Plataforma Escola Digital é um espaço para professores que buscam opções de conteúdo multimídia na hora de criar um ambiente mais interativo entre os alunos

Imagem mostra quatro pessoas sorridentes atrás de um computador

Buscar fontes de conhecimento e novas maneiras de aplicar conteúdo em sala é sempre um desafio para os professores, principalmente em época de planejamento para o ano letivo – que se inicia em breve. Como forma de colaborar com essas novas maneiras de ensinar e aprender, a Fundação Telefônica Vivo  conta com a plataforma gratuita Escola Digital.
Criado em 2013 junto ao Instituto Inspirare e o Instituto Natura, o conteúdo oferece um leque de opções para que educadores invistam em aulas mais participativas e divertidas, enxergando sempre a tecnologia como uma chave para ampliar o ambiente educacional. O site conta com mais de 12 mil objetos de aprendizagem (ODAs), compostos por games, vídeos, infográficos, animações e simuladores que podem ser utilizados por professores e alunos. É possível filtrar todo esse conteúdo por tipos de mídia, disciplina, etapas, anos e modalidades de ensino.
Além disso, na área apoio ao professor (na lateral direita do site), por exemplo, são disponibilizados plano de aulas que apresentam sugestões de conteúdos para serem aplicados diretamente nas aulas, como vídeos dos mais variados temas, de reciclagem do lixo a contos folclóricos. Também é possível criar grupos entre professores e alunos para compartilhar os objetos de aprendizagem e, assim, apoiar estudos online e trocas de experiências.
No portal, os educadores encontram ainda sugestões de como elaborar a aula com base no material que está sendo oferecido. No caso dos vídeos, o professor pode realizar atividades levando em consideração o que os alunos entenderam sobre o que foi apresentado.
Para auxiliar os educadores na hora de utilizar toda essa tecnologia dentro da sala de aula, a plataforma oferece também um curso gratuito à distância dividido em quatro módulos com 40 horas e com certificação validada pelo Ministério da Educação (MEC).
Durante o curso, o professor começa a compreender melhor como fazer da tecnologia uma ferramenta dentro do ambiente escolar e auxiliar coordenadores pedagógicos e diretores a incorporarem recursos digitais na infraestrutura da escola.
Outra ferramenta pensada pelo Escola Digital foi o Caderno de Apoio – Professores. O material funciona como um guia, explicando sobre as funções disponíveis na plataforma e como o professor pode utilizá-la da melhor forma. Este material está disponível aqui para download gratuito.

Botão de download

Professores e alunos: que tal um 2017 com mais tecnologia em sala de aula?