Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

12.07.2010
Tempo de leitura: 4 minutos

Projeto Solidariedade nas Férias traz 12 estrangeiros para trabalho voluntário no Brasil

A Fundação Telefônica do Brasil recebe 12 empregados do Grupo Telefônica para trabalho voluntário em três organizações apoiadas pela instituição. Confira!

Projeto Solidariedade nas Férias traz 12 estrangeiros para trabalho voluntário no Brasil

A Fundação Telefônica do Brasil recebe hoje (12/07) 12 empregados do Grupo Telefônica oriundos de países europeus e sul-americanos, para trabalho voluntário em três organizações apoiadas pela instituição. Eles participam do projeto Solidariedade nas Férias e doarão três semanas de seu período de descanso anual para realizar atividades junto a crianças em situação de risco de trabalho infantil. Na mão inversa, o Brasil enviará três funcionários para países da América Latina nos próximos dois meses.

 

Os voluntários internacionais ficarão em Santos, para trabalhar nas três entidades apoiadas pela Fundação Telefônica: a Pró-viver, a Pró-Eco e a Poiesis. No total, são atendidas 515 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, através do programa Pró-Menino, de Combate ao Trabalho Infantil.

 

Os funcionários desenvolverão atividades recreativas, administrativas, e de cultura e lazer, numa jornada intensa de 8 horas diárias, de segunda a sexta-feira. O projeto prevê também o desenvolvimento de algumas ações específicas para as organizações, como a gravação de um CD de música e a produção de vídeo institucional. Além disso, os voluntários auxiliarão as entidades nos estandes que serão montados em evento do terceiro setor, que será realizado na Baixada Santista.

 

Os participantes do Solidariedade nas Férias são selecionados por já possuírem experiências com trabalho social. A empresa arca com as despesas de transporte, hospedagem e alimentação. No ano passado, sete estrangeiros aproveitaram suas férias para atuar voluntariamente no Brasil, período durante o qual estiveram em Diadema.

 

Para o exterior

 

Pela primeira vez, o Brasil participará do Solidariedade nas Férias, enviando voluntários para outros países. Dois brasileiros irão, em agosto, para a Colômbia e um para a Venezuela. Além de desenvolver atividades com as crianças, os voluntários vão colaborar com a construção de uma rádio comunitária na Colômbia. Os selecionados estavam entre 15 empregados que se inscreveram no projeto dentro das empresas do Grupo Telefônica.

 

Neste ano, sete países latino-americanos irão receber voluntários: Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela, Equador, Guatemala e México. Em contrapartida, 19 países da Europa e América Latina estarão enviando empregados para atuação durante suas férias, num total de 100 participantes.

 

Já o Brasil receberá 12 voluntários que virão da Espanha (cinco pessoas), da República Eslovaca, República Checa, Inglaterra, Irlanda, Escócia, Uruguai e Equador. A maioria deles já participou de programas de voluntariado dentro ou fora de seu país. São pessoas graduadas, altamente especializadas, com formação em distintas áreas e que falam mais de uma língua. Todas elas participaram de um processo concorrido de seleção e receberam treinamento antes de embarcar para o país

 

Sobre a Fundação Telefônica

A Fundação Telefônica gerencia a maior parte da Ação Social e Cultural do Grupo Telefônica no mundo, demonstrando o compromisso da empresa com as sociedades junto às quais atua. A instituição está presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru, Equador e Venezuela e também desenvolve programas junto a operadoras locais da Telefônica na Guatemala, Nicarágua, Panamá, El Salvador e Uruguai. No Brasil, foi criada em 1999 e atua para o desenvolvimento social, através da consolidação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde o início de sua atuação, mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas direta ou indiretamente pelos projetos que desenvolve, por meio dos programas EducaRede,  Pró-Menino, Arte e Tecnologia e Voluntários Telefônica.


Outras Notícias

Especialista Jo Boaler defende ensino de matemática criativo e sem “decoreba”

05/01/2026

Especialista Jo Boaler defende ensino de matemática criativo e sem “decoreba”

Pesquisadora de Stanford propõe abordagem visual e colaborativa para reduzir desigualdades e preparar alunos para a era da Inteligência Artificial

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

29/12/2025

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

Formações, eventos e publicações marcaram um ano de apoio às redes de ensino das escolas públicas para desenvolver competências digitais de educadores e estudantes

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

11/12/2025

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

BNCC Computação, Política Nacional de Educação Digital e diretrizes do CNE indicam que a proteção e a inclusão devem caminhar juntas

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

04/12/2025

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

Com o engajamento de 10 mil colaboradores da Vivo, as iniciativas da Fundação arrecadaram 4 toneladas de alimentos e apoiaram 52 projetos sociais, impactando 45 mil pessoas em todo o país; confira a retrospectiva com as principais ações

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

19/11/2025

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

Histórias de pioneiros e líderes que romperam barreiras estruturais revelam como talento, apoio e representatividade impulsionam a inovação e ampliam oportunidades

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

17/11/2025

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

Cases como “Guardiões do Rio Morno” e “Robôs Eólicos” mostram caminhos para uma educação pública mais conectada à inovação e aos desafios ambientais