Informe Social 2024: conheça nossas ações em prol da educação pública!

Pesquisas e Conteúdos

14.12.2022
Tempo de leitura: 1 minuto

Acesse o caderno Equidade Étnico-Racial na Educação

A publicação faz parte da iniciativa Educação Já 2022 e reúne recomendações de políticas públicas dentro dessa temática para os governos federal e estadual. Conheça!

Imagem mostra a mão de uma pessoa negra segurando a publicação impressa. Na capa da publicação, há a foto de uma menina negra, que usa óculos e está segurando um livro. Na capa também há o título da publicação Equidade étnico-racial na educação e os logos das empresas participantes

Infelizmente, a cidadania no Brasil ainda é racialmente segregada. É necessário um processo amplo de reeducação das relações entre os grupos étnico-raciais presentes no nosso território, garantindo que pessoas amarelas, brancas, indígenas, pardas, pretas e quilombolas estejam engajadas a refletir sobre as suas identidades, bem como o acesso a direitos fundamentais. Nessa tarefa, as políticas públicas para a Educação Básica precisam ser o ponto de partida.


Reconhecendo a urgência e a complexidade desse desafio de construir um país melhor para todas as pessoas, foi lançado o documento “Equidade étnico-racial: recomendações de políticas de equidade étnico-racial para os governos federal e estaduais”. O conteúdo tem como objetivo colaborar com o avanço educacional em pautas raciais, através de propostas de políticas públicas para as próximas gestões estaduais e federal.


A publicação conta com a coordenação técnica da Mahin Consultoria Antirracista e do Todos Pela Educação, apoio da Imaginable Futures e Fundação Lemann e contribuição técnica do Instituto Unibanco, Itaú Social e Fundação Telefônica Vivo.

Imagem mostra a mão de uma pessoa negra segurando a publicação impressa. Na capa da publicação, há a foto de uma menina negra, que usa óculos e está segurando um livro. Na capa também há o título da publicação Equidade étnico-racial na educação e os logos das empresas participantes

Downloads Disponíveis

  • Clique aqui para baixar o conteúdo gratuitamenteDownload

Outras Pesquisas e Conteúdos

Estudo mostra quais são as competências exigidas para vagas de entrada na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

27/08/2025

Estudo mostra quais são as competências exigidas para vagas de entrada na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)

Pesquisa realizada pela Brasscom e Fundação Telefônica Vivo identifica e analisa oportunidades, obstáculos e os desafios na contratação e desenvolvimento de profissionais de nível júnior no mercado de tecnologia

Informe Social 2024

12/06/2025

Informe Social 2024

Baixe agora o material e confira os resultados e contribuições da Fundação Telefônica Vivo para fortalecer a educação pública por meio da inclusão digital

Plataforma Escolas Conectadas é reconhecida como referência em microaprendizagem 

16/05/2025

Plataforma Escolas Conectadas é reconhecida como referência em microaprendizagem 

Iniciativa da Fundação Telefônica Vivo conquistou destaque nacional e internacional como modelo voltado à formação continuada de professores

Guia de Conectividade e BNCC Computação nos currículos municipais

17/04/2025

Guia de Conectividade e BNCC Computação nos currículos municipais

Material gratuito orienta a adoção de tecnologias educacionais por gestores e educadores das redes de ensino municipais.

Acesse os e-books com as recomendações para a implementação da BNCC Computação nas Redes de Ensino

13/11/2024

Acesse os e-books com as recomendações para a implementação da BNCC Computação nas Redes de Ensino

Os documentos, disponíveis gratuitamente, foram elaborados por doutores em educação, especialistas da computação na Educação Básica, desenvolvedores de currículo e pedagogos

IA na Educação: Baixe o livro ‘Educação para a Era da Inteligência Artificial’

01/10/2024

IA na Educação: Baixe o livro ‘Educação para a Era da Inteligência Artificial’

Entenda como a tecnologia pode ajudar a transformar a educação e criar novas possibilidades de ensino e aprendizagem