Nota técnica "Educar na era da Inteligência Artifical: Caminhos para a BNCC Computação"

Notícias

02.12.2016
Tempo de leitura: 2 minutos

ECA comentado: ARTIGO 187/LIVRO 2 – TEMA: ATO INFRACIONAL

ECA: ARTIGO 187 / LIVRO 2 – TEMA: ATO INFRACIONAL

Comentário de Paulo Afonso Garrido de Paula
Ministério Público/ São Paulo

Condução coercitiva do adolescente notificado da audiência de apresentação

Trata o dispositivo em apreço da condução coercitiva do adolescente notificado a comparecer à audiência de apresentação e que, sem justo mo­tivo, deixa de fazê-lo. Pressupõe a lei, portanto, que o adolescente tem o dever de comparecimento, razão pela qual admite a apresentação compul­sória, inclusive com eventual concurso de força policial.

O adolescente somente se escusa do comparecimento, obrigatório em razão de causa relevante, previamente levada ao conhecimento do magis­trado, de sorte a que este, embora designando nova data para a audiência, deixe de determinar a condução coercitiva.

A condução coercitiva, pois, constitui-se na sanção decorrente do descumprimento do dever de comparecimento.

Muito embora a referência expressa do artigo em questão limite-se à audiência de apresentação, entendo que, sendo a mesma suspensa e desig­nada outra em continuação, para instrução e julgamento do feito, também aqui, no caso de não comparecimento injustificado, encontra-se a autori­dade judiciária autorizada a determinar a condução coercitiva.
Somente quando estiver em local incerto e não sabido é que se aplica o disposto no art. 184, § 3º, do ECA, determinando o juiz a expedição de mandado de busca e apreensão e sobrestamento do feito.

Anote-se, por fim, que a condução coercitiva também é possível na fase administrativa (Ministério Público), ex vi do disposto no art. 179, pa­rágrafo único, do ECA.

Este texto sobre o artigo 187 do ECA faz parte do livro Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado, coordenado por Munir Cury


Outras Notícias

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

17/11/2025

Educação que transforma: escolas do Recife integram tecnologia e sustentabilidade às práticas de sala de aula

Cases como “Guardiões do Rio Morno” e “Robôs Eólicos” mostram caminhos para uma educação pública mais conectada à inovação e aos desafios ambientais

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

13/11/2025

Tecnologia nas Ciências Humanas amplia horizontes do ensino e da aprendizagem

Mapas digitais, museus virtuais e criação de podcasts; saiba como a alfabetização midiática está transformando o estudo de cultura, história e sociedade no currículo escolar

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

12/11/2025

IA na educação: nota técnica inédita traz orientações práticas para integrar a IA aos currículos das redes

Fundação Telefônica Vivo, Cátedra Unesco e Instituto IA.Edu lançam documento com roteiro de implementação e exemplos práticos em diferentes etapas de ensino, em alinhamento com a BNCC Computação

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

05/11/2025

Como a tecnologia pode apoiar escolas na preparação para o Saeb

Em PE, SE e MS, a Fundação Telefônica Vivo capacitou 1.100 docentes para promover o letramento matemático e contribuir para melhores resultados no Saeb, com apoio da plataforma Matemática ProFuturo

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

24/10/2025

Autoavaliação é ponto de partida do professor do século XXI

Ferramentas online ajudam professores a identificar seu nível de maturidade digital e trilhar formações alinhadas à BNCC Computação e às novas diretrizes do CNE

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

03/10/2025

Tecnologia e inclusão abrem caminhos para a diversidade

Com programas afirmativos e novas políticas, empresas como a Vivo e coletivos impulsionam a presença de mulheres, pessoas negras e LGBTQIAPN+ no setor de TI