Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Pesquisas e Conteúdos

27.11.2025
Tempo de leitura: 2 minutos

A chegada da IA na América Latina: um processo de transformação educacional

Pesquisa apresenta iniciativas já em andamento na região e analisa seus impactos no processo de ensino-aprendizagem

Imagem ilustra a pesquisa que exemplifica o termo IA na educação

A pesquisa “A chegada da IA na educação na América Latina: em construção” apresenta um panorama das primeiras iniciativas que estão sendo desenvolvidas na região para entender as direções, os ritmos e os significados das transformações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem.

Resultado de uma colaboração entre a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e o ProFuturo, iniciativa global da Fundação Telefônica em parceria com a Fundação “la Caixa”, o estudo dá continuidade a uma pesquisa anterior sobre o futuro da IA na educação na América Latina.

O relatório destaca que desafios como a urgência da recuperação da aprendizagem pós-pandemia, a pobreza estrutural e a descontinuidade de políticas públicas ainda limitam a adoção da inteligência artificial nas práticas pedagógicas. Diante desse cenário, o documento provoca reflexões fundamentais: a IA pode ser uma fonte real de transformação educacional? Como os países latino-americanos estão utilizando soluções baseadas em IA na educação?

O estudo também reúne exemplos concretos, apresenta tendências emergentes, discute oportunidades e riscos, e aponta caminhos para que docentes, gestores e formuladores de políticas compreendam o potencial da IA para qualificar a experiência educacional.

Leia a pesquisa completa e conheça as iniciativas que podem apoiar professores e transformar o aprendizado dos estudantes.

Imagem ilustra a pesquisa que exemplifica o termo IA na educação

Clique aqui para baixar gratuitamente a pesquisa

  • A chegada da IA na educação na América Latina: em construçãoDownload

Outras Pesquisas e Conteúdos

Currículos de Computação: o que o Brasil pode aprender com experiências internacionais

10/09/2025

Currículos de Computação: o que o Brasil pode aprender com experiências internacionais

Estudo aponta caminhos para acelerar a implementação do ensino de Computação nas escolas brasileiras

Estudo mostra quais são as competências exigidas para vagas de entrada na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

27/08/2025

Estudo mostra quais são as competências exigidas para vagas de entrada na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Pesquisa realizada pela Brasscom e Fundação Telefônica Vivo identifica e analisa oportunidades, obstáculos e os desafios na contratação e desenvolvimento de profissionais de nível júnior no mercado de tecnologia

Informe Social 2024

12/06/2025

Informe Social 2024

Baixe agora o material e confira os resultados e contribuições da Fundação Telefônica Vivo para fortalecer a educação pública por meio da inclusão digital

Plataforma Escolas Conectadas é reconhecida como referência em microaprendizagem 

16/05/2025

Plataforma Escolas Conectadas é reconhecida como referência em microaprendizagem 

Iniciativa da Fundação Telefônica Vivo conquistou destaque nacional e internacional como modelo voltado à formação continuada de professores

Guia de Conectividade e BNCC Computação nos currículos municipais

17/04/2025

Guia de Conectividade e BNCC Computação nos currículos municipais

Material gratuito orienta a adoção de tecnologias educacionais por gestores e educadores das redes de ensino municipais.

Acesse os e-books com as recomendações para a implementação da BNCC Computação nas Redes de Ensino

13/11/2024

Acesse os e-books com as recomendações para a implementação da BNCC Computação nas Redes de Ensino

Os documentos, disponíveis gratuitamente, foram elaborados por doutores em educação, especialistas da computação na Educação Básica, desenvolvedores de currículo e pedagogos