Notícias

03.03.2021
Tempo de leitura: 6 minutos

Quiz: A 42 São Paulo é para mim?

Você já pensou em trabalhar com tecnologia? Tem dúvidas se este é o caminho? Venha descobrir se você está pronto e comece a sua jornada na 42 São Paulo. #42SPéparatodos

Imagem que representa o quiz A 42 São Paulo é para mim? é uma ilustração que mostra três pessoas utilizando notebook e sentadas em fileira em uma mesa. A primeira é uma mulher negra de cabelos crespos, usando óculos e blusa amarela; a segunda é uma mulher branca com os cabelos presos num coque, usando moletom; a terceira é uma pessoa de cabelos brancos e curtos, usando óculos. Ao fundo e sobre a mesa há plantas.

A tecnologia, faz parte do nosso cotidiano, mas nem sempre nossa relação com ela é tranquila. Os aplicativos, dispositivos eletrônicos e softwares nos acompanham em casa, no trabalho e, na maior parte das vezes, na palma de nossas mãos. O processo por trás de sua criação, no entanto, é desconhecido por grande parte das pessoas.

A 42 São Paulo tem uma metodologia única, desenvolvida na França (École 42) e utilizada em mais de 20 países, oferecendo formação gratuitamente. É mantida com a ajuda de empresas parceiras como a Fundação Telefônica Vivo, primeira no Brasil a investir nesse modelo disruptivo. Embora o foco seja a programação, o mais importante é ter vontade de aprender, disposição para colocar a mão na massa e coragem para encarar desafios.

Processos de ensino-aprendizagem inseridos no século XXI incluem: programação, trabalho por projetos, currículo gamificado, troca de conhecimento entre pares e resolução de problemas. Agora, imagine um curso equivalente ao de Engenharia de Software, mas sem custo, sem mediação e sem necessidade de experiência ou formação prévia. Essa é a proposta da 42 São Paulo, a primeira unidade na América Latina.

Trabalhar com tecnologia não significa apenas saber sobre códigos. Para programar bem, é preciso ter criatividade, determinação, trabalhar em equipe, saber lidar com frustrações e conviver em comunidade. Estas são habilidades e competências socioemocionais importantes para qualquer carreira e que também são desenvolvidas na 42 São Paulo!

Se a tecnologia chama a sua atenção, você ficou interessado, porém ainda tem dúvidas sobre como funciona a 42 e se ela é para você? Responda o teste abaixo e descubra!

1 – Como você definiria sua relação com a tecnologia?

2 –  Em quais tipos de atividades você costuma se destacar mais?

3 – De que forma você prefere estudar?

4 – Escolha a sentença que mais representa o que você acredita:

5 – Como você reage quando as coisas não saem como o planejado?

6 – Quais dessas habilidades do século XXI você considera que precisa desenvolver?

Resultado:

Outras Notícias

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

14/05/2025

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

Relatório da Safernet mostra que é preciso ampliar oferta de aulas que promovam o uso seguro e consciente da tecnologia nas redes estaduais para atender a BNCC

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

07/05/2025

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

Mais do que a utilização de ferramentas, o desenvolvimento de competências digitais apoia a inserção dos docentes na cultura digital e melhora o processo de ensino e aprendizagem

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital