Notícias

29.12.2016
Tempo de leitura: 2 minutos

Viagem à escola do século XXI: livro mostra que inovar na educação é possível

Baseando-se em iniciativas de sucesso realizadas em diversos países, publicação indica os passos para que ações transformadoras se tornem realidade nas escolas

Baseando-se em iniciativas de sucesso realizadas em diversos países, publicação sobre Educação no século XXI indica os passos para que ações transformadoras se tornem realidade nas escolas.

“A escola do século XXl é aquela que se desenvolve, cresce, atua e está sempre atenta ao desenvolvimento do presente e à realidade global”. Essa é a conclusão do livro Viagem à escola do século XXI – Assim trabalham os colégios mais inovadores do mundo. O livro é resultado do trabalho realizado pelo psicólogo e pesquisador espanhol Alfredo Hernando Calvo.

Com 80 exemplos de iniciativas inovadoras ao redor do mundo, a publicação leva o leitor a uma viagem de experiências educacionais que promovem um ensino além do modelo tradicional. O processo de aprendizagem não é mais visto como uma informação para ser transmitida de professor para aluno, e sim como uma via de mão dupla e de união, como algo que se constrói de forma dinâmica.
O capítulo “Ideia – O que define as escolas 21?” ilustra os passos para que essa transformação aconteça de fato dentro das instituições. Confira abaixo algumas das sugestões que o autor indica de acordo com suas observações nas escolas mais inovadoras do mundo e mãos à obra!

Infográfico traz 4 passos que podem ser seguidos por quem deseja promover mudanças positivas em sua escola.
Botão “Clique para Fazer o Download”.

Outras Notícias

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

14/05/2025

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

Relatório da Safernet mostra que é preciso ampliar oferta de aulas que promovam o uso seguro e consciente da tecnologia nas redes estaduais para atender a BNCC

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

07/05/2025

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

Mais do que a utilização de ferramentas, o desenvolvimento de competências digitais apoia a inserção dos docentes na cultura digital e melhora o processo de ensino e aprendizagem

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital