Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

10.11.2016
Tempo de leitura: 3 minutos

Alunos da Escola Rural Zeferino Lopes demonstram conhecimento e criatividade em projetos científicos

As apresentações fizeram parte da 3ª Mostra de Projetos de Aprendizagem e foram desenvolvidas com o uso de diversas ferramentas tecnológicas.

“Olá, seja bem-vindo! Meu nome é Renan e hoje vamos apresentar o projeto de uma lixeira incineradora de resíduos hospitalares.” A fala formal de apresentação, seguida pela explicação didática e demonstração detalhada da engenhosa lixeira que identifica e queima produtos tóxicos ao meio ambiente, poderia fazer parte de qualquer Mostra Científica. Mas a situação aconteceu em uma sala de aula e foi protagonizada por dois jovens alunos, que construíram o protótipo a partir de materiais simples como caixa de papelão, fios e plásticos.

Utilizar a tecnologia como ferramenta de pesquisa para desenvolver projetos que unem inovação, protagonismo e valorização dos interesses pessoais dos estudantes é o diferencial da Mostra de Projetos de Aprendizagem, realizada na EMEF Escola Zeferino Lopes, localizada no município de Viamão (RS). A escola integra o programa de Escolas Rurais Conectadas e também é uma das seis Escolas Inovadoras apoiadas pela Fundação Telefônica Vivo desde 2013, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viamão.

O encontro da escola Zeferino Lopes vai além de uma Feira de Ciências tradicional. A Mostra é considerada uma iniciação à pesquisa científica e proporciona aos estudantes a oportunidade de compartilhar os projetos desenvolvidos ao longo do ano com seus colegas, pais e a comunidade.

As rodadas de projetos são realizadas a cada três meses, sempre iniciadas por perguntas norteadoras ou visitas locais. Os assuntos abordados em cada rodada podem ser livres ou temáticos, como foi o caso dessa terceira edição da Mostra.

“Pensamos em explorar os principais pontos da cidade, como o Hospital Colônia e o Museu de Animais Marinhos, para que os alunos pudessem conhecer a história da região onde vivem”, conta a diretora da escola, Rosa Maria Stalivieri.

A experiência resultou em diversas ideias. Alunos do quarto ao nono ano do Ensino Fundamental trabalharam sob a temática da doença hanseníase e as crianças do ensino infantil pesquisaram sobre a biologia de animais como baleias e tartarugas marinhas.

A criatividade encontrada em cada protótipo e a segurança dos alunos aos explicarem sobre suas escolhas impressionou os visitantes, dentre eles, professores de outras Escolas Inovadoras que estavam presentes na cidade para o encerramento do Ciclo de Encontros de Integração 2016.

“Esse conceito de alunos pesquisadores que utilizam a internet desde pequenos para descobertas é algo incrível e com certeza levarei para minha escola”, comenta a professora Ailza Gomes, encantada com o talento dos alunos, divididos por grupos de afinidade. A professora integra o corpo docente de outra escola rural, a EM Manoel Domingos de Melo, situada no município de Santo Antão (PE). Junto com a EMEF Maria Luiza Franzin, as instituições completam o grupo das escolas inovadoras que promovem feiras escolares para apresentar o trabalho dos alunos à comunidade e promover a educação por meio da tecnologia.

Confira como foi a edição da Mostra de Projetos de Aprendizagem de 2015!


Outras Notícias

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

11/12/2025

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

BNCC Computação, Política Nacional de Educação Digital e diretrizes do CNE indicam que a proteção e a inclusão devem caminhar juntas

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

04/12/2025

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

Com o engajamento de 10 mil colaboradores da Vivo, as iniciativas da Fundação arrecadaram 4 toneladas de alimentos e apoiaram 52 projetos sociais, impactando 45 mil pessoas em todo o país; confira a retrospectiva com as principais ações

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

19/11/2025

Trajetórias negras na tecnologia abrem caminhos para os jovens

Histórias de pioneiros e líderes que romperam barreiras estruturais revelam como talento, apoio e representatividade impulsionam a inovação e ampliam oportunidades

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

17/11/2025

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

Cases como “Guardiões do Rio Morno” e “Robôs Eólicos” mostram caminhos para uma educação pública mais conectada à inovação e aos desafios ambientais

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação