Notícias

15.09.2021
Tempo de leitura: 4 minutos

ProFuturo celebra cinco anos de compromisso com a educação digital

O principal programa de educação global da Fundação Telefônica, criado em parceria com a Fundação “la Caixa”, está comemorando cinco anos de existência

Imagem mostra uma mesa com um notebook sobre ela e cinco fotos significativas para o programa ProFuturo

Com a missão de reduzir a desigualdade educacional no mundo por meio de uma educação digital de qualidade, o programa educacional ProFuturo já beneficiou 19,7 milhões de crianças e já formou mais de 914.000 professores em 40 países da América Latina, Caribe, África e Ásia.

A iniciativa global da Fundação Telefônica, criado em parceria com a Fundação “la Caixa”, teve início em 2016, na Angola, onde foi testado o projeto piloto em nove escolas em Luena. O sucesso desta primeira experiência significou o início de um caminho, para reduzir a lacuna educacional na África subsaariana e na América Latina.

Em 2017, o programa deu um salto para a Ásia e, em 2019, chegou ao Caribe. Este último ano marcado pela COVID-19 confirmou a necessidade de continuar a apoiar a educação digital para que nenhuma criança seja deixada para trás.

“Em 2016 não poderíamos imaginar que em quatro anos as escolas teriam que fechar devido a uma pandemia global e que a educação digital seria a chave para dar continuidade ao ensino e à aprendizagem. Entretanto, tínhamos certeza de que era uma ferramenta muito poderosa para melhorar a igualdade de oportunidades e a qualidade da educação. É por isso que decidimos optar pela educação digital e nos antecipar ao futuro”, explica a CEO da ProFuturo, Magdalena Brier.

Atuação do ProFuturo no Brasil

No Brasil, o Aula Digital, parte da iniciativa do ProFuturo, teve início em 2017, em Manaus (AM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Posteriormente, foi expandido para 29 cidades do Estado de Sergipe, em colaboração com as secretarias de educação municipais e estadual, atuando ao todo em 47 municípios da região. Em 2018, englobou 100% da rede municipal de Ensino Fundamental de Viamão (RS). Já em 2019, passou a atender escolas municipais de Goiânia (GO) e de Vitória de Santo Antão (PE).

Assistir Vídeo

Confira as principais conquistas do programa ProFuturo em cinco anos de atuação!

1. Trazer educação digital de qualidade para as partes mais remotas do mundo: Desde 2016, foram treinados mais de 914.000 professores em habilidades pedagógicas e digitais para promover tecnologia e metodologias de ensino inovadoras para a sala de aula. Isto se traduz em 19,7 crianças beneficiadas em 40 países ao redor do mundo. Comunidades em diferentes países também se beneficiaram com a chegada da ProFuturo.

2. Aprendendo a ensinar durante a COVID-19: Em 2020 foi reforçado o conteúdo aberto e a oferta de treinamento, para que professores e alunos pudessem continuar a treinar e aprender em casa. No total 1.929.828 professores matriculados em cursos de treinamento, 267% a mais do que em 2019. Além disso, foi lançado o ProFuturo Education, aplicativo que permite baixar conteúdo on-line e serem consumidos posteriormente no tablet ou celular off-line.

3. Adaptação às diferentes realidades de conectividade: Com o objetivo de ninguém ser deixado para trás, na esteira da pandemia, os recursos digitais foram transformados em podcasts e vídeos para serem transmitidos em rádio e televisão ou enviados por meio de aplicativos de mensagens móveis, bem como cadernos físicos que eram entregues nas casas dos estudantes.

4. Expansão do trabalho em contextos de emergência: Desde 2017, o ProFuturo trabalha para promover o acesso à educação abrangente de qualidade para meninos e meninas que tiveram em situação de refugiados, tanto em campos como em centros de reforço e assentamentos informais em ambientes urbanos ou rurais. O projeto com refugiados já está sendo implementado no Líbano, Malaui, Jordânia, Ruanda e Tanzânia.

5. Criar um impacto real no mundo: O trabalho de aproximação da educação digital ao mundo, graças à ação desenvolvida em conjunto com nossos parceiros, tem sido reconhecido e premiado em diferentes ocasiões. Este ano, a iniciativa foi selecionada como finalista da edição 2021 dos prestigiosos prêmios WISE para inovação educacional, da Qatar Foundation. E em 2020, recebeu o prêmio Go!SDG da Rede Espanhola do Pacto Mundial pela contribuição ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, da ONU.


Outras Notícias

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

31/01/2025

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

Desafio dos Dados, iniciativa do Programa Pense Grande Tech, da Fundação Telefônica Vivo, chega à sua 3ª edição e impacta mais de 500 estudantes de redes públicas

.
Menu para dispositivos móveis