A pesquisa “A chegada da IA na educação na América Latina: em construção” apresenta um panorama das primeiras iniciativas que estão sendo desenvolvidas na região para entender as direções, os ritmos e os significados das transformações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem.
Resultado de uma colaboração entre a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o ProFuturo, iniciativa global da Fundação Telefônica em parceria com a Fundação “la Caixa”, o estudo dá continuidade a uma pesquisa anterior sobre o futuro da IA na educação na América Latina.
O relatório destaca que desafios como a urgência da recuperação da aprendizagem pós-pandemia, a pobreza estrutural e a descontinuidade de políticas públicas ainda limitam a adoção da inteligência artificial nas práticas pedagógicas. Diante desse cenário, o documento provoca reflexões fundamentais: a IA pode ser uma fonte real de transformação educacional? Como os países latino-americanos estão utilizando soluções baseadas em IA na educação?
O estudo também reúne exemplos concretos, apresenta tendências emergentes, discute oportunidades e riscos, e aponta caminhos para que docentes, gestores e formuladores de políticas compreendam o potencial da IA para qualificar a experiência educacional.
Leia a pesquisa completa e conheça as iniciativas que podem apoiar professores e transformar o aprendizado dos estudantes.

Clique aqui para baixar gratuitamente a pesquisa
- A chegada da IA na educação na América Latina: em construçãoDownload

