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07.05.2025
Tempo de leitura: 4 minutos

Competências digitais: a importância do uso qualificado da tecnologia na prática pedagógica

Mais do que a utilização de ferramentas, o desenvolvimento de competências digitais apoia a inserção dos docentes na cultura digital e melhora o processo de ensino e aprendizagem

Imagem ilustra a matéria sobre competências digitais

Diante da acelerada transformação tecnológica da sociedade, é consenso entre especialistas em educação que as competências e habilidades digitais devem ser desenvolvidas ainda na escola. No entanto, para atender a essa demanda, mais do que apresentar ferramentas digitais, os educadores precisam incorporá-las de maneira intencional, com propósito pedagógico claro do processo de ensino-aprendizagem.

“Nós vivemos em um mundo que hoje é altamente tecnológico. E a escola tem de ser vanguardista nisso. Tem que preparar o estudante para ser um cidadão crítico para esse mundo em que estamos vivendo”, comentou o professor Doug Alvoroçado, que atua com implementação de tecnologias em sala de aula, durante sua participação no primeiro episódio “A importância da inclusão digital no ambiente escolar” da série de videocasts sobre educação e tecnologia, promovido pela Fundação Telefônica Vivo em comemoração aos seus 25 anos.

 

Benefícios da tecnologia integrada à educação

A integração da tecnologia na educação oferece inúmeros benefícios, especialmente no que diz respeito à personalização do ensino. Professores com competências e habilidades digitais podem usar, por exemplo, a Inteligência Artificial (IA) para analisar dados e informações e adaptar conteúdos às necessidades individuais dos alunos. Além disso, os recursos tecnológicos permitem experiências de aprendizagem mais dinâmicas e interativas, como gamificação e projetos colaborativos, que não só estimulam a criatividade e o pensamento crítico, mas promovem um ensino mais eficiente e inclusivo.

Ao dominar as competências digitais, os educadores podem, ainda, implementar práticas pedagógicas inovadoras e utilizar ferramentas digitais para melhorar a gestão da sala de aula, ganhando mais tempo para se dedicarem à parte pedagógica. “Eu realmente acredito no poder da tecnologia como uma ressignificação do ensino”, pontuou a professora e Gestora de Políticas Públicas Inovadoras da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Debora Garofalo, que também integrou a mesa do episódio “A importância da inclusão digital no ambiente escolar”, da série de videocasts da Fundação.

BNCC: Cultura Digital e Complemento da Computação.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta os currículos da Educação Básica brasileira, tem a Cultura Digital na quinta competência geral das dez que compõem o documento, propondo que estudantes de todas as escolas do país compreendam, utilizem e criem tecnologias digitais de forma crítica, significativa, reflexiva e ética, tanto para a aprendizagem quanto na vida em sociedade. Com o objetivo de fortalecer ainda mais a temática, em outubro de 2022, foi regulamentada a BNCC Computação, que estabelece diretrizes para a inclusão da Computação na Educação Básica, na qual foram definidas competências, habilidades e conhecimentos específicos.

 

Quais são as competências digitais que os professores devem desenvolver?

Em 2024, o Ministério da Educação (MEC) publicou o documento “Saberes Digitais Docentes”, que estabelece quais competências digitais são fundamentais para o desenvolvimento dos educadores. O texto também pode guiar as ações que integrem o uso qualificado das tecnologias digitais as práticas pedagógicas dos docentes:

Conheça os novos cursos gratuitos para formação de educadores em competências digitais da Plataforma Escolas Conectadas

Para contribuir com a formação continuada de professores, a plataforma Escolas Conectadas oferece novos cursos para o desenvolvimento de competências digitais direcionados aos educadores do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais – e do Ensino Médio, com carga horário de 20 horas e certificados emitidos por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). São eles:
 
Competências Digitais nas Áreas de Conhecimento da BNCC – Matemática
Competências Digitais nas Áreas de Conhecimento da BNCC – Ciências da Natureza
Competências Digitais nas Áreas de Conhecimento da BNCC – Ciências Humanas
Competências Digitais nas Áreas de Conhecimento da BNCC – Língua Portuguesa
 
Acesse: https://www.escolasconectadas.org.br/inscricao/competencias-digitais-areas-do-conhecimento. Os cursos estão disponíveis gratuitamente e a divisão por disciplinas e por séries permite a escolha das formações dentro das áreas de conhecimento de cada educador.


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