Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Muitas palavras relacionadas à tecnologia são comuns na internet e redes sociais. Confira glossário da era digital!

#PenseGrande#TecnologiasDigitais

Todo mundo já deve ter se deparado com palavras relacionadas a tecnologia. A vida dentro do universo digital trouxe um vocabulário novo que foi incorporado em nosso cotidiano em conversas, no trabalho, nos estudos, redes sociais, de tal forma que podemos não saber alguns significados ou às vezes achamos que sabemos.

Para ficar por dentro, listamos alguns dos termos mais utilizados no ambiente digital hoje.

Algoritmo

O termo, uma das palavras relacionadas à tecnologia mais conhecidas, tem origem na matemática e representa um conjunto de etapas que um software precisa realizar para chegar a um resultado. O conceito é mais utilizado por programadores, que usam a estratégia como uma forma de dividir problemas em passos que podem ser aplicados por computadores na realização de alguma tarefa específica.

Big data

É um termo que descreve o grande volume de dados que inunda uma empresa em seu dia a dia. Esses dados podem ser analisados e estudados para buscar ideias que levam a decisões e movimentos estratégicos de negócios. Com estas análises na Big Data, é possível, por exemplo, aumentar a produtividade, reduzir custos e encontrar soluções de negócios mais inteligentes.

Cibersegurança

É a prática que protege computadores e servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, redes e dados contra ataques de hackers. Também é chamada de segurança da tecnologia da informação ou segurança de informações eletrônicas. O termo pode ser aplicado a uma variedade de contextos, desde negócios até computação móvel.

Digitalização

Este é um termo usado para descrever o processo geral de tornar digital. A digitalização de documentos em papel ou o uso do armazenamento em nuvem, para salvar todos os seus arquivos importantes, elimina a necessidade daqueles armários pesados de arquivamento e de ter os materiais impressos.

Inteligência Artificial

É uma área dentro da ciência da computação que simula inteligência humana de forma artificial, por meio de combinações tecnológicas de softwares, com o objetivo de que essas máquinas executem tarefas como raciocinar, aprender, falar, escrever, reconhecer expressões, entre outras atividades.

Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT)

Se refere a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados no dia a dia à rede mundial de computadores. Cada vez mais surgem eletrodomésticos, meios de transporte e até mesmo tênis, roupas e maçanetas conectados à internet e a outros dispositivos, como computadores, smartphones e assistentes virtuais.

TDICs

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação são um conjunto de mídias e equipamentos que utilizam a tecnologia digital para facilitar a comunicação. As TDICs para a educação são ferramentas como computadores, lousa digital e até mesmo a internet, que estão sendo incorporados às práticas dos educadores para promover aprendizagens mais significativas.

Caça-palavras

Encontre mais conceitos do universo digital que fazem parte do nosso dia a dia e confira as respostas logo abaixo!

palavras relacionadas tecnologia

Glossário da era digital: Entenda 20 termos utilizados no mundo da tecnologia
Glossário da era digital: Entenda 20 termos utilizados no mundo da tecnologia