Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Estímulos para pensar fora da caixa, caminhos para sistematizar projetos e aprender a falar em público são dicas que podem ser tiradas de TED Talks

Separar um tempo para buscar novas ideias é fundamental para quem empreende ou quer empreender. Por mais intensa que seja a rotina, a capacitação é fundamental para quem tem seu próprio negócio. Por isso, palestras TED Talks podem ser uma boa saída para quem quer estar sempre atualizado.

Os TED Talks são modelos de apresentação criados pela Sapling Foundation e consistem em vídeos curtos apresentados por pessoas de todo o mundo que são referência em torno de um tema. O principal desafio é o palestrante causar impacto em aproximadamente 18 minutos, buscando fazer a melhor apresentação de sua vida.

O objetivo do projeto é colocar em xeque ideias antigas e propor novos formatos de pensamento. Confira dez palestras com lições para quem está empreendendo ou aos que pretendem dar os primeiros passos!

Seth Godin

O empreendedor e especialista em marketing digital Seth Godin aponta caminhos para o sucesso e conta por que algumas ações dão certo e outras, não. Uma dica importante é que dificilmente um negócio vira realidade se a ideia não for espalhada da maneira correta. Autor de obras como Permission Marketing e All Marketers Are Liars, também é fundador do Squidoo.com, site em que os usuários compartilham links e informações sobre assuntos de sua preferência.

O que você vai aprender: como encontrar a identidade do seu produto é fundamental para garantir que as pessoas se identifiquem e consumam.

Amy Cuddy

Em momentos como negociações e contratações, enviar a mensagem correta por meio da linguagem corporal é essencial para empreendedores. A linguagem corporal afeta a maneira como os outros nos veem, mas também pode mudar a maneira como nos vemos. Neste vídeo, a psicóloga social Amy Cuddy mostra como uma postura confiante pode ter um impacto nas nossas chances de sucesso.

O que você vai aprender: a observar comportamentos não-verbais e perceber como estão totalmente ligados à nossa comunicação. Por exemplo, na hora de um pitch.

Elon Musk

Elon Musk, fundador do PayPal, da Tesla Motors e SpaceX, é uma das principais referências de inovação do planeta. Neste TED Talk, o empreendedor conta como são os processos disruptivos de suas empresas, a importância de ter energia sustentável no futuro e as inspirações para buscar sempre o novo em um cenário desafiador.

O que você vai aprender: a não se inibir em inovar mesmo que o cenário seja de grande concorrência e o objetivo pareça inatingível.

Julian Treasure

Já sentiu como se ninguém ouvisse o que você diz? Julian Treasure é especialista em sons e dá dicas para se criar uma fala poderosa para finalmente se sentir ouvido. Ele mostra desde exercícios vocais até dicas de como gerar empatia, explicando como alguns hábitos podem prejudicar a forma como falamos.

O que você vai aprender: dicas para mandar bem na hora de falar em público ou em um momento de negociação.

Katie Bouman

Para fotografar um buraco negro, precisaríamos de um telescópio do tamanho de um planeta, certo? Errado! A jovem Katie Bouman participou de um feito inédito ao liderar uma equipe que fotografou pela primeira vez na história a imagem de um buraco negro no espaço.

Quando participou deste TED, Katie ainda estava realizando os estudos que envolvem os algoritmos complexos capazes de chegar à imagem. No vídeo, conta os desafios de lidar com as novas descobertas e como registrar cada atividade pode fazer a diferença para medir os resultados rumo a um objetivo.

O que você vai aprender: o conhecimento por meio de livros e teorias ajuda a criar formas de inovar e fazer a diferença em um contexto.

Ernesto Sirolli

Nesta palestra, o especialista em desenvolvimento sustentável Ernesto Sirolli afirma que o primeiro passo para ajudar as pessoas é ouvindo-as e instigando-as. Ele propõe explorar e criar seu próprio espírito empreendedor.

O que você vai aprender: a pensar no público que você pretende impactar com o seu negócio e que nem sempre a sua ideia é a melhor.

Derek Sivers

Diferentemente da maioria dos vídeos do TEDDerek Sivers resumiu em cerca de três minutos a ideia de que compartilhar metas deve ser um exercício cuidadoso. Segundo o especialista, logo que traçamos um novo plano, nosso primeiro instinto é contar a alguém, mas pesquisas realizadas desde a década de 1920 mostram que falar sobre suas ambições reduz as chances de realizá-las.

O que você vai aprender: que os objetivos e metas do seu negócio devem ser pessoais e intransferíveis.

Bill Gross

Bill Gross fundou muitas startups e incubou muitas outras. Ao longo de sua trajetória, ficou curioso sobre o motivo pelo qual algumas tiveram sucesso e outras falharam. Sendo assim, ele reuniu dados de centenas de empresas, suas e de outras pessoas, e classificou cada empresa em cinco fatores-chave – e entre eles, o fator que se destaca dos outros.

O que você vai aprender: que a execução de tarefas é muito importante para o sucesso do seu negócio, mas é preciso estar atento ao momento.

Drew Curtis

O criador da empresa fark.com, Drew Curtis, fala neste TED sobre como um problema grande em sua trajetória empresarial se tornou um novo projeto. Ele lutou contra uma ação judicial de uma empresa que tinha sua patente e criou um negócio de distribuição de notícias via e-mail. No vídeo, ele compartilha algumas estatísticas sobre o crescente problema das patentes sem fundamento legal.

O que você vai aprender: a saber negociar com as pessoas ideais e entender as regras do mercado para criar o seu negócio.

Cameron Herold

Durante a palestra, Cameron Herold conta que foi criado para ser um empreendedor e que muitos pais deveriam ter esse mesmo pensamento com os filhos. O palestrante fala como simples atitudes podem ser colocadas em práticas para aqueles que querem incentivar o empreendedorismo desde cedo nas crianças.

O que você vai aprender: saber como estimular a atitude empreendedora e trabalhar para que esse pensamento seja disseminado.

Dez vídeos imperdíveis do TED que rendem lições a empreendedores
Dez vídeos imperdíveis do TED que rendem lições a empreendedores