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14.08.2024
Tempo de leitura: 6 minutos

Desenvolver habilidades digitais transforma aulas de professores e engaja estudantes

Formação continuada e domínio de ferramentas tecnológicas são demandas de educadores para aprimorar práticas pedagógicas

Imagem ilustra a matéria sobre Habilidades digitais

O desenvolvimento das habilidades digitais dos professores e estudantes é fator importante para o aprimoramento da educação no Brasil. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) considera o uso da tecnologia necessário para garantir a educação como um direito humano básico. Além disso, o desenvolvimento das competências digitais na aprendizagem abre muitas oportunidades para professores e estudantes.

Portanto, tornar as aulas mais dinâmicas e interativas é fundamental para despertar o interesse dos estudantes. Isso ganha ainda mais relevância especialmente em um mundo em que dispositivos tecnológicos ficaram mais acessíveis e conquistaram a população com experiências imersivas e instantâneas.

“É amplamente estudado por especialistas que o desenvolvimento de habilidades digitais de educadores para o uso da tecnologia em sala de aula é imprescindível”, diz a gerente sênior de projetos educacionais da Fundação Telefônica Vivo, Karina Daidone.

Neste contexto, aprimorar as habilidades digitais de professores é uma necessidade e, também, um desejo dos docentes.

Professores querem

Por isso, a Fundação Telefônica Vivo realizou uma pesquisa no primeiro semestre de 2024, com 2.675 profissionais de educação de todo o Brasil, cadastrados na plataforma Escolas Conectadas. Cerca de dois terços (66%) responderam que buscam formações que, principalmente, os apoiem na prática pedagógica.

Porém, um dos maiores desafios atualmente, apontado por 27% dos professores ouvidos, é o engajamento dos estudantes em sala de aula. Ao responder sobre o que facilitaria o dia a dia, a maioria afirmou que é ter acessos a conteúdos práticos para aplicar em sala de aula (72%) e ferramentas de tecnologia para tornar as aulas mais atrativas (40%).

Ferramentas digitais são aliadas da educação, parte da formação continuada de professores e formas de despertar interesse de estudantes na escola

 

Preparar para o mundo digital de forma ética e responsável

Aliar o conhecimento e experiência dos docentes às ferramentas tecnológicas amplia as possibilidades do ensino e aprendizagem. Além de ser um requisito da escola atual, já é tema de regulamentação nacional. Conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por meio de um complemento de outubro de 2022, a computação é obrigatória no Brasil em todo o Ensino Básico.

A definição vem de uma resolução da Câmara de Educação Básica, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Portanto, as escolas têm o período de um ano para o início da adoção da norma no currículo, que pode ser gradativa.

De acordo com Daidone, aprimorar as competências digitais dos professores é fundamental também para o exercício da docência. “Principalmente para garantir o direito aos estudantes de desenvolverem as habilidades previstas na Competência 5 da BNCC, pois assim os prepara para o mundo digital de forma crítica, ética e responsável”, explica.

Imersão em ferramentas digitais: inscreva-se no curso online e gratuito

A Fundação Telefônica Vivo está com as inscrições abertas até 18 de agosto para a imersão “Ferramentas digitais na prática para professores”. O curso gratuito é oferecido por meio da plataforma Escolas Conectadas*, portanto, acessível de qualquer lugar e tem certificação de 10h.

São seis aulas práticas em uma oportunidade única para educadores explorarem diferentes ferramentas digitais e metodologias para potencializar o ensino e a aprendizagem. Assim, podem tornar as aulas mais atrativas e engajar os estudantes. Veja a jornada de aprendizado:

  • Aula ao vivo: Transforme suas aulas com a tecnologia (15/08). Com Karina Daidone Pimentel, gerente de projetos educacionais da Fundação Telefônica Vivo, e Patrícia Schäfer, pesquisadora e integrante da equipe pedagógica da plataforma Escolas Conectadas.
  • Aula 1: Engaje os estudantes com a programação (19/08). Com Suziane Toffoli, professora, palestrante e parceira internacional da Learn computer science. Change the world. na inserção do Pensamento Computacional em escolas públicas.
  • Aula 2: Use fotografias e vídeos para criar aulas mais atrativas (20/08). Com Gabriela Cunha, fundadora da escola de formação de professores Aula Incrível.
  • Aula 3: Potencialize a escrita dos estudantes com ferramentas digitais (21/08). Com Patrícia Schäfer, pesquisadora e integrante da equipe pedagógica da plataforma Escolas Conectadas.
  • Aula 4: Planeje aulas criativas e atraentes com o Canva (22/08). Com Julianna Ferreira, responsável pelo Engajamento Educacional na América Latina do Canva para Educação, com foco no Brasil.
  • Aula 5: Descubra como a inteligência artificial pode apoiar o seu trabalho (23/08). Com Doug Alvoroçado, professor, palestrante e consultor em edutech, transformação digital e inclusão em escolas.

 

Formação completa

“São diversos os benefícios do uso qualificado da tecnologia a serviço da aprendizagem. Se usadas com a intencionalidade pedagógica, as ferramentas tecnológicas podem proporcionar a inovação e facilitar o trabalho docente, promovendo uma educação personalizada e eficiente, alinhada com as demandas da sociedade do século 21. Portanto, o uso alinhado com os  objetivos pedagógicos pode tornar as aulas atrativas, melhorar o engajamento dos estudantes e estimulá-los ao protagonismo no processo de aprendizagem”, diz a gerente sênior de projetos educacionais da Fundação Telefônica Vivo, Karina Daidone.

Em outras palavras, a formação ajudará os professores com instrumentalização para usar recursos multimídia, inteligência artificial e até programação para criar aulas mais dinâmicas e interativas. Além das lições, serão disponibilizados e-books com conteúdo prático para consolidar o conhecimento, garantindo que os professores possam aplicar as novas habilidades de forma eficaz.

“Nosso convite é para que o educador absorva o conteúdo — se possível faça uma troca entre pares —, e avalie a melhor forma de aplicar as ferramentas em seu contexto e necessidade escolar”, conclui Daidone.

*Escolas Conectadas é uma iniciativa do Profuturo – programa global de educação da Fundação Telefônica e da Fundação LaCaixa, presente em diversos países na África, Ásia e América Latina.


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