Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artificial: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

09.09.2019
Tempo de leitura: 4 minutos

Desafio Inova Escola mobiliza mais de mil educadores no país

Em fase de formação, a iniciativa irá reconhecer e premiar os projetos mais votados pelo júri popular com potencial para transformar escolas de todo o Brasil.

Imagem destaca as mãos de três pessoas fazendo anotações em um caderno e apontando para outro caderno com anotações já escritas. Há também um notebook aberto, no qual é possível visualizar a página web do Desafio Inova Escola.

Até o momento, 1250 equipes já estão inscritas no Desafio Inova Escola. Idealizada em comemoração aos 20 anos da Fundação Telefônica Vivo, a iniciativa tem como objetivo dar ferramentas para consolidar uma cultura de inovação nas escolas públicas e particulares do Brasil. Para alcançar essa meta, o Desafio propõe uma imersão no conceito de inovação educativa, bem como assistência para montar um plano de ação que concorrerá a um prêmio em dinheiro.

O próximo passo para os grupos de educadores é terminar as chamadas trilhas formativas, oferecidas gratuitamente. Além de servir como base para a construção do plano de ação que faz parte do Desafio, a formação traz ferramentas que representam um caminho para a inovação, com a possibilidade de serem adaptadas para o dia a dia em sala de aula. As equipes cadastradas têm até o dia 30 de setembro para concluírem os módulos.

O maior diferencial do Desafio, segundo os especialistas e idealizadores, é justamente dar aos educadores a oportunidade de transformar a realidade das escolas brasileiras, ao mesmo tempo em que investem em desenvolvimento profissional gratuito. “A trilha se propõe a criar esse ambiente de ação-reflexão-ação, no qual o educador recebe um conteúdo e, ao mesmo tempo, parte para a implantação focado no desenvolvimento dos seus alunos”, diz Américo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo.

O prêmio é apenas um dos motivos que chamam atenção na iniciativa, já que ela trabalha com troca de conhecimento e construção coletiva ao longo de todo o processo.

Trilhas Formativas: Prorrogação do prazo de finalização

A trilha formativa tem 32 horas de duração e cinco módulos com atividades em ambiente virtual e nas escolas. Por ser organizada de maneira a facilitar o encaixe no tempo e no espaço dos educadores, há a flexibilidade de terminá-la em ritmos diferentes. As ações irão compor o Plano de Inovação que será enviado e submetido à avaliação para a premiação.

As primeiras 150 escolas a concluírem a trilha até o prazo determinado, receberão exemplares das publicações, Inova Escola: práticas para quem quer inovar na educação e Viagem à escola do século XXI, ambas produzidas pela Fundação Telefônica Vivo.

A ideia de incentivar iniciativas que tenham começado do zero é fazer um convite para que as escolas queiram desenvolver e implementar práticas inovadoras em suas escolas, para além do Desafio. O trabalho colaborativo e a construção coletiva também são critérios decisivos para reunir os destaques regionais que disputarão a fase final.

Próximos passos

Uma vez concluída as trilhas formativas, haverá uma etapa regional onde serão escolhidos cinco projetos de cada região do Brasil. O total de 25 projetos educacionais selecionados, serão submetidos à fase de votação popular, em júri popular, passando a integrar os critérios do Movimento de Inovação na Educação (MIE).

Na etapa seguinte, cinco projetos serão escolhidos, independentemente da região. Neste momento, os participantes poderão trocar conhecimentos e fazer um intercâmbio de experiências com escolas que são referências em práticas pedagógicas inovadoras. Eles serão anunciados durante o IV Fórum de Inovação Educativa, e contarão com um investimento de R$ 10 mil para colocar em ação o Plano de Inovação em prática até o final de 2020.

Está inscrito no Desafio Inova Escola?

Ao todo, 1250 equipes estão cadastradas nas trilhas formativas. Os participantes têm até o dia 30 de setembro de 2019 para finalizar os cinco módulos.

Não perca a oportunidade de partir para a próxima etapa e ver seu plano de ação realizado! Acesse o site do Desafio Inova Escola e descubra novos caminhos para transformar a educação!


Outras Notícias

Retrospectiva: iniciativa da Fundação Telefônica Vivo fortalece a EPT em escolas públicas

23/01/2026

Retrospectiva: iniciativa da Fundação Telefônica Vivo fortalece a EPT em escolas públicas

Programa Pense Grande Tech impactou milhares de estudantes do Ensino Médio e certificou mais de 700 professores em nove estados ao longo do ano

6 tendências que devem impulsionar a Educação em 2026

16/01/2026

6 tendências que devem impulsionar a Educação em 2026

Tecnologia, personalização e inclusão digital ganham força para reduzir desigualdades e ampliar o engajamento dos estudantes

Novo indicador do MEC define aprendizagens essenciais em Matemática do 2º ao 9º ano

12/01/2026

Novo indicador do MEC define aprendizagens essenciais em Matemática do 2º ao 9º ano

Nova estratégia nacional estabelece marcos importantes de aprendizagem, amplia o uso pedagógico de dados e cria condições para integrar Matemática, tecnologia e pensamento computacional na educação básica

Especialista Jo Boaler defende ensino de matemática criativo e sem “decoreba”

05/01/2026

Especialista Jo Boaler defende ensino de matemática criativo e sem “decoreba”

Pesquisadora de Stanford propõe abordagem visual e colaborativa para reduzir desigualdades e preparar alunos para a era da Inteligência Artificial

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

29/12/2025

Retrospectiva 2025: Implementação da BNCC Computação é um dos destaques da Fundação Telefônica Vivo

Formações, eventos e publicações marcaram um ano de apoio às redes de ensino das escolas públicas para desenvolver competências digitais de educadores e estudantes

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

11/12/2025

Inclusão Digital na Educação: a importância de integrar tecnologia com equidade e responsabilidade

BNCC Computação, Política Nacional de Educação Digital e diretrizes do CNE indicam que a proteção e a inclusão devem caminhar juntas