Conheça a pesquisa "CURRÍCULOS DE COMPUTAÇÃO: Levantamento e Recomendações"

Notícias

22.01.2018
Tempo de leitura: 4 minutos

Pense Grande e Inova Escola chegam juntos à Bahia pela primeira vez

Colégio Norma Robeiro recebe o Demoday, do Pense Grande, e o Inova Escola, ambos programas da Fundação Telefônica Vivo

Programas Pense Grande e Inova Escola chegam juntos à Bahia pela primeira vez

Colégio Norma Robeiro é a primeira escola de Ensino Médio a receber os dois programas ao mesmo tempo

Pense em um projeto que envolva formação de educadores e estudantes ao mesmo tempo. Isso aconteceu de forma inédita no Colégio Estadual Norma Ribeiro, em Salvador, em função de uma parceria entre os programas Pense Grande e Inova Escola, que chegam pela primeira vez a uma escola da Bahia. O resultado foi apresentado em um Demoday, ou dia de apresentações, no dia 19 de dezembro de 2017.

O projeto é um piloto nacional com o Ensino Médio, dentro do programa Inova Escola, que sempre teve como foco o Ensino Fundamental 1 e 2.

Após a Secretaria de Educação do Estado da Bahia firmar parceria com a Fundação Telefônica Vivo, foi realizado um processo de seleção entre as 11 escolas, com 19 critérios de avaliação.

Com 423 alunos, o Colégio Norma Ribeiro passou por uma fase de sensibilização da comunidade escolar. Os professores e gestores receberam formação, por meio do programa Inova Escola. Enquanto isso, os estudantes eram beneficiados pelo Pense Grande.

Como aconteceu

Localizado no Arenoso, bairro da periferia de Salvador, o Norma Ribeiro realizou o primeiro encontro do Pense Grande em 31 de agosto. Esses momentos se repetiram semanalmente ao longo de setembro, outubro e novembro, em uma carga horária total de 60 horas.

Durante o evento, os cinco projetos foram apresentados pelos alunos e analisados por uma mesa de jurados, composta por uma pessoa da gestão escolar, uma professora do turno da noite, um líder comunitário, um representante da Fundação Telefônica Vivo e outro do Impact Hub (parceiro técnico do projeto).

“Os adolescentes estavam muito emocionados e nervosos. A apresentação foi protagonizada por eles e isso não é algo cotidiano. Os professores também ficaram muito tocados, por serem projetos que contribuem para a própria escola e com o entorno”, disse Daniela Silva, consultora da SER, parceira local do Inova Escola.

O Colégio Norma Ribeiro irá continuar com a metodologia, propondo novos projetos em parceria com os estudantes.

Conheça os projetos

Cine-Debate
1º lugar: Com o objetivo de criar um espaço para discussão de temas relevantes, a ideia é criar um Cinedebate noturno. Os próprios estudantes poderão sugerir filmes de temas interessantes, a exemplo do racismo.

Grêmio Estudantil
2º lugar: O projeto propõe a criação de um aplicativo de funcionamento do Grêmio Estudantil. A ideia é criar a instância de participação dos jovens dentro da escola e que o aplicativo contribua nesse processo, para acesso a informações sobre o grêmio, proposta de chapas e outras iniciativas.

Merenda escolar saudável
3º lugar: O terceiro colocado diagnosticou que a merenda escolar é um desafio, pois os estudantes não participam dos processos decisórios referentes ao cardápio. Para solucionar a questão, a ideia é criar um mural, onde fique visível o cardápio da semana, além de espaços para opinião e debate sobre alimentação saudável.

Show de Talentos
4º lugar: O programa fala sobre a criação de uma mostra de talentos. O grupo observou que os estudantes têm muitos talentos, sem espaço para apresentação. A ideia é criar um evento e mobilizar toda a comunidade escolar.

Quadra esportiva democrática
5º lugar: O quinto colocado reflete sobre o uso da quadra esportiva da escola, pois é majoritariamente ocupada por meninos. Além disso, há um embate geracional, uma vez que os mais velhos têm mais chances que os mais novos. O objetivo é propor uma discussão de gênero e uso democrático do espaço. Para isso foi criado um placar para divulgação das atividades e também o planejamento do uso da quadra de forma mais pedagógica.


Outras Notícias

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

19/09/2025

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

Estudo revela que apenas 15% dos estados têm a Computação como componente obrigatório nos currículos e apresenta referências internacionais com recomendações para o Brasil

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

16/09/2025

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

Durante webinário promovido pela Fundação Telefônica Vivo, foram lançadas quatro novas formações gratuitas para professores, alinhadas à BNCC Computação

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

01/09/2025

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

Evento reuniu especialistas para debater IA, redes sociais e novas formas de ensinar matemática no Brasil

Setor de TIC cresce e aposta no protagonismo dos jovens para ocupar novas vagas

29/08/2025

Setor de TIC cresce e aposta no protagonismo dos jovens para ocupar novas vagas

Estudo inédito revela que 82% das empresas dispostas a contratar afirmam que soft skills, diversidade e ensino técnico são decisivos para a entrada de jovens no mercado de TI no Brasil