Conheça a pesquisa "CURRÍCULOS DE COMPUTAÇÃO: Levantamento e Recomendações"

Notícias

10.12.2021
Tempo de leitura: 5 minutos

Plano Nacional de Educação: um caminho para a educação pós-pandemia

Especialistas apontam como a revisão das metas do Plano Nacional de Educação pode ajudar a recuperar indicadores com maior qualidade e equidade

Imagem mostra uma sala de aula com uma série de cadeiras vazias. É possível ver uma lousa no fundo da imagem

O dia 12 de dezembro foi escolhido para celebrar a lei que representa um marco na Constituição Federal brasileira. O Plano Nacional de Educação (PNE) resulta de uma mobilização da sociedade civil e apresenta uma agenda que reforça o compromisso com  indicadores de qualidade.

Ao ser sancionado, em 2014, foi determinado um período de dez anos para alcançar 20 metas para a educação.

“O PNE é a espinha dorsal da educação brasileira. Logo, funciona como um guia para o cumprimento dos preceitos constitucionais que garantem o direito à educação”, explica Andressa Pellanda, coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Ainda assim, os resultados não avançaram como esperado. De acordo com o balanço anual divulgado pela Campanha em 2021, apenas 5 das 20 metas estão próximas de serem cumpridas. De modo que menos de 15% das estratégias têm chance de alcançar os indicadores propostos até 2024.

Nesse sentido, as conquistas dos últimos cinco anos correm risco de retrocessos. “O Plano deixou de estar entre as prioridades para a educação. A falta de investimentos para garantir condições de infraestrutura, acesso e permanência agravou os impactos negativos da pandemia”, acrescenta a especialista.

Por outro lado, a Conferência Nacional de Educação de 2022 — responsável por  monitorar o PNE em nível nacional, distrital e municipal — cumpre papel central para rever as diretrizes da educação pós-pandemia.

“Se retomarmos o Plano Nacional de Educação, poderemos recuperar os indicadores mais rapidamente e com maior equidade e qualidade”, complementa Andressa.

Novo Plano Nacional de Educação: caminhos possíveis 

As metas do PNE são progressivas, ao passo que se uma tarefa deixa de ser cumprida, prejudica o andamento da próxima. O mesmo vale para o novo Plano Nacional de Educação (2024-2034), que terá de responder pelo descumprimento do plano vigente.

Segundo a coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, há dois caminhos possíveis para reverter esse cenário.

“Será necessário garantir financiamento público adequado e implementar canais mais fortes de monitoramento da política educacional. Os indicadores relacionados à pandemia também devem ser levados em consideração”, recomenda Andressa Pellanda.

Partindo do mesmo ponto de vista,  a presidente do Conselho Nacional de Educação, Maria Helena Guimarães, reforça a necessidade de considerar ações de curto e médio prazo. Durante o 18º Fórum de Dirigentes Municipais da Undime, a dirigente apontou a necessidade de alinhar demandas emergenciais e estruturais.

“A prioridade agora deve estar em criar condições de acesso para os estudantes mais vulneráveis, ampliando o tempo deles na escola. Para isso, é preciso investir na formação continuada de professores e na infraestrutura das redes de ensino”, reforçou Maria Helena.

 

Como a sociedade civil pode contribuir com o Plano Nacional de Educação? 

A sociedade civil e, em especial, a comunidade escolar, representa grande parte da construção, manutenção e implementação do Plano Nacional de Educação. Uma vez que a própria movimentação em sala de aula impacta o cumprimento do PNE.

Conforme os educadores vão identificando as necessidades dos estudantes, a adaptação de propostas pedagógicas fica mais alinhada à garantia de qualidade e equidade.

Além disso, ao adotar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), as instituições escolares e os profissionais da educação reforçam o compromisso com uma agenda de indicadores progressivos.

Outra forma de engajamento é participar de fóruns, audiências públicas  e conferências populares de educação. Esses encontros funcionam como espaços de monitoramento e controle social para garantia das políticas educacionais.

“As leis saem do papel quando existe pressão social para isso. Se a mobilização vem de quem é sujeito das políticas, a ação ganha ainda mais peso e impacto”, conclui Andressa Pellanda.

Para acompanhar de perto!

Conferência Nacional de Educação (CONAE) → Entre os dias 23, 24 e 25 de novembro de 2022, a sociedade civil poderá contribuir com propostas para o próximo Plano Nacional de Educação. O tema da edição será “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira”. Saiba mais!

Fórum Nacional de Educação → Criado em 2010, o Fórum funciona como um espaço de interlocução entre a sociedade civil e o Estado Brasileiro. Além de sediar eventos como a CONAE, reúne notícias sobre a legislação e conferências de educação. Neste site, você encontrará informações sobre como participar de fóruns no seu estado ou município.

Semana de Ação Mundial → Desde 2014, quando o PNE foi sancionado, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação passou a dedicar a Semana da Ação Mundial ao debate sobre as estratégias do PNE. Ao longo dos últimos 7 anos, mais de um milhão de pessoas se mobilizaram para contribuir. Conheça a iniciativa!


Outras Notícias

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

19/09/2025

Pesquisa inédita apresenta caminhos para a implementação da BNCC Computação

Estudo revela que apenas 15% dos estados têm a Computação como componente obrigatório nos currículos e apresenta referências internacionais com recomendações para o Brasil

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

16/09/2025

Novos cursos da plataforma Escolas Conectadas fortalecem competências digitais de educadores

Durante webinário promovido pela Fundação Telefônica Vivo, foram lançadas quatro novas formações gratuitas para professores, alinhadas à BNCC Computação

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

01/09/2025

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

Evento reuniu especialistas para debater IA, redes sociais e novas formas de ensinar matemática no Brasil