Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artificial: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

24.06.2020
Tempo de leitura: 5 minutos

Plataforma Escolas Conectadas ganha recursos gamificados

Engajamento, interatividade e transformação. Baseado nesses três propósitos, o projeto traz novos elementos e premiações para incentivar o aprendizado

Imagem mostra uma pessoa de costas olhando para um notebook onde na tela se vê a plataforma Escolas Conectadas

Um dos caminhos para gerar mudanças significativas na educação brasileira é trazer metodologias inovadoras para a formação de professores. À medida que a sociedade se transforma, as formas de engajamento de estudantes e educadores também precisam ser atualizadas. Pensando na importância de acompanhar esse movimento, o  Escolas Conectadas redesenhou a estrutura da plataforma, baseada em uma dessas tecnologias inovadoras: a gamificação.

A iniciativa faz parte do Profuturo, programa global da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação Bancária “la Caixa”, que tem como principal compromisso propagar a inovação educativa e as competências do século XXI através da formação continuada dos professores.

A partir de agora, o Escolas Conectadas passa a contar com recursos que transformarão a experiência do usuário na plataforma e nos cursos. Utilizando elementos como interatividade, níveis de desenvolvimento, compartilhamento, personalização e até mesmo recompensas, a gamificação pretende trazer o modelo de diversão e engajamento dos jogos para incentivar o aprendizado dos educadores.
Entenda mais sobre as novidades da plataforma!

Status de desenvolvimento

Assim como nos jogos de videogame, o cursista do Escolas Conectadas estará vinculado a um nível, que pode variar de 1 a 5, dependendo da sua carga horária na plataforma. Os níveis vão sendo desbloqueados à medida que o usuário conclui satisfatoriamente os cursos e consequentemente soma horas, ganhando cada vez mais conhecimento nessa busca constante por inovação.

Conforme o educador avança, ele vai conquistando selos e pode compartilhar essas aquisições com os outros colegas. Existem badges (selos) de comportamento, traçados de acordo com os objetivos de transformação do Escolas Conectadas, badges por caminho da inovação e badges por curso escolhido.

Infográfico Escolas Conectadas

Reações nas publicações

A plataforma adotou as famosas “reações”, parecidas com as do Facebook e do LinkedIN, que servem como mediação de diálogos e forma de manifestar apoio entre os participantes no fórum. Você pode congratular um colega, fazer recomendações e estimular a troca de conhecimentos com a ajuda deste mecanismo.

Botões da plataforma com os nomes Curti, Adorei, Inspirador

Compartilhando conquistas e avaliações

O Escolas Conectadas permitirá que cada conquista dos participantes seja compartilhada nas redes sociais. Seja para comemorar a conclusão de mais um curso ou anunciar um novo selo recebido pelo desempenho, os links diretos de compartilhamento estarão presentes em cada ação.  E se o educador indicar a plataforma para 3 ou mais amigos e eles se inscreverem em um curso, receberá o selo de cursista multiplicador, que contará pontos para as premiações.

Tutor Júnior

Quando um educador concluir mais de 20 cursos na plataforma Escolas Conectadas, ele poderá se voluntariar para ser mediador ou tutor de ambas das formações disponíveis na plataforma. Isso fará dele um tutor júnior voluntário com a oportunidade de tirar dúvidas e oferecer apoio aos educadores que estão trilhando a jornada.

Personalização

Os cursistas também contarão com uma área personalizada de perfil, onde terão a oportunidade de escolher um avatar e compartilhar as conquistas e badges acumulados ao longo das trilhas de desenvolvimento. A cada conclusão de curso, a plataforma liberará um objeto que faz parte de uma figura maior. Conforme outros cursos são concluídos, a imagem fica mais próxima de ser completada. Quando o educador realizar as 26 formações disponíveis, ganhará seu nome completo em uma aba na plataforma.

Outro recurso que ajuda no controle e na personalização do acesso dos usuários é o timer, que determina precisamente qual é a data de término do curso. Isso permite uma melhor gestão do tempo dedicado a cada módulo.

Inspirações

Com o intuito de estreitar o vínculo entre os participantes, essa nova funcionalidade traz inspiração e uma série de elementos que favorecem a interatividade.

O primeiro deles é o compilado dos melhores momentos das edições anteriores de cada curso. Na página de cada curso haverá relatos de educadores que já desenvolveram práticas inspiradas na formação e dicas para potencializar a experiência podem servir como grande fonte de motivação para quem está começando.

Reconhecimento

Dentre as novidades do Escolas Conectadas, também estão previstas algumas ações de reconhecimento e premiação aos cursistas de acordo com critérios como engajamento, aproveitamento e conclusão de cursos. Outros aspectos serão levados em consideração se houver um empate, como, por exemplo, o número de caminhos para a inovação completados e a quantidade de vezes que o participante compartilha suas conquistas com as redes.

Em breve, você conhecerá todos os requisitos para ser um dos educadores premiados!

A pandemia causada pela Covid-19 impactou toda a sociedade e trouxe muitos desafios para áreas essenciais do país. Diante deste cenário, estamos realizando diversas ações humanitárias em prol da área da saúde e no combate à fome, além de iniciativas de educação e voluntariado digital. Conheça todas as ações!


Outras Notícias

6 tendências que devem impulsionar a Educação em 2026

16/01/2026

6 tendências que devem impulsionar a Educação em 2026

Tecnologia, personalização e inclusão digital ganham força para reduzir desigualdades e ampliar o engajamento dos estudantes

Novo indicador do MEC define aprendizagens essenciais em Matemática do 2º ao 9º ano

12/01/2026

Novo indicador do MEC define aprendizagens essenciais em Matemática do 2º ao 9º ano

Nova estratégia nacional estabelece marcos importantes de aprendizagem, amplia o uso pedagógico de dados e cria condições para integrar Matemática, tecnologia e pensamento computacional na educação básica

Especialista Jo Boaler defende ensino de matemática criativo e sem “decoreba”

05/01/2026

Especialista Jo Boaler defende ensino de matemática criativo e sem “decoreba”

Pesquisadora de Stanford propõe abordagem visual e colaborativa para reduzir desigualdades e preparar alunos para a era da Inteligência Artificial

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

29/12/2025

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

Formações, eventos e publicações marcaram um ano de apoio às redes de ensino das escolas públicas para desenvolver competências digitais de educadores e estudantes

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

11/12/2025

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

BNCC Computação, Política Nacional de Educação Digital e diretrizes do CNE indicam que a proteção e a inclusão devem caminhar juntas

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

04/12/2025

Dia Internacional do Voluntário: a força do nosso voluntariado pela educação pública em 2025

Com o engajamento de 10 mil colaboradores da Vivo, as iniciativas da Fundação arrecadaram 4 toneladas de alimentos e apoiaram 52 projetos sociais, impactando 45 mil pessoas em todo o país; confira a retrospectiva com as principais ações