática ProFuturo. Todos já estão utilizando a ferramenta para cerca de 2.500 alunos. “Como professora, vejo a plataforma como um avanço. Ela auxilia muito a motivar e a envolver os estudantes com a aprendizagem”, afirma.

Maria Célia Santos Nunes, diretora de gestão pedagógica da Secretaria de Educação de Três Lagoas (MS)

A professora Ellen Karla Santos Lima trabalha no Núcleo de Tecnologia da Secretaria de Educação de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco. Ela conta que depois de um bem-sucedido projeto-piloto em cinco escolas, o Matemática ProFuturo atende hoje as mais de 50 unidades da rede municipal.

“A gente percebe um ganho, uma oportunidade nova que esses alunos têm. Eu não tive essa oportunidade de aprender de um jeito diferente, com atividades lúdicas”, relata Lima. Ela ressalta ainda que a parte da gamificação é “bem interativa e dinâmica”.

Ellen Karla Santos Lima, professora do Núcleo de Tecnologia da Secretaria de Educação de Vitória de Santo Antão (PE)

Como o uso intensivo da plataforma começou em 2024 em Vitória de Santo Antão (PE), a professora afirma que mesmo ainda não sendo possível quantificar os resultados, já se nota uma melhoria no desempenho em matemática e na motivação dos alunos.

“Há um ganho significativo, porque a tecnologia está presente no nosso dia a dia, em todas as esferas. Não dá para negar”, completa a educadora.


Outras Notícias

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades