Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

06.02.2018
Tempo de leitura: 4 minutos

“Toda criança pode aprender a programar”

Aos 11 anos, Teteus Bionic ensina linguagem de programação de jogos para crianças e adultos de maneira lúdica e criativa

Aos 11 anos, Teteus Bionic ensina linguagem de programação de jogos para criança e adultos de maneira lúdica e criativa.

Matheus tem apenas 11 anos. Estudante do sétimo ano do Ensino Fundamental, ele gosta das aulas de Ciências, Matemática e História. Nas horas vagas pratica taekwondo, anda de bicicleta, assiste desenhos e joga videogame. A rotina, aparentemente comum, logo ganha contornos surpreendentes quando entra em cena o extenso currículo e as habilidades do garoto, que também atende pelo codinome de Teteus Bionic.

Aos sete anos, ele começou a aprender programação incentivado pelo pai, profissional da área. Meses depois, Teteus era seu assistente. Aos nove, o garoto já ministrava suas próprias aulas sobre a Linguagem de Programação Scratch –  software voltado para crianças e adolescentes que permite a criação de jogos e animações em uma plataforma online.

Hoje, além de professor e co-fundador do CyberEduca, projeto da família que ensina programação para crianças de baixa renda, Teteus Bionic é youtuber e palestrante.

Com pouco mais de mil inscritos, o Canal de Teteus Bionic no Youtube é dedicado a viodeaulas, pensamentos e palestras de Matheus.  É lá que ele conta sua missão ‘’transformar o mundo em um lugar melhor’’

Assistir Vídeo

“Meu objetivo é mostrar que toda criança pode aprender sobre programação e desenvolver conceitos como raciocínio lógico e criatividade, e que eles podem ser aplicados em qualquer coisa da vida real”, diz o jovem programador.

Teteus também foi nomeado embaixador da empresa IBM e já liderou oficinas em eventos de tecnologia como Campus Party, Arduino Day, Science Day, sendo um dos primeiros a falar sobre ensino de Inteligência Artificial para crianças com o uso do Scratch em todo o mundo.

Planos para o futuro

Aos 11 anos, Teteus Bionic ensina linguagem de programação de jogos para criança e adultos de maneira lúdica e criativa.

A missão de ajudar outras crianças a desvendar a linguagem de programação não é empecilho para os planos de Matheus. Questionado sobre a profissão que deseja seguir no futuro, ele não hesita em responder: “Quando crescer eu vou ser astronauta. Gosto muito da ideia de gravidade zero e tenho vontade de morar em Marte”.

A afirmação categórica não é apenas um sonho distante. Apaixonado por astronomia e curioso desde “pequeno”, Teteus conta que sempre gostou de descobrir mistérios do espaço, como a origem das estrelas, planetas e buracos negros.

“Quando encontro alguma teoria que me interessa, pesquiso várias fontes na internet até ter certeza de que a informação é verdadeira”, explica o garoto, que sabe de cor os pré-requisitos necessários para tornar-se astronauta e já tem até um plano traçado para viajar pelo universo.

Enquanto isso, na Terra, Teteus Bionic utiliza seu conhecimento sobre astronomia e programação para criar jogos, como o chamado “Frita Planetas”.

No game, a missão é ser uma estrela que atira bolas de plasma em planetas do sistema solar. O jogo virou inspiração para uma de suas oficinas, quando ele ensina educadores a criarem sua própria versão do jogo e a aplicarem o conteúdo aprendido dentro da sala de aula.

“O mais legal é que qualquer tema ou disciplina pode entrar no jogo, basta usar a imaginação. As pessoas aprendem sobre pensamento computacional, lógica de programação e se divertem ao mesmo tempo”, diz.

Sobre o Scratch

Projetado pelo grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusets), o Scratch é um software que se utiliza de blocos lógicos e recursos como som e imagem para que crianças e jovens possam desenvolver suas próprias histórias interativas e jogos, compartilhando suas criações de maneira online.

Fornecido gratuitamente para os principais sistemas operacionais, o programa está disponível em mais de 40 idiomas e transformou-se em uma ferramenta educacional para professores e pais em todo o mundo.

No Brasil, a iniciativa é apoiada pelo Programaê!, parceria da Fundação Lemann com a Fundação Telefônica Vivo.


Outras Notícias

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

19/11/2025

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

Histórias de pioneiros e líderes que romperam barreiras estruturais revelam como talento, apoio e representatividade impulsionam a inovação e ampliam oportunidades

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

17/11/2025

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

Cases como “Guardiões do Rio Morno” e “Robôs Eólicos” mostram caminhos para uma educação pública mais conectada à inovação e aos desafios ambientais

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE