Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Tomada de decisões estratégicas, trabalho em equipe, ganho de autonomia e motivação em alta são alguns dos benefícios que uma análise sobre a percepção individual e coletiva pode trazer para o empreendedorismo social.

Imagem mostra um jovem olhando para um tablet

Muitos questionamentos surgem no início de uma jornada empreendedora. Qual é o melhor caminho para atingir os objetivos de um negócio social? Como devo me posicionar diante de um determinado obstáculo? Essas dúvidas fazem parte de uma reflexão que raramente é incentivada. Para respondê-las é essencial desenvolver um conjunto de habilidades socioemocionais que resultam de um processo de autoconhecimento.

“Conhecer a si mesmo e aos outros funciona como uma expansão da consciência. Através desse processo, o indivíduo acessa seus pontos fortes e aqueles a desenvolver. No caso dos empreendedores, o autoconhecimento ajuda na tomada de decisões estratégicas e no planejamento estruturado com base nas competências que ele já tem e nas que lhe faltam”, reforça Eliane Diniz, psicóloga e sócia-diretora da empresa de consultoria comportamental Interação Social.

Entre as competências comportamentais essenciais para resolver os problemas com inteligência emocional estão: comunicação, tomada de decisão, flexibilidade, persuasão, empatia, gestão do tempo e do estresse. Ao iniciar esse desenvolvimento, o empreendedor acessa ferramentas que farão a diferença tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal. No que diz respeito a empreender, os benefícios impactam principalmente a produtividade e a motivação.

“Além de buscar ações mais assertivas, o autoconhecimento permite que o empreendedor evite o desperdício de recursos e a perda de tempo. Seus esforços estarão direcionados para pensar em uma comunicação mais efetiva e na forma de conectar pessoas com a causa e os objetivos de um negócio social”, complementa a consultora.

Para começar: refletir e analisar

O primeiro passo do processo é trabalhar com reflexões direcionadas para dois caminhos: o conhecimento individual e os objetivos do empreendimento.  Dessa forma, os empreendedores serão capazes de avaliar percepções internas e externas, entendendo onde elas se encontram ou desencontram.

Conhecimento individual Percepção do outro Objetivos profissionais Em quais habilidades eu me destaco? Em quais habilidades as pessoas destacariam você? Quais habilidades você já tem que te ajudariam a alcançar seus objetivos? Quais competências eu ainda não tenho ou preciso melhorar? Quais competências os outros apontariam como pontos a melhorar em você? Quais competências você ainda não tem desenvolvidas, mas são essenciais para impulsionar o seu negócio?

Especialmente no caso dos empreendedores sociais, como o principal motivador é uma causa ou um público final, essas relações podem determinar os próximos passos.

“Quando o empreendedor se coloca nessa posição, ele vai direcionar suas competências e habilidades para gerar condições para que a mudança efetivamente aconteça na sociedade ou na comunidade”, afirma Norimar Tolotto, consultor em desenvolvimento humano e sócio-diretor da Interação Social.

Segundo o consultor, existem diversas ferramentas capazes de levar a uma análise mais aprofundada para as respostas das perguntas mencionadas acima. A mais comum, ágil e prática é a PDA ((Personal Development Analysis), que traça um perfil comportamental, identificando talentos, áreas a serem desenvolvidas, motivadores e maneiras de tomar decisões. Uma vez respondido o questionário, é gerado um relatório detalhado.

“Se o empreendedor está começando, ele pode iniciar uma reflexão sobre o tipo de negócio social que quer construir e o tipo de empreendedor ideal para fazê-lo funcionar. Lembrando que esse modelo ideal será uma persona. Ele pode listar as competências essenciais e comparar com as habilidades que já tem. A proximidade ou a distância da persona indica os caminhos que ele pode tomar”, aconselha Norimar.

Autoconhecimento, felicidade e produtividade

Além de ajudar no planejamento estratégico, o autoconhecimento também pode transformar as sensações relacionadas ao trabalho. Ao identificar a falta de uma competência essencial, os empreendedores podem encontrar parceiros e colaboradores que agreguem esses valores ao negócio. Isso cria uma dinâmica fluída que contribui para a produtividade.

“No início de uma jornada, obrigar-se a desempenhar bem uma habilidade que não domina fará com que o empreendedor sinta-se esgotado e gaste o dobro de energia. Sabendo administrar os pontos fortes e a melhorar, tanto os individuais quanto os da equipe, aumentam as chances de trabalhar mais feliz e motivado”, acrescenta Norimar.

Exercitar as habilidades socioemocionais está cada vez mais ligado ao futuro do trabalho. Autonomia para tomada de decisões, protagonismo e trabalho em equipe são alguns dos ganhos possíveis. De acordo com a consultora Eliane Diniz só mudamos quando tomamos consciência de que é isso é necessário.

“Diferente das gerações anteriores, que buscavam estabilidade e retorno financeiro, os jovens empreendedores são movidos pela paixão e pelo empenho em construir um mundo melhor. O autoconhecimento pode ajudá-los a descobrir como atingir essa transformação. E o melhor é saber que essa tomada de consciência pode ser feita a partir de qualquer ponto, com os recursos que estiverem disponíveis”, conclui.

Exercite o autoconhecimento com o Pense Grande Digital!
Uma das formas de exercitar o autoconhecimento é traçar um projeto de vida, que ajudará a estruturar e mobilizar as potencialidades do empreendedor durante sua jornada de crescimento.

Com uma proposta gamificada e lúdica, a formação Pense Grande Digital, da Fundação Telefônica Vivo, é voltada ao público jovem, a partir dos 15 anos, e tem como objetivo apoiá-los na construção desse repertório em empreendedorismo social.

Para acessar a formação online, basta fazer o download gratuitamente do aplicativo no smartphone e se cadastrar para iniciar as atividades. Os jovens ainda terão a oportunidade de interagir e se unir a outros participantes com competências diferentes e complementares as suas, mas com o mesmo desejo de mudar a realidade ao seu redor.

Baixe grátis o aplicativo do Pense Grande Digital, disponível em Android ou IOS e faça parte dessa jornada empreendedora!

O papel do autoconhecimento para uma jornada empreendedora consciente
O papel do autoconhecimento para uma jornada empreendedora consciente