Notícias

13.07.2018
Tempo de leitura: 5 minutos

Veja sete sugestões para realizar trabalho voluntário nas férias

Já pensou em ser voluntário, mas não consegue encontrar tempo para essa atividade? Se a resposta for sim, esta lista traz opções para realizar serviços de curta duração nas férias

Homem pinta casa apoiado em escada com ajuda de mulher usando capacete, que segura a lata com tinta

Trabalhar voluntariamente, seja em uma instituição social, seja prestando serviços para própria comunidade, é uma experiência enriquecedora, mas exige muita responsabilidade. Na maioria das vezes, os programas de desenvolvimento demandam tempo, esforço a longo prazo e comprometimento incompatíveis com a rotina atarefada.

Para ajudar na missão de unir disposição e tempo livre, reunimos uma lista com sete iniciativas de curta duração para causar impacto na vida de outras pessoas:

 

1. Hobby do bem

Uma ótima alternativa é dar aula. Se você tem alguma habilidade ou conhecimento relacionado a instrumentos musicais, que tal compartilhar isso com alguém? É a partir desse pressuposto que se baseia a musicoterapia no Hospital Universitário – USP, em São Paulo.

Os voluntários têm a chance de circular pelos corredores e quartos com a missão de tocar e cantar para pacientes em recuperação. Atividades que muitas vezes vemos como corriqueiras, como falar um idioma, tocar violão, dançar, fotografar, pintar e até mesmo praticar esportes podem significar muito para alguém sem oportunidade de acessá-las!

 

2. Melhorias em infraestrutura

O curto período das férias não impede a prestação de um serviço impactante. Exemplo disso é se comprometer a melhorar a infraestrutura de comunidades, construindo casas, espaços coletivos e hortas.

A TETO e a Habitat são organizações com diversas opções de voluntariado, desde participações mais permanentes até colaboração em ações pontuais. Você receberá treinamentos, criará laços com as famílias atendidas e verá com os próprios olhos o impacto gerado pelas iniciativas.

 

3. Comunidade local

Outra ótima maneira de ajudar o próximo é começar pela sua própria comunidade, bairro ou região. Você pode entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social da sua cidade e saber sobre o que já está sendo feito próximo a você.

Iniciativas como mutirões de limpeza, entrega de suprimentos e medicamentos, criação de espaços culturais são exemplos do que pode estar em andamento. Consulte também o Centro de Voluntariado. Pode ser que você encontre uma forma de ajudar bem perto da sua casa!

 

4. Voluntário online

Engana-se quem pensa que ajuda humanitária pode ser apenas presencial. Existem possibilidades como baixar o aplicativo Be My Eyes, que conecta voluntários a deficientes visuais através de uma câmera, permitindo o auxílio com pequenas tarefas diárias: ler os rótulos de remédio, decifrar uma placa na rua, ou um e-mail. Dessa forma cria-se uma rede de comunicação efetiva, estabelecendo-se um vínculo entre os usuários.

Outra dica é procurar uma ONG com a qual você se identifica e oferecer ajuda para desenvolver alguma tarefa temporariamente. Cuidar da divulgação nas redes sociais, montar um site, administrar as finanças. Tudo isso é fundamental e a maioria das organizações sem fins lucrativos conta com poucos recursos para investir em funções administrativas e criativas.

 

5. Assistência a animais

Ações como a “Cãominhada”, promovida pelo Centro de Controle Zoonoses, localizado na Zona Norte de São Paulo, são perfeitas para as férias. Afinal os animais também merecem tempo dedicado a eles, pois precisam de atenção e cuidado na mesma medida que os humanos.

Geralmente o evento acontece aos domingos e reúne voluntários dispostos a passear e socializar com os cães atendidos pelo órgão. As inscrições abrem uma semana antes do dia da caminhada.

 

6. Volunturismo

Vai partir em uma viagem durante as férias e também quer praticar uma atividade relacionada ao voluntariado? Existe um caminho para você! Aliás, a ideia de unir o trabalho voluntário e o turismo está tão em alta que até ganhou um termo específico: volunturismo.

Já existem agências especializadas em promover viagens humanitárias.  A Volunteers Vacations é uma das que oferecem uma série de projetos espalhados pelo mundo. O custo da viagem pode ser alto, mas é preciso avaliar o risco de buscar iniciativas por conta própria.

É preciso muita atenção antes de fechar qualquer pacote.  Busque pesquisar sobre a comunidade que se pretende ajudar e, caso decida recorrer às agências, pesquise bem sobre as políticas da empresa, certificando-se de que o seu trabalho estará realmente ajudando a população local.

 

7. Voluntário sustentável

Se você é engajado com projetos que envolvam sustentabilidade, o Pimp My Carroça é uma iniciativa que mira o social e vai além da melhora do meio ambiente. O projeto se dedica a conscientizar a população sobre o trabalho dos catadores de lixo, que são invisibilizados nas ruas.

A iniciativa promove ações que levantam desde debates e oficinas, até a instalação e a personalização de kits para viabilizar o trabalho dos catadores. Nesse processo, além do reconhecimento do trabalho desses profissionais, há também um ciclo positivo que visa gerar uma cidade limpa e socialmente justa. O mais legal é que o projeto aceita vários tipos de voluntários, desde os que colocam a mão na massa, até os que preferem trabalhos remotos de escritório, ou têm curiosidade de participar de ações pontuais.


Outras Notícias

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

25/03/2025

Mês da Mulher: conheça três profissionais com trajetórias inspiradoras na tecnologia

Numa área majoritariamente masculina, três vozes femininas detalham o caminho que escolheram para vencer os desafios profissionais, conquistar espaço e motivar mais mulheres

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

14/03/2025

No Dia da Escola, saiba como a tecnologia pode promover uma educação mais inclusiva

Para o especialista Albino Szesz, infraestrutura, recursos, formação e mobilização são a base para uma educação que alia inovação e inclusão, tendo o professor como principal agente dessa transformação

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

06/03/2025

Conheça 10 ferramentas de IA para apoiar educadores e estudantes

Diante de ampla oferta de plataformas, recursos e aplicações, especialistas indicam as ferramentas de IA mais adequadas e confiáveis para uso em sala de aula

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

27/02/2025

O que é pensamento computacional e como aplicá-lo em sala de aula?

Presente na BNCC Computação, é um dos eixos que norteiam as diretrizes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a resolução de problemas e a compreensão do mundo digital

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

14/02/2025

O uso do celular como ferramenta pedagógica nas escolas

Alinhado aos objetivos educacionais, o aparelho pode ser um importante aliado nos processos de ensino e aprendizagem

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

31/01/2025

Maratonas acadêmicas impulsionam o desenvolvimento dos estudantes em tecnologia

Desafio dos Dados, iniciativa do Programa Pense Grande Tech, da Fundação Telefônica Vivo, chega à sua 3ª edição e impacta mais de 500 estudantes de redes públicas

.
Menu para dispositivos móveis