Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

27.09.2018
Tempo de leitura: 4 minutos

Pense Grande.doc destaca jovens empreendedores

Série traz 26 episódios com jovens empreendedores brasileiros e vai ao ar a partir desta quinta-feira, dia 27, no Canal Futura

Cantora Lellezinha caminha em abertura do Pense Grande.doc; Ao seu lado, duas pessoas seguram câmeras de filmagem

Como resultado da parceria entre a Fundação Telefônica Vivo e o Canal Futura, o Pense Grande.doc estreia às 22h15 nesta quinta-feira, dia 27, destacando em 26 episódios casos de sucesso de jovens empreendedores e transformadores de realidades.

A proposta é estimular o protagonismo jovem na frente e atrás das câmeras com a diversidade de temas abordados. As iniciativas levantam discussões como a redução de impactos ambientais por meio da moda; a junção entre cultura e renda em projeto gastronômico para refugiados de diversas regiões; facilitação de acesso à água potável; projetos que promovema sustentabilidade através da tecnologia e alimentam o debate sobre inclusão, apresentando casos como um café administrado por uma jovem com Síndrome de Down, entre outros.

Quem empreende também compartilha conhecimento. É uma das conclusões apontadas na pesquisa Juventude Conectada – Edição Especial Empreendedorismo, que ouviu 400 jovens e foi lançada pela Fundação Telefônica Viva junto do IBOPE Inteligência e da Rede Conhecimento. Cerca de 42% dos entrevistados concordam que o empreendedor orienta e ensina pessoas ao seu redor. Ao mesmo tempo, afirmam que faltam referências na busca por esse caminho. O Pense Grande.doc desconstrói esse cenário ao mostrar como jovens conseguiram superar barreiras parater um negócio próprio e impactar positivamente ao seu redor.Baixe a versão completa do Juventude Conectada.

Além da exibição, às quintas-feiras no Canal Futura, é possível acessar conteúdo extra no site pensegrandedoc.org.br, com informações e imagens de bastidores, sinopses e curiosidades de cada empreendimento retratado na série. O conteúdo também fica disponível no canal do Youtube da Fundação Telefônica Vivo e no Futura Play.

Juventude em foco

 “O PenseGrande.doc foi todo pensado no jovem, desde a seleção de empreendedores, passando pela apresentação e pela linguagem utilizada. Isso foi importante para nós porque facilita o diálogo e cria referência midiática para este público”, conta Américo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo, sobre o processo de produção da série.

“Nesta série, queremos levar ao público histórias de empreendedorismo jovem, com viés criativo e diferenciado”, explica João Alegria, gerente geral do Canal Futura, e acrescenta que este foi o principal critério para a seleção dos cases trazidos para o documentário.

Educação financeira

Dentre os 26 projetos apresentados, seis passaram pelo programa Pense Grande. Um deles é o Barkus Educacional, destaque do primeiro episódio da série. O projeto nasceu em 2012 no Rio de Janeiro, pelas mãos de Bia Santos, Marden Rodrigues e Wallace Rodrigues.

Os três resolveram dividir conhecimento por uma plataforma online dedicada a auxiliar outros jovens a atingir objetivos financeiros. A ideia é oferecer uma mentoria, com aulas e acompanhamento especial sobre finanças, dicas de investimento e empreendedorismo.

Rayan Chinellato e Eduardo Schemes foram os responsáveis por capturar e contar na tela a trajetória da Barkus. Os dois jovens participaram da Oficina de Produção Audiovisual do programa Geração Futura, e tiveram a oportunidade de reunir os conceitos e técnicas aprendidas durante o laboratório para fazer parte dessa história.

Pense Grande.doc
Estreia:
27 de setembro (quinta-feira), às 22h15
Exibição: quintas-feiras, às 22h15
Duração: 15 min
Classificação: LIVRE

“O processo com os jovens da Barkus foi muito legal, porque eles já estão muito acostumados a estarem em meios de comunicação. Têm o costume de dar palestras, aulas e conversar com muitas pessoas. Isso foi um facilitador”, afirma Rayan Chinellato sobre o processo de criação do episódio. Foi preciso entender a criação do projeto Barkus para montar um roteiro bacana.

Chinellato resume ao que se propõe a série: “a proposta do Pense Grande.doc já é enorme por natureza: quem são os jovens empreendedores do Brasil, onde eles estão e como chegaram a ser o que são hoje?”. Para saber a resposta, fique atento ao e acompanhe a estreia pelo Canal Futura!


Outras Notícias

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

17/11/2025

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

Cases como “Guardiões do Rio Morno” e “Robôs Eólicos” mostram caminhos para uma educação pública mais conectada à inovação e aos desafios ambientais

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI