Saltar para o menu de navegação
Saltar para o rodapé
Saltar para os conteúdos
Saltar para o menu de acessibilidade

Confira nossa seleção de livros sobre Ciência de Dados para ajudar no letramento digital de estudantes, educadores e gestores

#Educação#EnsinoMédio#TecnologiasDigitais

Jovem mulher negra veste camisa azul clara e suéter bege. Ela está na biblioteca e escolhe livros sobre ciência de dados

Nós geramos e produzimos dados o tempo todo, seja em nossas conversas, nas buscas do google e nos links que acessamos, seja nos vídeos e fotos que recebemos e enviamos. Portanto, os livros sobre Ciência de Dados são fontes valiosas de estudo e consulta tanto para quem deseja conhecer mais sobre a área quanto para quem já faz algum tipo de trabalho relacionado aos dados.

O estudo de dados e algoritmos é uma atividade cada vez mais necessária para a resolução de problemas e para ler o mundo em que vivemos. Por isso, já em 2019, o Fórum Econômico Mundial (FEM) alertava para a necessidade urgente de letramento digital. A competência se tornou fundamental para as profissões de agora e para as que ainda não surgiram.

Na educação, o conhecimento sobre os dados é valioso em muitos aspectos: apoiar novas estratégias de ensino-aprendizagem, embasar a tomada de decisão de gestores, desenhar políticas públicas direcionadas a grupos específicos, preparar os estudantes para o futuro do trabalho e para as demandas digitais etc.

“Lidamos com um grande volume de dados que está disponível, porém desorganizado. Portanto, a habilidade de analisar, interpretar e gerir informações pode ajudar a tomar decisões mais conscientes. Na educação não é diferente. Tanto professores quanto estudantes fazem parte de uma mesma sociedade digital. Atualmente, ser letrado em dados é uma questão de cidadania”, analisa o educador Francisco Mendes, head de tecnologia no Instituto Ânima.

A organização é parceria da Fundação Telefônica Vivo na formação docente do itinerário formativo Técnico e Profissional em Ciência de Dados, oferecido em escolas públicas do Mato Grosso do Sul, de Santa Catarina e Espírito Santo.

5 livros sobre Ciência de Dados

Apoiar o desenvolvimento de competências necessárias para a fluência em dados é um dos pilares da Fundação Telefônica Vivo no apoio à transformação da educação pública no Brasil. Nesse sentido, oferece desde 2022 o itinerário de formação técnica e profissional em Ciência de Dados. O currículo é voltado para jovens do ensino médio e professores de escolas públicas de Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo.

Todos os livros citados abaixo são de autores brasileiros. A maioria deles é parte da curadoria que a Fundação Telefônica Vivo fez em parceria com o CIEB (Centro de Inovação para Educação) para o currículo de referência do itinerário. Eles integram uma lista extensa de materiais enviados para as bibliotecas das escolas atendidas.

Mas há na lista também alguns livros indicados pela Karolina Muniz, gerente de projetos do Social Good Brasil, organização social que contribui para a fluência e uso ético de dados.

Confira a seguir a seleção de livros sobre Ciência de Dados:

Introdução à ciência de dados: mineração de dados e Big Data (Alta Books, 2016)

Big Data são ativos de informações de alto volume, alta velocidade ou alta variedade que exigem formas inovadoras de processamento de informações, e permitem visão aprimorada, tomada de decisões e automação de processos. Assim sendo, promove profundas transformações no mundo em que vivemos. Esta obra do autor Fernando Amaral parte do pressuposto de que não adianta nada ter grande volume de dados à disposição se não formos capazes de extrair valor deles.

O livro, portanto, aborda esse universo de duas formas. Na primeira parte, faz uma introdução ao mundo da Ciência de Dados e da Big Data, explicando como os dados são produzidos, armazenados e consumidos. Além disso, apresenta alguns modelos analíticos. Já na segunda parte, o leitor coloca a “mão na massa” através de práticas para implementar os conceitos estudados.

Data Science na Educação: Presencial, a Distância e Corporativa (Saraiva Uni, 2020)

A autora Andrea Filatro é doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e consultora de educação digital. No livro, ela apresenta de forma provocadora as tendências que emergem da interface entre tecnologia e educação. Assim, explica de forma didática e ilustrada termos que parecem complexos, como

Data Science, Data Mining, Deep Learning, Chatbot, Smart Education, Sistemas de Tutoria Inteligente e até a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Mais do que um livro sobre Ciência de Dados, a obra propõe uma reflexão sobre a aplicação da Inteligência Artificial nas escolas e o potencial da educação para combinar inteligência computacional e habilidades e competências que só os seres humanos têm.

Data storytelling: planejando e contando a história dos dados (CRV, 2021)

Data Storytelling é um conjunto de técnicas que orientam uma apresentação de informações e insights de dados para um determinado público, ou seja, nada mais é do que uma forma de contar história a partir dos dados. Para isso, é preciso desenvolver competências e é isso que o professor e especialista em inovação Stéfano Carnevalli ensina neste livro.

Com o objetivo de ajudar na compreensão sobre dados e a fazer as perguntas certas para chegar às metas propostas, a obra reúne técnicas de metodologias ágeis de planejamento, comunicação e oratória, além de métodos de visualização de dados e outros recursos próprios do storytelling.

 

Introdução à Programação com Python: algoritmos e lógica de programação para iniciantes (Novatec, 2019)

O livro é recomendado para quem quer começar a entender sobre programação. Assim, ele traz conceitos básicos da área, como expressões, variáveis, repetições, dicionários, funções, linguagem Python e bancos de dados com SQLite 3. Todos eles são apresentados de forma didática e acompanhados por exemplos e propostas de exercícios práticos. Os softwares apresentados podem ser baixados gratuitamente.

O autor, Nilo Ney Coutinho Menezes, é desenvolvedor e mestre em informática e processamento de dados pela Universidade Federal do Amazonas. Ele criou o livro com base em sua experiência como professor de lógica de programação e enfatiza que os leitores precisam apenas de conhecimento básico de informática, como digitar textos e salvar arquivos, para começar a programar após a leitura.

Estatística básica: transformando dados em informação (Bookman, 2015)

Escrito pelo professor de Tecnologia e Ciência de Dados da Faculdade Getúlio Vargas (FGV), João Luiz Becker, o livro aborda estatística básica com enfoque na relação entre dados e informações como suporte ao processo de tomada de decisão.

A palavra “estatística” pode assustar aqueles que não se dão muito bem com a matemática, mas vale dizer que a obra é bastante didática, recheada de exemplos do cotidiano dos leitores e de aspectos históricos e científicos. Por referenciar muitos trabalhos anteriores, é também um bom material de consulta para compor o acervo de livros sobre Ciência de Dados.

5 livros sobre Ciência de Dados para conhecer e se aprofundar na área
5 livros sobre Ciência de Dados para conhecer e se aprofundar na área