Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artificial: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

09.02.2021
Tempo de leitura: 4 minutos

Plataforma Escolas Conectadas lança novos cursos para professores em 2021

Saúde mental dos educadores e conservação da biodiversidade brasileira fazem parte dos temas abordados pelas formações. Inscreva-se!

Imagem mostra um jovem de camiseta preta sentado atrás de uma mesa com um notebook a sua frente, fazendo anotações em uma folha.

A pandemia de coronavírus trouxe novos desafios que podem impactar na saúde mental dos educadores. Para além do medo da contaminação, a súbita adaptação para o modelo de ensino remoto e o desafio de conciliar atividades profissionais e pessoais reforçam a necessidade cada vez maior de se investir no bem-estar e no autocuidado dos professores.

Dados da pesquisa “A situação dos professores no Brasil durante a pandemia”, realizada pela Nova Escola em maio de 2020, mostram que apenas 8% dos 8,1 mil respondentes se sentem bem. Em comparação com uma pesquisa conduzida pela mesma organização no período pré-pandemia, os dados mostram que o estresse e a ansiedade aumentaram ainda mais.

Cerca de 76% dos educadores ouvidos fazem parte de redes públicas de ensino e apontam o aumento do tempo no preparo das aulas, a necessidade de aprender rápido e a falta de reconhecimento das famílias e gestores como principais causadores de frustração. Além disso, há insegurança em relação ao futuro e a dificuldade em equilibrar as atividades profissionais, domésticas e familiares.

Essas preocupações afetam o processo de ensino-aprendizagem, especialmente quando os educadores sentem-se negligenciados pela rede e pela gestão. Ainda segundo o levantamento, mais da metade das pessoas que responderam (51,1%) afirmaram não terem recebido formação adequada para gerenciar todos os desafios mencionados anteriormente, desde os técnicos até os emocionais.

Entendendo a importância de transformar a perspectiva da gestão e das redes em relação aos cuidados com a saúde mental dos educadores, a plataforma Escolas Conectadas lançou neste ano de 2021 o curso “Bem-estar docente: autocuidado e redes de apoio para quem transforma a educação”.

Com carga horária de 20 horas e modalidade autoformativa, o curso busca aprofundar referências sobre sistemas de apoio, métodos dialógicos e bem-estar docente, destacando a importância da prática do autocuidado e da segurança emocional no ambiente escolar. A trajetória formativa é composta de materiais de apoio para estudo individual e lives com especialistas que foram destaque no curso “Inteligência emocional para professores: cuidando de quem transforma a educação”.

Bem-estar docente: autocuidado e redes de apoio para quem transforma a educação

Período de Realização: 15/02 a 15/03

Competências da BNCC: Empatia e cooperação; Autoconhecimento e autocuidado; Trabalho e projeto de vida.

Biodiversidade brasileira em jogo 

O projeto Escolas Conectadas faz parte do ProFuturo, programa global da Fundação Telefônica e da Fundação Bancária “la Caixa. Depois de mobilizar esforços para potencializar as experiências do futuro a partir das ações do ano anterior, a iniciativa retorna em 2021 com opções de cursos conectados à realidade atual e alinhados às competências do século XXI.

Além do bem-estar dos educadores, uma preocupação atual e sempre urgente é com a conservação da biodiversidade do planeta.

O Brasil é o país que possui a maior biodiversidade do mundo, com mais de 20% do número total de espécies de animais e plantas da Terra. Para preservá-la em um contexto de transformação tecnológica, é importante despertar a consciência para práticas sustentáveis o quanto antes. Esse é o objetivo do curso Jornada dos Biomas: biodiversidade e conservação em forma de jogo.

Por meio de um jogo digital, que utiliza os recursos gamificados para potencializar a aprendizagem, temas como fauna e flora da Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Pampas são introduzidos de forma lúdica e divertida. O curso estreou no Escolas Conectadas neste ano, 2021, e tem carga horária de 20 horas e é mediado por duas biólogas, que desenvolvem pesquisas nas áreas de conservação de biomas e uso de jogos na educação.

Jornada dos Biomas: biodiversidade e conservação em forma de jogo

Período de Realização: 15/02 a 15/03

Competências da BNCC: Conhecimento; Pensamento científico, crítico e criativo; Comunicação; Autoconhecimento e autocuidado; Responsabilidade e cidadania.


Outras Notícias

6 tendências que devem impulsionar a Educação em 2026

16/01/2026

6 tendências que devem impulsionar a Educação em 2026

Tecnologia, personalização e inclusão digital ganham força para reduzir desigualdades e ampliar o engajamento dos estudantes

Novo indicador do MEC define aprendizagens essenciais em Matemática do 2º ao 9º ano

12/01/2026

Novo indicador do MEC define aprendizagens essenciais em Matemática do 2º ao 9º ano

Nova estratégia nacional estabelece marcos importantes de aprendizagem, amplia o uso pedagógico de dados e cria condições para integrar Matemática, tecnologia e pensamento computacional na educação básica

Especialista Jo Boaler defende ensino de matemática criativo e sem “decoreba”

05/01/2026

Especialista Jo Boaler defende ensino de matemática criativo e sem “decoreba”

Pesquisadora de Stanford propõe abordagem visual e colaborativa para reduzir desigualdades e preparar alunos para a era da Inteligência Artificial

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

29/12/2025

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

Formações, eventos e publicações marcaram um ano de apoio às redes de ensino das escolas públicas para desenvolver competências digitais de educadores e estudantes

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

11/12/2025

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

BNCC Computação, Política Nacional de Educação Digital e diretrizes do CNE indicam que a proteção e a inclusão devem caminhar juntas

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

04/12/2025

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

Com o engajamento de 10 mil colaboradores da Vivo, as iniciativas da Fundação arrecadaram 4 toneladas de alimentos e apoiaram 52 projetos sociais, impactando 45 mil pessoas em todo o país; confira a retrospectiva com as principais ações