Os participantes passaram por uma trilha de aprendizado com 12 fases, acessada de forma on-line e gratuita, até chegarem na apresentação dos projetos

a imagem é uma animação colorida de um homem no topo de uma montanha segurando uma bandeira com o escrito Pense Grande

Eles atingiram o topo do Pico da Neblina, ponto mais alto do Brasil. Após uma maratona por uma trilha de aprendizado sobre empreendedorismo social, 147 participantes de diferentes lugares do país concluíram suas jornadas voltadas para o desenvolvimento de um negócio.

Com universo lúdico e gamificado, o Pense Grande Digital, da Fundação Telefônica Vivo, disponibilizou de forma gratuita e on-line, uma formação para jovens, a partir de 15 anos, com o intuito de ajudá-los a encontrar novas possibilidades de futuro e desenvolver competências empreendedoras necessárias para realizarem seus projetos de vida. O acesso poderia ser feito pelo computador ou pelo aplicativo baixado gratuitamente no celular.

Ao longo do ano de 2020, quatro turmas foram organizadas pelo Pense Grande Digital. Elas passaram por uma jornada de 12 fases, totalizando 80 horas de formação.

Nas fases iniciais, o foco era a autodescoberta e reconhecimento de habilidades. A ideia era convidar os participantes a despertarem o senso crítico e a inovação, além de ampliar o olhar para as oportunidades disponíveis no entorno.

Já nas últimas fases, os participantes puderam conhecer as ações e as estratégias para tirarem suas ideias empreendedoras do papel. Os mediadores também os ajudaram a encontrar diferentes formas de interação e engajamento.

Ao final da jornada, os participantes receberam um certificado de conclusão da formação e os projetos estavam prontos para apresentação. Um participante de cada turma foi reconhecido pelo melhor discurso de impacto social de seus negócios, o chamado pitch. Eles foram indicados pelos integrantes do próprio grupo no Pense Grande Digital.

Selo Projeto Inspirador 2020Além do aprimoramento para darem continuidade ao seu projeto empreendedor de impacto social, cada finalista recebeu o selo de reconhecimento “Projeto Inspirador 2020″ e foram destacados no ambiente de formação do Pense Grande Digital.

Conheça os projetos com pitches vencedores:

Startup TPM – Também para mulheres (São Paulo – SP)

Luciana Neves

Luciana Neves, 45 anos, foi uma das mais votadas em sua turma. Ela é criadora da “Startup TPM – Também para mulheres”, um projeto com o objetivo de simplificar o entendimento do que é uma startup e também fortalecer a participação de mulheres na região em que mora, no Alto Tietê.

“Quando vi a oportunidade de participar de uma trilha gamificada encarei o desafio de subir o Pico da Neblina. O acesso, eu fiz pelo o smartphone. O percorrer da trilha foi muito bom, nos dando ferramentas para nos reconhecer com o foco em nosso propósito, junto de metodologias ágeis. A cada passo, um estímulo de casos reais inspiradores só me fortalecia a prosseguir. Quando eu vi que fui a mais votada, me deu uma sensação de que realmente precisava caminhar, seguir e acreditar. Estava desacreditada antes da trilha”, revelou Luciana Neves.

Cariz: Newsletter de Notícias semanal do Recôncavo Bahiano (Santo Antônio de Jesus – BA)

Edvan Lessa

Edvan Lessa, 27 anos, acessou o conteúdo pelo aplicativo Pense Grande Digital. O seu pitch foi o único submetido à votação no grupo em que participou. “Cariz: Newsletter de Notícias semanal do Recôncavo Bahiano” surgiu porque Edvan observou na sua região uma carência de informações jornalísticas locais, o que não condiz com o dia a dia do município. O Cariz visa levantar notícias para essa localidade.

“Durante a trilha, descobri que meu projeto pode causar impacto social positivo, ou seja, falar para uma comunidade que não é beneficiada com serviço de notícia que traga em profundidade os acontecimentos locais e que surja em um formato inovador. Fiquei feliz com o resultado, principalmente quando me recordo do esforço que foi, em um ano tão difícil para todos como 2020. Consegui uma formação, quando o esforço estava direcionado para a minha sobrevivência financeira, também pude pensar em como fazer com que o projeto tenha renda própria”, relembra.

Talentos da Comunidade (Salvador – BA)

Davi Sousa e Felipe de Jesus

Em outra turma, o projeto com mais indicações recebeu 13 votos. “Talentos da Comunidade” é um empreendimento criado por dois jovens, Davi Souza, de 16 anos e Felipe de Jesus Purificação, de 17 anos – ambos vindos da parceria entre o Pense Grande Digital e o Instituto Coca-Cola. Eles almejam ajudar pessoas com talentos culturais na comunidade delas a desenvolverem essas aptidões por um valor mais acessível.

“Nós vimos que nossos amigos e até a gente mesmo não tinham acesso fácil para seguir o caminho da arte por ser muito caro. Com a especialização começamos a pensar grande e saber como transformar nossa ideia em empreendedorismo”, comemora Davi, que já tem até os próximos passos do projeto. “Agora já estamos atrás de voluntários e um espaço físico para começar o trabalho”.

Já para Felipe de Jesus Purificação, “o que incentivou a gente a seguir a trilha foi ver as necessidades da nossa comunidade. Foi muito bom saber que a gente recebe apoio para transformar tudo em realidade”.

Mais Goiás Social (Goiânia – GO)

Jorge Lima, de 37 anos, é criador do projeto “Mais Goiás Social”. A iniciativa visa reunir, em uma plataforma, as ONGs do estado para dar visibilidade e facilitar a chegada de recursos para essas organizações.

“Eu estava buscando especialização para o meu projeto e nas minhas pesquisas veio o Pense Grande Digital. E, no período de pandemia, não ser presencial facilitou para que eu pudesse acessar o conteúdo de onde eu estivesse e também para nos conectarmos com um número grande de pessoas em todo o Brasil. É bom saber que o trabalho para a coletividade tem reconhecimento, é sinal de que a ideia está em um caminho bom e com certeza nossos projetos ganharão mais visibilidade”, relata Jorge.

Em 2021, novas turmas serão abertas para a formação Pense Grande Digital. Fiquem ligados!

Pense Grande Digital: jovens concluem formação em empreendedorismo