A tecnologia tem desempenhado um papel transformador em diversas áreas da sociedade, e na educação não é diferente. No ambiente escolar, recursos como Inteligência Artificial (IA), feedbacks digitais e o uso de ambientes híbridos de estudos têm revolucionado o processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais flexível, acessível e atrativo. Essas inovações promovem experiências ricas e interativas, ajudando professores e alunos a se adaptarem e se desenvolverem num mundo em constante evolução, cada vez mais digital.
Para Guilherme Lichand, pesquisador da Universidade de Stanford, a tecnologia pode ser uma grande aliada na democratização do conhecimento, uma vez que algumas ferramentas digitais permitem aos educadores compreenderem as dificuldades dos alunos, identificarem lacunas no aprendizado e atenderem às necessidades individuais “Novas tecnologias podem apoiar para que nenhum estudante fique para trás”, acredita. Como codiretor do Stanford Lemann Center (centro de estudos voltado à educação e empreendedorismo), Lichand dedica-se à pesquisa de soluções na Educação Básica com foco nos chamados feedbacks digitais, ferramentas poderosas que ajudam educadores a fazer personalizações pedagógicas.
A pesquisadora indiana Deepika Goyal, que atua no Instituto Prathima de Ciências Médicas (PIMS), analisou as mudanças pelas quais a educação vem passando, impulsionada por avanços tecnológicos, e o papel dos educadores nesse processo de inovação em seu artigo “The Future of Education: Trends and Innovations in Teaching and Learning”, publicado em junho de 2024 na revista Global International Research Thoughts. “Ao adotar essas inovações tecnológicas, os educadores podem preparar os estudantes para prosperarem em um mundo em constante mudança, equipando-os com o conhecimento, as habilidades e competências, e a mentalidade de que precisam para ter sucesso agora e no futuro”.
Novas tendências tecnológicas na educação
Confira abaixo 9 tendências tecnológicas que estão moldando a educação do século XXI, de acordo com os pesquisadores Guilherme Lichand e Deepika Goyal.
Avaliação e feedback digital: Ferramentas e plataformas de avaliação digital simplificam o processo de avaliação por parte dos educadores e oferecem feedback imediato aos estudantes. Esses recursos possibilitam o acompanhamento do progresso dos alunos e intervenções direcionadas para apoiar o aprendizado. Um exemplo é a ferramenta pedagógica desenvolvida por Guilherme Lichand e outros pesquisadores da Universidade de Stanford para medir a fluência em leitura de crianças de 6 e 7 anos a ROAR — Rapid Online Assessment of Reading (Avaliação Online Rápida de Leitura, em português).
Plataformas de aprendizado on-line: As ferramentas transformaram a acessibilidade da educação, proporcionando acesso a uma ampla gama de cursos e recursos de qualquer lugar com conexão à internet. A plataforma Khan Academy por exemplo, oferece diversas oportunidades em várias disciplinas.
Modelos de aprendizado híbrido: Combinação entre ensino presencial e atividades on-line, oferecendo uma abordagem flexível e personalizada para a educação. Essa abordagem cria experiências de aprendizado mais interativas, diferenciadas e envolventes para os alunos.
Sistemas de aprendizado adaptativo: Com o uso de Inteligência Artificial e análise de dados, essas tecnologias ajustam os métodos de ensino às necessidades individuais dos estudantes. Esse método ajuda o professor a elaborar planos de estudo personalizados de forma que os alunos possam desenvolver suas potencialidades e aperfeiçoar o aprendizado no seu tempo.
Realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR): Oferecem oportunidades de aprendizado imersivas e baseadas em experiências, permitindo que os estudantes explorem ambientes virtuais, simulem cenários do mundo real e englobem conceitos complexos de maneiras interativas e envolventes como excursões virtuais e simulações de anatomia.
Salas de aula digitais: Utilizam a tecnologia para aprimorar as experiências de ensino e aprendizado. Lousas interativas, apresentações multimídia e aplicativos educacionais permitem que os educadores engajem os alunos em atividades de aprendizado dinâmicas e imersivas, atendendo a diversos estilos e preferências de aprendizado.
Gamificação e aprendizado baseado em jogos: Incorporam elementos e mecânicas de jogos educacionais e simulações para ensinar conceitos acadêmicos e habilidades de maneira divertida e interativa, promovendo colaboração, resolução de problemas e pensamento crítico dos estudantes.
Aprendizado móvel: Dispositivos móveis, como smartphones e tablets, possibilitam o aprendizado por meio de acesso a conteúdos e recursos educacionais como podcasts e e-books que oferecem oportunidades flexíveis de aprendizado que se adaptam aos estilos de vida e preferências dos estudantes. No Brasil a Lei 15.100/2025 proíbe que estudantes usem smartphones e gadgets em sala de aula, mas incentiva a aplicação pedagógica por parte da escola.
Aprendizado baseado em projetos: O foco da aprendizagem está mudando da memorização para o aprendizado prático por meio de projetos e experiências. Este método incentiva os alunos a trabalharem em projetos reais que testam suas habilidades analíticas, criativas e de trabalho em equipe. Oportunidades como excursões de campo, estágios e visitas a exposições complementam o aprendizado experimental dos estudantes.