Notícias

16.02.2016
Tempo de leitura: 3 minutos

Projeto de empreendedorismo social da Fundação abre inscrições para jovens

As inscrições deste ano se estendem a jovens que tenham entre 15 e 29 anos e ganhem até dois salários mínimos.

A Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedores (PDE) recebe inscrições até o dia 28 de fevereiro.

A Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedores (PDE) capacita e empodera jovens de regiões periféricas de todo o Brasil.

Ser empreendedor é muito mais do que o dicionário define como “organizar novas metodologias que dinamizem serviços ou iniciativas”. Para jovens de Cabrália, na Bahia, o empreendedorismo social tem a ver com o resgate sua cultura tradicional, a fim de compartilhá-la com o mundo. Já para os empreendedores de Santarém (PA), é uma chance de preservar o entorno e, assim, prosperar. E para todos os participantes da Plataforma de Desenvolvimento de Empreendedores (PDE), projeto da Fundação Telefônica Vivo em parceria com a Aliança Empreendedora, empreender é vislumbrar um futuro inovador.

O PDE, que inicia as atividades de 2016 com a plataforma de “Apoio aos Empreendimentos”, é um projeto de incubação que visa capacitar e empoderar jovens das comunidades de todo o Brasil a se lançarem no universo do empreendedorismo. Para tanto, é oferecido um projeto de formação, que passa desde mentorias online até encontros presenciais de imersões, como também apoio financeiro – um investimento semente – para tirar a ideia do papel. O projeto também se insere no universo do empreendedorismo social, buscando aprofundar a discussão sobre o tema.

As inscrições deste ano se estendem a jovens que tenham entre 15 e 29 anos e ganhem até um salário mínimo. Até 28 de fevereiro, empreendedores das regiões de Cabrália (BA), Santarém (PA), Vale do Jequitinhonha (MG), São Paulo e, pela primeira vez, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife, podem inscrever seus projetos online. Serão, ao todo, 15 iniciativas selecionadas.

Tanto jovens que já participaram da formação anteriormente (mas que ainda não tinha refinado seus negócios) como novos empreendedores poderão fazer parte do programa neste ano. Confira os detalhes no site: www.fundacaotelefonica.org.br/incubacaodeprojetos.

Empreendedorismo social é o foco do projeto da Fundação Telefônica Vivo

Marina Egg, coordenadora de projetos da Aliança Empreendedora, conta que será um processo de seleção diferente do ano interior: “Os participantes da edição passada foram incentivados levar uma solução para a comunidade deles, para algo que vivem diariamente, mas não necessariamente viam nisso uma oportunidade. O processo de 2016 será mais aberto, para termos uma ideia do que realmente leva os participantes a querer empreender”, explica.

Marina define o perfil que procuram: “Queremos uma pessoa que realmente queira empreender, com uma ideia ligeiramente formada, e que queira fazer acontecer e se desenvolver para alcançar seus objetivos”.

Luis Guggenberger, gerente de projetos sociais da Fundação Telefônica Vivo, ressalta a importância do programa que atua em uma área ainda pouco explorada. “Há três anos, apoiando e formando o jovem da periferia, incidimos numa área ausente de incubadoras que acelerem negócios de impacto social. Com a chamada de 2016, apoiamos uma inovação aberta, que nos permita aperfeiçoar o nosso programa de formação e olhar para áreas ainda não cobertas.”


Outras Notícias

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem