Conheça a pesquisa "CURRÍCULOS DE COMPUTAÇÃO: Levantamento e Recomendações"

Notícias

18.07.2018
Tempo de leitura: 3 minutos

Cidade de Viamão (RS) integra projeto de inovação na educação

O projeto Aula Digital, da Fundação Telefônica Vivo, vai atender 100% da rede municipal de Ensino Fundamental de Viamão, com 15.456 estudantes beneficiados e 56 escolas

Imagem mostra professores do projeto Aula Digital em forção em Viamão

Em 16 de julho, a Fundação Telefônica Vivo lançou o Aula Digital em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre (RS). O projeto vai atender 100% da rede municipal de Ensino Fundamental, com 15.456 estudantes beneficiados e 56 escolas. O lançamento marcou a ampliação do projeto no Brasil, com a entrada de mais um território de atuação, além do Estado de Sergipe e da cidade de Manaus.

Com o Aula Digital, os educadores, gestores escolares e coordenadores têm acesso a formações sobre práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais e sociais baseadas no conceito de inovação educativa.  Assim, o evento em Viamão também celebrou o início da formação de 1.500 professores, com oficinas presenciais com os temas Papel do Professor, Espaços Diferenciados, Projeto de Vida e Personalização.

A ideia é incentivar o debate sobre assuntos ligados à inovação para ampliar o repertório dos educadores, oferecendo ferramentas de acompanhamento do processo de aprendizagem personalizada e inspiração de novas experiências educacionais.

Durante o lançamento, o gerente do projeto Rubem Saldanha assinou o termo de colaboração da iniciativa junto à Secretaria da Educação. Em sua fala, ele ressaltou a importância de levar em conta o contexto local no desenvolvimento do projeto.

“A cocriação é a parte mais importante do processo. Nas formações, envolvemos os professores, gestores e técnicos das secretarias. Não adianta o professor pensar em inovação, se não tem apoio da gestão, e não adianta a gestão querer inovar, se não receber apoio da secretaria”.

 

União

Entre os educadores que acompanhavam o evento na plateia, estavam Felícia Silveira, coordenadora pedagógica e professora do 1º ano do Ensino Fundamental, e Ivana Bergmann, professora de inglês, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi.

Ivana disse que considera o projeto muito interessante, pois os alunos já são digitais. “Nós precisamos buscar informações para acompanha-los”, disse. Felícia concordou com a colega: “Mesmo sem o kit tecnológico, nós já estamos inovando, pois com as formações mudamos a nossa maneira de olhar”.

https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Ffundacaotelefonica%2Fposts%2F10155656590519646&width=500

 

Viamão

A atuação da Fundação Telefônica Vivo em Viamão teve início em 2013, com a EMEF Zeferino Lopes de Castro (ZLC), na zona rural, como parte do projeto Inova Escola. Agora, a escolha do município para a participação do Aula Digital significa a expansão e aprofundamento para toda a rede, visando o desenvolvimento de habilidades e competências do século XXI aos pequenos gaúchos.

 

O projeto

O projeto Aula Digital é uma iniciativa global da Fundação Telefônica e da Fundação Bancária La Caixa, que tem como objetivo melhorar as oportunidades das crianças na África, Ásia e América Latina por meio da educação incorporando a inovação nas escolas com tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem.

Com o Aula Digital, além das instituições de ensino receberem kits tecnológicos com computadores, tablets e projetores, é parte fundamental do projeto a formação dos educadores, a experimentação de novas práticas pedagógicas, despertando, assim, o protagonismo do professor, ampliando seu repertório e desenvolvendo novas habilidades e competências junto aos alunos. A iniciativa está presente em Viamão, Manaus e em mais 30 municípios do Estado de Sergipe.


Outras Notícias

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

01/09/2025

Tecnologia e matemática na educação são destaques no 9º Congresso da Jeduca

Evento reuniu especialistas para debater IA, redes sociais e novas formas de ensinar matemática no Brasil

Setor de TIC cresce e aposta no protagonismo dos jovens para ocupar novas vagas

29/08/2025

Setor de TIC cresce e aposta no protagonismo dos jovens para ocupar novas vagas

Estudo inédito revela que 82% das empresas dispostas a contratar afirmam que soft skills, diversidade e ensino técnico são decisivos para a entrada de jovens no mercado de TI no Brasil

Matemática abre caminhos para o futuro profissional dos jovens  

19/08/2025

Matemática abre caminhos para o futuro profissional dos jovens  

O domínio de habilidades matemáticas é base essencial para diversas carreiras, especialmente nas áreas de ciência, tecnologia e inovação

6ª edição do Hack4Edu chega ao Brasil e desafia estudantes a inovar com IA

15/08/2025

6ª edição do Hack4Edu chega ao Brasil e desafia estudantes a inovar com IA

Hackathon internacional reúne estudantes e especialistas para criar soluções tecnológicas com impacto social e educacional, premiando ideias de destaque

Da formação à prática: professores multiplicadores fortalecem redes de ensino com inovação

13/08/2025

Da formação à prática: professores multiplicadores fortalecem redes de ensino com inovação

Educadores apoiam colegas para integrar tecnologia na sala de aula, aumentando o engajamento e melhorando o desempenho dos estudantes

Como a tecnologia pode apoiar professores na construção de uma educação antirracista

30/07/2025

Como a tecnologia pode apoiar professores na construção de uma educação antirracista

Novos cursos gratuitos da plataforma Escolas Conectadas mostram como ferramentas digitais podem integrar o antirracismo ao currículo escolar e promover práticas pedagógicas mais inclusivas