Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Notícias

21.03.2023
Tempo de leitura: 4 minutos

O pensamento computacional está muito presente em nossa vida – mais do que você imagina

Totalmente gratuito e online, o curso Introdução ao Pensamento Computacional pode ser realizado em até 10 horas

Estudantes trabalham pensamento computacional de forma desplugada.

De quais formas o pensamento computacional, que está presente na nossa vida e a gente nem vê, pode ser introduzido à sala de aula por educadores de qualquer disciplina? Para responder essa pergunta, a Fundação Telefônica Vivo realizou, na última quarta-feira (15),  um webinar gratuito sobre o tema, com a participação da presidente do Instituto Conhecimento para Todos, Mônica Mandaji.

O evento serviu também para lançar o curso Introdução ao Pensamento Computacional, uma jornada prática e introdutória sobre o tema, que pode ser definido como um conjunto de estratégias que prioriza a investigação, a aprendizagem criativa e a resolução de problemas. Realização do programa Escolas Conectadas, o curso tem carga horária de 10 horas e pode ser realizado até o dia 31 de dezembro de 2023. Ele é totalmente gratuito e online, além de ser 100% alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Quebrando estereótipos

É uma crença comum relacionar o pensamento computacional e o raciocínio lógico somente ao uso da matemática e da tecnologia. Na opinião de Mônica, essa visão é equivocada, já que educadores de todas as disciplinas podem inserir o tema em seus projetos pedagógicos, desenvolvendo assim nos estudantes a capacidade de pensar de forma crítica e investigativa em suas atividades cotidianas.

Afinal, o pensamento computacional pode ser a base de uma aprendizagem cada vez mais criativa e inovadora. “O pensamento computacional não é do computador: ele é dos indivíduos, dos estudantes e educadores que estão lidando com a nova realidade do século 21”, define Mônica. “Ele utiliza elementos da ciência da computação para estimular a resolução de problemas que facilitam a nossa vida.”

E como isso acontece na prática? Ao obter um problema, reparta-o em pequenas células, crie diferentes categorias e, em um primeiro momento, elimine o que era supérfluo. “O pensamento computacional é isso: ele resolve o problema grande e depois vai trazendo os elementos menores. É assim que se cria um algoritmo para a resolução dos problemas”, resume.

Conheça os quatro pilares que orientam a solução de problemas utilizando o pensamento computacional:

• decomposição: dividir um problema grande em partes menores
• reconhecimento de padrões: identificar o que já foi feito e utilizar como caminho para a solução do problema
• abstração: deixar de lado detalhes menos importantes
• algoritmos: uma série de instruções sobre como concluir uma tarefa

O pensamento computacional é a base de profissões atuais que lidam com gestão de tecnologia, cultura digital e sistemas computacionais. “Daqui a alguns anos, ele será a base de diferentes profissões que estão para surgir”, aposta Mônica. Ela complementa que, por estar diretamente atrelado ao raciocínio lógico, a gente usa esse tipo de pensamento o tempo todo, para tudo o que fazemos – mesmo que às vezes seja difícil perceber.

“Hoje, para pegar ônibus em uma cidade grande, você precisa estar conectado na cultura digital. Nós enquanto educadores temos responsabilidade moral e ética de levar isso para dentro da sala de aula”, defende.

 

Pensamento computacional desplugado

Interativo, o webinar propôs problemas a serem solucionados ao vivo pelos participantes. Um deles pediu para os professores identificarem os padrões de cores em uma sequência, e os cinco vencedores ganharam um kit com três atividades de pensamento computacional desplugado para fazer em sala de aula.

“Para escolas com desafios de infraestrutura: é possível trabalhar pensamento computacional e programação sem ter computador, desenvolvendo o raciocínio lógico com computação desplugada”, aponta Mônica. “Há diversos exemplos práticos de como trabalhar esse conceito de forma desplugada, dando elementos para que os estudantes entendam a forma como o computador pensa.”

Assista ao webinar na íntegra aqui.

Para aprofundar esses conceitos, inscreva-se gratuitamente no curso “Introdução ao Pensamento Computacional”.


Outras Notícias

Setor de TIC cresce e aposta no protagonismo dos jovens para ocupar novas vagas

29/08/2025

Setor de TIC cresce e aposta no protagonismo dos jovens para ocupar novas vagas

Estudo inédito revela que 82% das empresas dispostas a contratar afirmam que soft skills, diversidade e ensino técnico são decisivos para a entrada de jovens no mercado de TI no Brasil

Matemática abre caminhos para o futuro profissional dos jovens  

19/08/2025

Matemática abre caminhos para o futuro profissional dos jovens  

O domínio de habilidades matemáticas é base essencial para diversas carreiras, especialmente nas áreas de ciência, tecnologia e inovação

6ª edição do Hack4Edu chega ao Brasil e desafia estudantes a inovar com IA

15/08/2025

6ª edição do Hack4Edu chega ao Brasil e desafia estudantes a inovar com IA

Hackathon internacional reúne estudantes e especialistas para criar soluções tecnológicas com impacto social e educacional, premiando ideias de destaque

Da formação à prática: professores multiplicadores fortalecem redes de ensino com inovação

13/08/2025

Da formação à prática: professores multiplicadores fortalecem redes de ensino com inovação

Educadores apoiam colegas para integrar tecnologia na sala de aula, aumentando o engajamento e melhorando o desempenho dos estudantes

Como a tecnologia pode apoiar professores na construção de uma educação antirracista

30/07/2025

Como a tecnologia pode apoiar professores na construção de uma educação antirracista

Novos cursos gratuitos da plataforma Escolas Conectadas mostram como ferramentas digitais podem integrar o antirracismo ao currículo escolar e promover práticas pedagógicas mais inclusivas

Tecnologia e acessibilidade: educação mais inclusiva e personalizada nas escolas públicas

18/07/2025

Tecnologia e acessibilidade: educação mais inclusiva e personalizada nas escolas públicas

Ferramentas digitais como plataformas adaptativas e tecnologias assistivas estão revolucionando o aprendizado de alunos com deficiência e promovendo equidade no acesso ao conhecimento