Notícias

24.07.2019
Tempo de leitura: 3 minutos

Websérie mostra a Inovação Educativa nas escolas públicas do Brasil

Conheça práticas inspiradoras de professores das cinco regiões do país, que transformaram suas escolas a partir das formações gratuitas do Escolas Conectadas

Os termos Inovação Educativa e formação continuada formam uma dupla poderosa e podem ser colocadas em ação com o apoio de recursos tecnológicos. A Websérie Escolas Conectadas chega para mostrar que a transformação na educação pode começar a partir de soluções simples, que surgem exatamente quando há espaço para aprimorar as práticas pedagógicas.

A partir de 24 de julho, você conhecerá histórias de cinco educadores, um de cada região do Brasil, com seus diferentes contextos escolares e que revelam a pluralidade de vivências no dia a dia da educação pública.  Os episódios detalham como eles criaram trabalhos relevantes em suas escolas a partir das formações dos cursos online da plataforma Escolas Conectadas, da Fundação Telefônica Vivo.

Assistir Vídeo

Com o objetivo de promover a inserção dos educadores na cultura digital, os cursos do Escolas Conectadas são gratuitos e oferecem ideias de novas práticas e metodologias de ensino. Com temas que vão desde mudança climática até educação antirracista, as formações abordam competências do século XXI.

O primeiro episódio apresentará a história de Gilson Franco, professor de uma escola de Fortaleza (CE) que trabalha com temas como autonomia, solidariedade e cidadania.

“Todo esse conhecimento dos cursos vai ser aplicado em alguma parte, não é uma coisa perdida ou uma coisa desconectada da realidade. Você vai juntando e trazendo para a sala de aula”, salienta o professor Gilson sobre a importância da formação continuada.

A vivência na escola pública

De forma direta e inspiradora, a Websérie Escolas Conectadas mostra essa construção coletiva de conhecimento junto aos estudantes por meio de formações que levam os educadores a potencializarem suas práticas em sala de aula. Em cada capítulo estará na tela a trajetória de um deles.

Sônia Porto passou a compreender melhor a nova geração e se reinventou após 30 anos de profissão: “Nunca tive um material tão rico na minha mão ao longo de todos esses anos de carreira e formações. O curso ajudou a entender esse aluno. Essa nova proposta da educação. Essa nova Era, em que os métodos disciplinadores arcaicos não têm mais espaço”, afirma no documentário.

Elenice Costa aprimorou seus conhecimentos e conquistou mais autonomia por meio da plataforma online.

Em Caçador (SC), Fátima Hammes se atualizou e implementou novas práticas pedagógicas. Um pedido da prefeitura gerou um vídeo produzido pelos próprios alunos apresentando a escola e seu entorno. “Foi um mix de Produção Colaborativa com Recursos Tecnológicos”, brinca a gestora ao citar cursos da plataforma Escolas Conectadas.

Por fim, Murilo Rodrigues, inovou de forma lúdica ao criar um jogo de tabuleiro que alia conhecimentos tão diversos quanto o ensino de artes e a manutenção de uma horta: “Passei a promover o site para colegas de trabalho, porque é importante a formação continuada para os professores. Porque ser professor requer estar sempre atualizado. Foi uma grande experiência”, resume o professor.

Fique ligado e acompanhe o lançamento de novos episódios da Websérie Escolas Conectadas nas próximas semanas!


Outras Notícias

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

28/05/2025

Tecnologia em sala de aula: conheça histórias inspiradoras de quatro professores da rede pública

Docentes dos estados do Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará contam como incorporaram ferramentas digitais para tornar os conteúdos educacionais mais atrativos, interativos e dinâmicos

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

22/05/2025

Fundação Telefônica Vivo e MEC: parceria estratégica fortalece formação docente continuada no uso pedagógico das tecnologias digitais 

O AVAMEC, plataforma de aprendizado contínuo do Ministério da Educação (MEC), agregou no seu portfólio 24 cursos da Fundação Telefônica Vivo focados no desenvolvimento de competências digitais para docentes e gestores

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

15/05/2025

Piauí investe em Inteligência Artificial (IA) na educação pública e colhe bons resultados

Com aulas de IA, estudantes criam soluções reais para suas comunidades e se destacam em competições nacionais e internacionais

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

14/05/2025

Pesquisa aponta que apenas 44% das redes estaduais de educação têm disciplinas que abordam cultura e cidadania digital

Relatório da Safernet mostra que é preciso ampliar oferta de aulas que promovam o uso seguro e consciente da tecnologia nas redes estaduais para atender a BNCC

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

07/05/2025

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

Mais do que a utilização de ferramentas, o desenvolvimento de competências digitais apoia a inserção dos docentes na cultura digital e melhora o processo de ensino e aprendizagem

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

29/04/2025

Tecnologia e Educação: 9 tendências que estão transformando o ensino e aprendizagem

As novidades combinam personalização, aprendizado adaptativo, modelos híbridos e realidade virtual para engajar estudantes e prepará-los para o mundo cada vez mais digital