Notícias

21.03.2023
Tempo de leitura: 4 minutos

O pensamento computacional está muito presente em nossa vida – mais do que você imagina

Totalmente gratuito e online, o curso Introdução ao Pensamento Computacional pode ser realizado em até 10 horas

Estudantes trabalham pensamento computacional de forma desplugada.

De quais formas o pensamento computacional, que está presente na nossa vida e a gente nem vê, pode ser introduzido à sala de aula por educadores de qualquer disciplina? Para responder essa pergunta, a Fundação Telefônica Vivo realizou, na última quarta-feira (15),  um webinar gratuito sobre o tema, com a participação da presidente do Instituto Conhecimento para Todos, Mônica Mandaji.

O evento serviu também para lançar o curso Introdução ao Pensamento Computacional, uma jornada prática e introdutória sobre o tema, que pode ser definido como um conjunto de estratégias que prioriza a investigação, a aprendizagem criativa e a resolução de problemas. Realização do programa Escolas Conectadas, o curso tem carga horária de 10 horas e pode ser realizado até o dia 31 de dezembro de 2023. Ele é totalmente gratuito e online, além de ser 100% alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Quebrando estereótipos

É uma crença comum relacionar o pensamento computacional e o raciocínio lógico somente ao uso da matemática e da tecnologia. Na opinião de Mônica, essa visão é equivocada, já que educadores de todas as disciplinas podem inserir o tema em seus projetos pedagógicos, desenvolvendo assim nos estudantes a capacidade de pensar de forma crítica e investigativa em suas atividades cotidianas.

Afinal, o pensamento computacional pode ser a base de uma aprendizagem cada vez mais criativa e inovadora. “O pensamento computacional não é do computador: ele é dos indivíduos, dos estudantes e educadores que estão lidando com a nova realidade do século 21”, define Mônica. “Ele utiliza elementos da ciência da computação para estimular a resolução de problemas que facilitam a nossa vida.”

E como isso acontece na prática? Ao obter um problema, reparta-o em pequenas células, crie diferentes categorias e, em um primeiro momento, elimine o que era supérfluo. “O pensamento computacional é isso: ele resolve o problema grande e depois vai trazendo os elementos menores. É assim que se cria um algoritmo para a resolução dos problemas”, resume.

Conheça os quatro pilares que orientam a solução de problemas utilizando o pensamento computacional:

• decomposição: dividir um problema grande em partes menores
• reconhecimento de padrões: identificar o que já foi feito e utilizar como caminho para a solução do problema
• abstração: deixar de lado detalhes menos importantes
• algoritmos: uma série de instruções sobre como concluir uma tarefa

O pensamento computacional é a base de profissões atuais que lidam com gestão de tecnologia, cultura digital e sistemas computacionais. “Daqui a alguns anos, ele será a base de diferentes profissões que estão para surgir”, aposta Mônica. Ela complementa que, por estar diretamente atrelado ao raciocínio lógico, a gente usa esse tipo de pensamento o tempo todo, para tudo o que fazemos – mesmo que às vezes seja difícil perceber.

“Hoje, para pegar ônibus em uma cidade grande, você precisa estar conectado na cultura digital. Nós enquanto educadores temos responsabilidade moral e ética de levar isso para dentro da sala de aula”, defende.

 

Pensamento computacional desplugado

Interativo, o webinar propôs problemas a serem solucionados ao vivo pelos participantes. Um deles pediu para os professores identificarem os padrões de cores em uma sequência, e os cinco vencedores ganharam um kit com três atividades de pensamento computacional desplugado para fazer em sala de aula.

“Para escolas com desafios de infraestrutura: é possível trabalhar pensamento computacional e programação sem ter computador, desenvolvendo o raciocínio lógico com computação desplugada”, aponta Mônica. “Há diversos exemplos práticos de como trabalhar esse conceito de forma desplugada, dando elementos para que os estudantes entendam a forma como o computador pensa.”

Assista ao webinar na íntegra aqui.

Para aprofundar esses conceitos, inscreva-se gratuitamente no curso “Introdução ao Pensamento Computacional”.


Outras Notícias

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

14/05/2025

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

Relatório da Safernet mostra que é preciso ampliar oferta de aulas que promovam o uso seguro e consciente da tecnologia nas redes estaduais para atender a BNCC

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

07/05/2025

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

Mais do que a utilização de ferramentas, o desenvolvimento de competências digitais apoia a inserção dos docentes na cultura digital e melhora o processo de ensino e aprendizagem

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital