Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

23.10.2020
Tempo de leitura: 3 minutos

COM BIBLIOTECA DIGITAL, FÁBRICA DE CULTURA 4.0 OFERECE CURSOS DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP)

O novo espaço é totalmente dedicado à tecnologia, inovação e arte. Além de oferecer cursos gratuitos e disponibilizar um coworking, ainda permite acesso remoto ao acervo da biblioteca digital

Local da Fábrica de Cultura 4.0, em São Bernardo do Campo (SP)

Jovens do ABC Paulista têm agora um novo espaço totalmente dedicado à tecnologia, inovação e arte. É a Fábrica de Cultura 4.0, que começou a funcionar no fim de setembro em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

As Fábricas de Cultura são espaços desenvolvidos pelo governo do Estado de São Paulo dedicados à promoção cultural e com acesso gratuito. Com programação diversificada, oferecem cursos, formações, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. A unidade de São Bernardo é a 12ª Fábrica de Cultura no Estado, a segunda fora da capital e a primeira a adotar o programa 4.0, com enfoque em tecnologia e inovação para capacitar jovens de 15 a 24 anos.

O conceito 4.0 também se aplica à arquitetura desta Fábrica de Cultura, que foi pensada para impulsionar a convergência digital e a economia criativa. O térreo abriga: recepção; praça digital; bibliotech; espaços maker e de robótica; display vertical; pátio cultural; palco móvel e a fachada tela. O mezanino terá o espaço games e programação, e o coworking. No primeiro pavimento está o foyer galeria; auditório; camarins e espaços para artes.

No começo de outubro foram oferecidas 640 vagas distribuídas em mais de 30 cursos como Construindo e Programando DronesDesenvolvimento e Design de Games; Cultura Maker; Iniciação à Robótica 4.0Programação de Games e Apps, entre outros. Também são oferecidas modalidades voltadas às artes, como Teatro, Balé, Dança Contemporânea, Street Dance, Violino e Viola, Violão, Violoncelo, Circo Solo e Malabares.

Além dos cursos, o espaço conta ainda com um coworking e com a primeira Bibliotech do programa, uma biblioteca digital com um acervo de mais de 20 mil títulos e com 10 tablets para leitura no local e logins para acesso remoto. A Bibliotech também mantém um acervo físico com títulos voltados às tecnologias, inovação, empreendedorismo e literatura.

A expectativa é que até o fim do ano que vem a Fábrica de Cultura 4.0 esteja totalmente operante, com 308 cursos e 4.185 vagas. Segundo o governo estadual, a Fábrica 4.0 segue o conceito de um novo espaço para um novo tempo. Conceito este que será adotado em todas as unidades futuras e nas que já existem.

 

Quer saber o que vem por aí na Fábrica 4.0?

Quem tiver interesse pode conferir mais detalhes sobre as atividades pelo canal TV Fábricas de Cultura. Muitos cursos estão ocorrendo por meio de videoaulas disponibilizadas no canal e podem ser acompanhados de forma totalmente gratuita.

Confira:

Fábrica de Cultura 4.0 de São Bernardo fica na Av. Armando Ítalo Setti, 80, próximo do Paço Municipal, em São Bernardo do Campo.

As informações sobre matrículas você encontra aqui em inscricao.catavento.sbc.softwaregeo.com.br


Outras Notícias

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

25/09/2025

EPT: educação que prepara jovens para o mundo do trabalho, reduz evasão e promove inclusão

Modalidade conecta escola e realidade profissional, mostrando que é possível construir uma trajetória de futuro com mais oportunidades