Desenvolvimento de soft skills e mais oportunidades no mercado de trabalho são alguns benefícios que a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) proporciona aos jovens

#CiênciadeDados#Educação#Listas

Imagem mostra três estudantes sentadas lado a lado. Uma delas segura um notebook e outra está com um papel na mão, que está sendo observado por todas

Prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) é uma modalidade de ensino que tem como objetivo a formação integral de estudantes, de modo a prepará-los para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade.

A EPT é uma opção para quem cursa o Ensino Médio ou mesmo para quem está na graduação. Ao passo que ela pode ser o pontapé inicial na trilha formativa de quem deseja se desenvolver em uma profissão ao longo da vida.

De acordo com a pesquisa O Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras, cerca de 77% dos estudantes ou egressos da Educação Profissional e Tecnológica conseguem um bom ingresso no mercado de trabalho. Além disso, jovens que cursaram o Ensino Técnico têm rendimento superior no mercado de trabalho aos jovens que frequentaram o Ensino Médio regular.

Abaixo, listamos outras vantagens que a Educação Profissional e Tecnológica oferece para os jovens. Confira!

Vantagens da EPT para as juventudes do país

Existem vários motivos que fazem com que a Educação Profissional e Tecnológica seja relevante para os jovens brasileiros. Abaixo, conheça cinco vantagens:

1- Aprender na prática uma profissão

Durante o curso, o estudante terá a oportunidade de utilizar recursos, tecnologias e equipamentos para colocar em prática a teoria aprendida em sala de aula. Em muitos casos, as formações são ministradas por profissionais que também atuam no mercado de trabalho e que podem compartilhar com a turma o que sabem sobre o dia a dia da profissão.

Com aulas “mão na massa” e dicas de profissionais experientes, o estudante estará apto a exercer sua profissão quando terminar o ciclo da Educação Profissional e Tecnológica. Afinal, já terá lidado com alguns cenários que poderá encontrar no mercado de trabalho.

2- Mais chances de conquistar uma vaga no mercado de trabalho

Jovens com formação técnica no Ensino Médio têm mais chances de emprego formal e evolução na carreira. É o que aponta um estudo realizado pela Fundação Roberto Marinho. Além disso, os dados indicam que 60% das empresas afirmam que ter feito curso técnico é um diferencial para selecionar um jovem funcionário.

Em 42% delas, jovens com formação técnica permanecem e evoluem de cargo e 61% delas têm, pelo menos, um gestor que já ocupou cargo técnico. Ou seja, as chances de conquistar o primeiro emprego são maiores para quem investe na Educação Profissional e Tecnológica.

3- Acesso a novas tecnologias e ao desenvolvimento de soft skills

Nas formações da Educação Profissional e Tecnológica o estudante tem contato com ferramentas, tecnologias e equipamentos alinhados à realidade do mercado de trabalho.

Além disso, no processo de aprendizagem da nova profissão, o jovem será capaz de desenvolver algumas soft skills, ou seja, competências que envolvem habilidades socioemocionais e interpessoais. Por exemplo, pensamento crítico, resolução de problemas complexos, liderança e influência social, inteligência emocional, empreendedorismo, criatividade e inovação estão na lista.

4- Mais preparo para começar uma graduação

A Educação Profissional e Tecnológica não deve ser considerada a última etapa do ciclo de ensino do estudante. Pelo contrário: ela pode ser o pontapé inicial para que o jovem ingresse em uma universidade e aprimore os conhecimentos adquiridos na formação técnica.

De acordo com um estudo do Insper, os egressos do ensino técnico têm mais chances de estarem matriculados no ensino superior do que os estudantes do Ensino Médio tradicional. Ou seja, os cursos da EPT podem preparar melhor os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os vestibulares.

5- Melhor remuneração

Quem cursa a Educação Profissional e Tecnológica adquire uma bagagem sólida de conhecimentos teóricos e práticos na área que escolheu seguir uma profissão. Com conhecimento especializado, o jovem profissional tem mais chances de ingressar no mercado de trabalho e de se destacar perante outros candidatos que concluíram o Ensino Médio. Nesse sentido, aumentam suas chances de ascensão profissional.

Pesquisadores que realizaram o estudo Potenciais efeitos macroeconômicos com expansão da oferta pública de ensino médio técnico no Brasil constataram que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro pode aumentar até 2,32% se for triplicado o número de jovens matriculados no ensino técnico no país. De acordo com a pesquisa, profissionais com Ensino Médio técnico ganham, em média, 32% a mais do que aqueles que concluíram o Ensino Médio tradicional.

5 vantagens da Educação Profissional e Tecnológica para as juventudes brasileiras